Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Artistas goianos celebram centenário de Frei Confaloni em vernissage

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Obra de Valdir Ferreira (Divulgação)

Goiânia recebe nessa quinta-feira (27/10), no stand de vendas do Planet Consciente Garden, vernissage em homenagem ao italiano Frei Giuseppe Nazareno Confaloni, que viveu na Capital e utilizou o pincel para expressar, com viés religioso, os acontecimentos de uma cidade ainda em formação.

Para o presidente da Associação Goiana de Artes Visuais, Nonatto Coelho, Confaloni deu contribuições importantes para o que veio a se tornar o movimento artístico goianienses, a partir do renascimento cultural europeu. “Ajudou a realizar o 1º Congresso Internacional de Intelectuais em Goiânia, o que pode ser chamado de nossa Semana de Arte Moderna, foi idealizador da Escola Goiana de Belas Artes e fundador da Faculdade de Arquitetura da PUC Goiás, além de influenciar artistas como Siron Franco”, ressalta.

O evento, que antecipa as celebrações do centenário do frei, terá a participação de 30 artistas goianienses, com 30 telas inéditas inspiradas no religioso pintadas por cada um. Entre os expositores, nomes conhecidos no cenário cultural regional aparecem, como Nonatto Coelho, Rosy Cardoso, Santana, Vânia Ferro e Valdir Ferreira.

De acordo com expositora Vânia Ferro, a homenagem é um momento importante de reconhecimento da inspiração que Confaloni simboliza aos artistas plásticos da cidade. “Com sua atuação e suas pinceladas clássicas e contemporâneas, ele nos presenteou com uma rica bagagem artística, contribuindo fortemente com nossa evolução. A partir dele, tivemos uma nova visão do que é arte e do que é criação”, afirma.

Obra de Nonatto Coelho (Divulgação)

Anote!
Vernissage à Frei Nazareno Confaloni
Quando: Quinta-feira (27/10), às 20h
Onde: Planet Consciente Garden – Central de Decorados da Consciente Construtora e Incorporadora – Av T-2, com T-55, Setor Bueno
Valor: Entrada franca
Informações: (62) 3224-3737