Bailarinos do Basileu França são destaque no maior campeonato de balé do mundo, o Youth America Grand Prix

Estudantes trouxeram à Goiás cinco prêmios da competição, totalizando vinte e uma consagrações internacionais desde o último ano
Bailarinos do Basileu França
Na foto, João Pedro Silva e Yasmim Sabag (Foto: Divulgação)

 

No último fim de semana deste mês, estudantes e bailarinos do Basileu França foram destaques no Youth America Grand Prix (YAGP), a  maior competição e programa de bolsas de estudos de balé do mundo, em Nova York, nos Estados Unidos, trazendo à Goiás cinco prêmios da competição. 

Contra mais de 2,5 mil bailarinos de vários países na competição, João Pedro Silva e Yasmim Sabag ficaram em segundo lugar na categoria Sênior Pas de Deux, e João Pedro ainda levou o segundo lugar na categoria solo Junior Clássico e Contemporâneo Masculino. Marcus Rufino e Martina Sanchez alcançaram o terceiro lugar na categoria Junior Classical Pas de Deux, enquanto Martina Sanchez e Yasmim Sabag ficaram no top 12 nas categorias solo Junior Clássico e Contemporâneo Feminino e Sênior Clássico e Contemporâneo, respectivamente.

O YAGP tem seletivas em todo o mundo, que culminam nesta grande final realizada em abril na cidade de Nova York, sendo uma competição voltada para bailarinos entre 9 e 19 anos, fornecendo bolsas de estudo em grandes companhias de dança do mundo. Neste ano, além dos quatro vencedores, outros três bailarinos do Basileu França conquistaram vagas para a final.

“Estamos muito orgulhosos dos nossos estudantes. O balé do Basileu França alcança a marca de 21 prêmios internacionais conquistados nos principais festivais do mundo desde 2023. Isso mostra como os investimentos em ensino técnico de qualidade levam, cada vez mais, o nome de Goiás para o mundo”, relata o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto.

Em 2023, dois bailarinos da escola venceram suas categorias no YAGP. Um deles foi justamente João Pedro, que, neste ano, ganhou o Prix de Lausanne, competição considerada o “Oscar” do balé mundial, na Suíça. “O Basileu França vem se consolidando como uma instituição profissionalizante que está de igual para igual com outras grandes escolas do mundo e, para Goiás, é a certeza do sucesso no investimento das políticas públicas”, afirma a coordenadora de Dança da EFG em Artes Basileu França, Simone Malta.

Deixe um comentário