Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Espetáculo ‘Vida Vesuvia’ tem estreia gratuita em Goiânia

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

(Foto: Layza Vasconcelos)

Da infância regada à bullying, passando pela adolescência de segredos e descobertas até chegar na vida adulta – esta é a proposta de Vida Vesuvia, espetáculo que estreia neste sábado (10), no Teatro Goiânia, e apresenta a trajetória de uma transexual por várias fases da vida, contando histórias pessoais e que celebram a diversidade.

De autoria do teatrólogo e psicanalista Ivan Martins, o texto do espetáculo foi vencedor do primeiro lugar no prêmio Sesi Arte Criatividade. Vesuvia, que dá nome à peça, é fruto de um compilado de narrativas de diferentes LGBTIs e que foram adaptados para a criação da personagem. “São fragmentos de muitos anos trabalhando com diversos pacientes. Na criação do texto, mantive um cuidado para não cair no esteriótipo. É um espetáculo que fala sobre o amor, às diferenças, respeito e dignidade”, aponta Martins.

A relação da escola e gravidade do bullying, a descoberta da sexualidade, os preconceitos e a dificuldade do envelhecimento são alguns dos pontos-chaves de Vida Vesuvia. A intenção é humanizar uma comunidade que, ao longo do tempo, foi desumanizada, segundo Ivan, que também é diretor. “Queremos mostrar que transexuais, travestis, gays, também tem família, trabalham, mantém uma vida de lágrimas e sorrisos. É preciso humanizar o contexto de inserção destas pessoas”, conta.

(Foto: Layza Vasconcelos)

Ao longo do monólogo, a personagem enxerga o mundo com um filtro especial, de diferentes tons, para as “nuvens negras” que aparecem em sua vida, sempre com o pé no lúdico e outro na dura realidade. Vida Vesuvia é interpretada por Alex Amaral, ator que faz parte do Centro Nacional de Drama em Madrid. Durante o espetáculo, a protagonista cresce e, de acordo com as mudanças de fase, também trocam o figurino, peruca e maquiagem.

Vida Vesuvia é produzida pela Cristos Produções e pelo É-Go-Cênicos Criações, tem cenografia de Jonatas Tavares da Silva, trilha sonora de Lino C. Araújo, iluminação de Allan Lourenço, figurino de Claudio Livas e maquiagem de Karla Ariella. O espetáculo estreia gratuitamente no dia 10 de novembro e depois será apresentado nos dias 15 e 16 de novembro, no Espaço Sonhus, no Centro de Goiânia.

Anote!
Estreia Vida Vesuvia
Data: 10 de novembro  (sábado)
Horário: 21h
Local: Teatro Goiânia – Rua 23, esquina com Av. Tocantins, Centro
Classificação indicativa: 18 anos
Entrada gratuita (para retirar ingressos: www.sympla.com.br)
Mais informações: 62 9 81143545