Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Centro Cultural Octo Marques recebe a exposição “Fiotim”

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

(Foto: Divulgação)

A exposição Fiotim – O Museu em Movimento, fábula-instalação criada pelo artista Jorge Fonseca, também conhecido como Jorge K, entra em cartaz a partir de hoje (16) nas galerias Frei Nazareno Confaloni e Sebastião Reis, que funcionam no Centro Cultural Octo Marques, unidades da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

A abertura da exposição será às 19 horas, seguida de uma performance do artista, às 19h30, ao som do DJ Fabrício Roque. O público poderá conferir a mostra até o dia 1º de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h, e das 14 às 17h, com entrada gratuita. No dia 21/08, Jorge K lança, também no Octo Marques, o catálogo da mostra.

Parque Everland, parte da exposição (Foto: Divulgação)

O Fiotim é um projeto que nasceu inspirado em visita feita por Jorge K ao Instituto Inhotim, em Minas Gerais. A partir de então, o artista decidiu fazer miniaturas de tudo o que viu. Mesmo sem entender muito do ofício e dispor de poucos recursos, ele produziu, à sua maneira, uma série de souvenirs – imitações dos objetos de adoração.

O trailer que abriga a instalação, com ares de circo e parque de diversões, possui em sua parte externa um jardim artificial composto por gramado, plantas, flores, aves, paisagens, fontes, lâmpadas coloridas, cataventos e, internamente, 40 obras de arte, que são releituras feitas em miniatura das obras monumentais de Inhotim.

Performance de Fiotim (Foto: Divulgação)

A exposição também conta com o Parque Everland, composto por vários brinquedos que são esculturas interativas chamadas de “objetos estéticos relacionais”, como a Máquina de Abrir Sorrisos, o Realizejo, o Renascedouro, a Máquina de Fazer Arte e a Curatriz – a Contextualizadora Voraz, entre outros. Com eles, o público interage e se diverte, numa verdadeira experiência artística.

Além do Museu-Galeria e do Parque Everland, compõem a exposição imagens de momentos e apresentações do Fiotim em diversos locais, registrados pelas lentes de diversos fotógrafos. A curadoria é da artista Rachel Falcão, pesquisadora, professora e coordenadora do Núcleo de Arte da Fundação de Arte de Ouro Preto. A produção em Goiânia é da produtora Kátia Barreto, da Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico da Seduce, que traz, pela segunda vez, o artista à capital, depois da exposição Amor, realizada em 2000, na Galeria Frei Confaloni, unidade da Seduce.

Anote!
Exposição Fiotim – O Museu em Movimento
Abertura:
16/08, às 19h
Performances de Jorge K.: 16/08, às 19h30
Visitação: de 16/08 a 01/10. De segunda a sexta, das 9 às 12h e das 14 às 17h
Lançamento do catálogo: 21/08, às 19h
Endereço: Centro Cultural Octo Marques – Rua 4, 515, sobreloja – Ed. Parthenon Center, Centro
Mais informações: http://fiotim.com.br
Para agendamento de escolas e outras informações: (62) 99611-3762