A coreógrafa uruguaia Tamara Cubas iniciou ontem (06/10), a oficina-montagem do projeto cênico Multitud, que envolve um elenco de 60 pessoas em cena, entre artistas circenses, atores e bailarinos. Inserido no programa do Conexão Samambaia 2016, o espetáculo integra a programação do Festival Internacional Goiânia em Cena, com apresentações previstas para 13 e 14 de outubro. Os trabalhos de grupo seguem até 12 de outubro (quarta), no Ginásio Olímpico de Goiânia.
Multitud aborda questões sobre o corpo individual e o corpo coletivo, ambos concebidos como espaços de luta e de construção cultural. Também se propõe a explorar potências e limites físicos, a capacidade do corpo de se afetar e de ser afetado pelo outro e o que pode suceder no “entre” desses corpos.
Segundo Tamara, o espetáculo analisa a forma social do ser humano contemporâneo, a noção de heterogeneidade no coletivo, o espaço público, as relações interpessoais e a possibilidade de dissenso (desistência de um dos contratantes antes do vencimento do contrato).
O projeto teve início em setembro de 2011, na Cidade do México, onde teve sua estreia. Multitud recebeu o Prêmio Iberescena para nova montagem, em Montevideo, como forma de continuar investigando sua temática com diferentes elencos, sempre compostos a partir de onde o espetáculo é montado.
Os trabalhos coreográficos de Tamara Cubas vêm sendo exibidos em diversos países da América Latina, Europa e Estados Unidos. Atua como Codiretora artística do coletivo Perro Rabioso, responsável pela produção de projetos culturais como o FIVU (Festival Internacional de Vídeo-Dança do Uruguai) e da Vídeoteca Montivideo.
Uma das performances do espetáculo Multitud no Mes de Danza 2015 (Foto: Itziar Chacón)
Anote!
Espetáculo Multitud
Onde: Cepal do Setor Sul (Rua 115, s/n – St. Sul), às 20h30
Quando: Ensaios: 6 a 12 de outubro, 13h às 20h, no Ginásio Olímpico de Goiânia (Avenida Paranaíba, Centro)
Performance: 13 e 14 de outubro – Festival Goiânia em Cena 2016
Quanto: Entrada franca