O mês de maio ainda não acabou, mas é sempre bom começar a pensar com antecedência quais vão ser os pratos típicos das famosas festas juninas que acontecem todo ano em todos os cantos do Brasil. Mas antes de chegar até a comida ainda é preciso aprender um pouco da história da festa. A Festa Junina – também chamada de Festa de São João, Festa dos Santos Populares ou Festa da Colheita – é comemorada desde a Idade Média, antes mesmo de Cristo. Há indícios de que os egípcios já festejavam o início da colheita e, com a chegada do domínio romano, a tradição foi passada aos povos europeus.
Entre os países europeus, além da celebração do início da colheita, a população comemorava a chegada do verão. Possuindo grandes elementos em comum, as festas juninas européias ainda trazem danças e crenças católicas, sendo Portugal a mais tradicional e semelhante à festa brasileira.
A Festa da Colheita foi trazida para o Brasil ainda na época da colonização portuguesa e, já em solo nacional, misturou aspectos regionais à tradição européia, dando origem aos costumes que conhecemos.
Sendo uma festa católica, a origem do nome Festa dos Santos é devida ao fato de que junho é o mês de Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). Além das crenças, a festividade celebra também aqui o início da colheita – principalmente a do milho – no ápice do inverno brasileiro.
A fogueira, as bandeirinhas, os balões, as músicas e a tradicional quadrilha compõem o cenário básico de qualquer festa junina brasileira, que, apesar de apresentar características específicas em algumas regiões do País, é comemorada com a mesma alegria e beleza.
Então, já que o mês de junho e todos os quitutes de quermesses estão chegando, aí vão duas receitas: bolo de milho e bolinho de mandioca. O pessoal da Bonduelle, que já está em clima de São João, nos ensinou duas receitas de duas iguarias típicas de festa junina e você confere aqui:
Bolo de Milho
Ingredientes:
· 2 latas de milho Bonduelle escorrido
· 3 ovos inteiros
· 2 colheres de sopa/24 gramas de margarina
· 1 colher de sopa/15 ml de óleo
· 1 copo (medida copo de requeijão)/ 240 ml de leite
· 1 copo (medida copo de requeijão) de queijo ralado
· 1 xícara/160 g de açúcar
· 2 colheres de sopa/15 gramas de farinha de trigo
· 1 colher de sopa/12 gramas de fermento em pó
Modo de preparo:
Coloque o milho e o leite no liquidificador e bata até virar uma pasta. Acrescente o açúcar, a margarina, os ovos, o queijo e por último o fermento em pó. Bata a massa entre um ingrediente e o outro, para deixá-la homogênea.
Pré-aqueça o forno por 15 minutos a 180°C. Unte a forma com margarina e farinha e adicione a massa na forma untada. Leve o bolo ao forno até que a camada superior fique dourada.
A parte inferior ficará cremosa e a superior crocante. A cobertura pode ser feita com coco ralado ou canela em pó e açúcar salpicados por cima do bolo.
Bom apetite!
Bolinho de Mandioca
Ingredientes:
· 1 kg de Mandioca em Tolete Bonduelle
· 2 ovos
· 1 colher de sopa/7,5 g de farinha de trigo
· Cebola
· Cheiro verde
· Pimenta do reino
· Sal
Modo de preparo:
Cozinhe a mandioca, até ficar macia, sem que desmanche. Amasse em um espremedor (de batata ou nhoque) e misture os ovos e a farinha na mandioca amassada.
Coloque os temperos conforme o seu gosto, tornando a massa homogênea.
Frite os bolinhos em óleo quente até dourá-los. Deixe-os secar em papel toalha absorvente e sirva.
Bom apetite!