Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Coreógrafa uruguaia monta espetáculo com 60 artistas goianos

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

A coreógrafa uruguaia Tamara Cubas iniciou ontem (06/10), a oficina-montagem do projeto cênico Multitud, que envolve um elenco de 60 pessoas em cena, entre artistas circenses, atores e bailarinos. Inserido no programa do Conexão Samambaia 2016, o espetáculo integra a programação do Festival Internacional Goiânia em Cena, com apresentações previstas para 13 e 14 de outubro. Os trabalhos de grupo seguem até 12 de outubro (quarta), no Ginásio Olímpico de Goiânia.

Multitud aborda questões sobre o corpo individual e o corpo coletivo, ambos concebidos como espaços de luta e de construção cultural. Também se propõe a explorar potências e limites físicos, a capacidade do corpo de se afetar e de ser afetado pelo outro e o que pode suceder no “entre” desses corpos.

Segundo Tamara, o espetáculo analisa a forma social do ser humano contemporâneo, a noção de heterogeneidade no coletivo, o espaço público, as relações interpessoais e a possibilidade de dissenso (desistência de um dos contratantes antes do vencimento do contrato).

O projeto teve início em setembro de 2011, na Cidade do México, onde teve sua estreia. Multitud recebeu o Prêmio Iberescena para nova montagem, em Montevideo, como forma de continuar investigando sua temática com diferentes elencos, sempre compostos a partir de onde o espetáculo é montado.

Os trabalhos coreográficos de Tamara Cubas vêm sendo exibidos em diversos países da América Latina, Europa e Estados Unidos. Atua como Codiretora artística do coletivo Perro Rabioso, responsável pela produção de projetos culturais como o FIVU (Festival Internacional de Vídeo-Dança do Uruguai) e da Vídeoteca Montivideo.


Uma das performances do espetáculo Multitud no Mes de Danza 2015  (Foto: Itziar Chacón)

Anote!

Espetáculo Multitud

Onde: Cepal do Setor Sul (Rua 115, s/n – St. Sul), às 20h30
Quando: Ensaios: 6 a 12 de outubro, 13h às 20h, no Ginásio Olímpico de Goiânia (Avenida Paranaíba, Centro)
               Performance: 13 e 14 de outubro – Festival Goiânia em Cena 2016
Quanto: Entrada franca