Drink molecular é a nova sensação da coquetelaria

Para quem nunca ouviu falar em drinks moleculares, eles existem, e são feitos por meio de uma técnica gastronômica que utiliza conhecimentos da química e proporciona uma nova experiência sensorial. A ciência dos drinks e coquetéis é chamada de mixologia, no caso, mixologia molecular.
“Com essa técnica, estudamos a química dos ingredientes, combinamos novas texturas e transformamos líquidos em sólidos com o uso de seringas, conta gotas e borrifadores”, explica o autor da receita, o bartender Giliard Machado. A técnica é ótima pra explorar novas sensações e texturas. Para quem gosta de novidade, o Aguativa Golf Resort – PR (www.aguativa.com.br) explica como preparar o Aguativa Mix. É uma bebida diferente que, literalmente, pode ser comida!
Ingredientes:
– 2 bolas de sorvete de morango
– 50 ml de suco de abacaxi
– 25 ml de licor Amareto
– 50 ml de licor Malibu
– 1 colher de leite condensado
– 100 ml de groselha
– 50 ml de água
– 2 g de lactato de cálcio 2g*
– 2 g de alginato*
– Morangos e maracujá para decorar
* O lactato de cálcio e o alginato podem ser encontrados em lojas especializadas em iguarias e ervas e, ainda, em alguns estabelecimentos que comercializem produtos naturais.
Modo de preparo:
Bata no liquidificador as bolas de sorvete de morango, o suco de abacaxi, o Amareto, o Malibu, o leite condensado e o alginato. Coloque a mistura em formas de gelo e deixe no congelador por duas horas. Em seguida, retire do congelador, coloque em uma vasilha e acrescente o lactato de cálcio, responsável por fazer com que a mistura batida se transforme em uma esfera. Quando perceber que ela está tomando uma forma redonda, parecida com uma gema de ovo, retire da vasilha com cuidado – o ideal é utilizar uma colher.
O próximo passo é dar a segunda forma ao drink, criando microesferas similares a um “caviar de groselha”. Para cada 100 ml de groselha, misture 50 ml de água e, usando um conta gotas, vá pingando sobre um recipiente que contenha mais lactato de cálcio e ela ganhará consistência. As bolinhas também devem ser retiradas cuidadosamente. Por fim, basta decorar o recipiente do drink à sua maneira.
Vale lembrar que o alginato e o lactato de cálcio não alteram o sabor, apenas formam as esferas.

Deixe um comentário


Confira também