Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Carnaval: Goiânia recebe desfiles de escolas de samba entre os dias 20 e 24 de abril, confira programação

Apresentações acontecem em sete diferentes bairros. Proposta é descentralizar acesso à cultura e valorizar arte produzida em diferentes regiões da cidade
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Oito escolas de samba locais desfilam em diferentes pontos de Goiânia (Foto: Ugur Arpaci/Unsplash)

A Prefeitura de Goiânia promove desfiles e apresentações de escolas de samba em sete bairros, entre os dias 20 e 24 de abril. O evento de carnaval é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que viabilizou apoio financeiro aos blocos.

A abertura acontece às 19 horas do dia 20, no Cine Goiânia Ouro, com concurso de rei Momo, rainha e princesa do carnaval. No mesmo horário, a escola Acadêmicos do Samba desfila na Rua 3, no Centro, no fundo do Teatro Goiânia.

No dia 21 de abril, às 17 horas, a Flora do Valle se apresenta em sua sede, que fica na Rua 20, Vila Yate. Já no dia 22 de abril, acontecem dois desfiles: às 18 horas, da Agremiação Mocidade do Samba; e às 19 horas, da escola de samba Beija-Flor.

No dia 23 de abril, ganham as ruas de Goiânia cinco escolas: às 17 horas, o Blocão e Lua a Lá, às 18 horas, a Agremiação Mocidade do Samba; e às 19 horas, Brasil Mulato e Rainha de Goiás.

Em 24 de abril, último dia de programação, o Bloco da Diversidade se apresenta na Praça Universitária às 15 horas, acompanhado de DJs e outros artistas. Em paralelo, as secretarias de Saúde do Município e do Estado distribuem 10 mil preservativos e fazem testagem rápida de HIV e Sífilis. Às 18 horas, a Agremiação Mocidade do Samba desfila no Balneário Meia Ponte e a Rainha de Goiás fecha o cronograma no Garavelo, às 19 horas.

Apoio

O prefeito Rogério Cruz afirma que os desfiles são resultado de parcerias e do desejo da prefeitura de realizar o Carnaval em Goiânia, suspenso há anos. “A cultura popular carnavalesca precisa ser valorizada, reconhecida. Por isso, teremos quatro dias de alegria e diversão ao alcance de todos, de forma descentralizada, em bairros onde as escolas nasceram e funcionam”.

Para o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, realizar o evento representa “conquista” para atual gestão. “Quando falei com o prefeito sobre isso, ele prontamente se dispôs a ajudar a realizar o evento do nosso calendário. Carnaval é cultura popular, é arte, é alegria. Após anos de pandemia e notícias tristes, é bom podermos celebrar”.

O coordenador e fundador da Escola de Samba Blocão 1018, Valdivino Bezerra, diz ser “emocionante” assistir à volta do carnaval de rua em Goiânia. “Ficamos 100% parados em 2020 e 2021 por conta da pandemia. Agora, em 2022 estamos resgatando a nossa luta, a nossa tradição. Eu, em nome de todas as escolas, agradeço o apoio”, afirma.

Confira o cronograma dos desfiles de carnaval em Goiânia:

Dia 20

19h – Concurso do rei Momo, princesa e rainha do carnaval – Cine Goiânia Ouro – Rua 3, Centro
19h – Desfile da Escola de Samba Acadêmicos do Samba – Rua 3, Centro

Dia 21

17h – Desfile da escola de samba Flora do Valle – Rua 20, Vila Yate

Dia 22

18h – Escola Agremiação Mocidade do Samba – Avenida Dário Vieira Machado, Jardim Balneário Meia Ponte
19h – Escola de Samba Beija-Flor – Rua 1060, Setor Pedro Ludovico

Dia 23

17h – Escola de samba Blocão – Rua 1.018, na Avenida Henrique Silva, Setor Pedro Ludovico
17h – Escola de samba Lua a Lá – venida Vale dos Sonhos, no Bairro São Domingos
18h – Escola Agremiação Mocidade do Samba – Avenida Dário Vieira Machado, Jardim Balneário Meia Ponte
19h – Escola de samba Brasil Mulato (Pedro Ludovico) – Rua 1060, Setor Pedro Ludovico
19h – Escola de samba Rainha de Goiás – Avenida dos Ipês, Bairro Garavelo

Dia 24

15h – Bloco da Diversidade – Praça Universitária
18h – Escola Agremiação Mocidade do Samba – Avenida Dário Vieira Machado, Jardim Balneário Meia Ponte
19h – Escola de samba Rainha de Goiás – Avenida dos Ipês – Bairro Garavelo