
Nesta quinta-feira (13), o Centro Cultural Octo Marques inaugurou a exposição “Construção”, do artista goiano Pedro Kastelijns. Radicado em Amsterdã desde 2017, esta é a primeira exposição individual do artista e reúne mais de 100 trabalhos realizados entre 2021 e 2025. A mostra fica em cartaz até 16 de março.
“Construção” explora a pergunta “Como construir uma casa e como viver ali?” e transita entre o abrigo físico e emocional, marcados pela experiência migratória de Pedro Kastelijns. As obras, que incluem peças bi e tridimensionais, instalações e performances, refletem a interseção de paisagens contrastantes: a urbanização precária do Brasil e a padronização arquitetônica dos Países Baixos.
Com curadoria de Paulo Duarte-Feitoza, a exposição convida o público a imergir em um universo onde o brincar e o improviso se tornam antídotos contra as pressões do mundo contemporâneo. Um personagem central na narrativa artística de Kastelijns é Manivela – uma mão com estampa de tijolos equilibrando uma vela sobre uma colher de cozinha. Essa figura personifica as tensões entre caos e ordem, pertencimento e identidade, celebrando a ideia de construção e camuflagem enquanto questiona noções de espaço e transformação.
Kastelijns também aborda o espaço expositivo como um canteiro de obras, rompe com hierarquias tradicionais e propõe uma experiência lúdica e transformadora, ao questionar o tradicional cubo branco.

Serviço: Exposição “Construção” do artista goiano Pedro Kastelijns
Visitação: 14/2 a 16/3/2025
Funcionamento: Segunda a domingo, das 09h às 17h
Local: Centro Cultural Octo Marques – Rua 4, 515, Edifício Parthenon Center, Centro, Goiânia
Entrada gratuita