Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Artista goiano Kboco faz exposição no Museu Afro Brasil

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

O artista plástico goiano Kboco (Foto: Fernando Martins)

Após um hiato de cinco anos desde sua última exposição, o artista plástico goiano Kboco traz em seu novo trabalho o resultado da transição que o levou de volta ao seu estado de origem. A decisão de instalar seu estúdio no município de Cavalcante, no coração da Chapada dos Veadeiros, carrega em si a busca pela arte enquanto produção de conhecimento e não apenas como produção mercadológica.

Cavalcante situa-se na região que abriga o maior sítio quilombola, em território, do Brasil. Está entre os menores índices de desenvolvimento humano do país. Por outro lado, a história de resistência e conhecimento ancestral da comunidade Kalunga, juntamente com toda exuberância única e inconfundível do Cerrado, representa terreno fértil para Kboco e lhe fornece matéria prima.

A exposição, com curadoria curadoria de Maria Hirszman, contará com telas, desenhos em papel, assemblages e intervenções no espaço, criando, dessa maneira um site específico que dialoga com o acervo do museu. A técnica da assemblage se dá por meio de colagens feitas em pedaços de madeira encontradas em suas andanças quando ainda morava em São Paulo. Como ele mesmo gosta de dizer, é uma espécie de “arqueologia do cotidiano”. Suas intervenções geométricas remetem a artistas como Farnese Andrade, pelo peso da madeira e às formas gráficas de Mondrian. Vem daí a origem do nome de sua obra F.M.S. 17, Farnese Mondrian do Sertão, que será doada ao acervo do Museu Afro.

Além das obras, a exposição também contará com catálogo e vídeo do processo criativo do artista, além de atividades no núcleo educativo do museu.

Anote!

A obra 'F.M.S. 17, Farnese Mondrian do Sertão' (Foto: Fernando Martins)

Abertura da exposição Sertão Expandido, de Kboco

Data: 23 de junho de 2018

Horário: das 11 às 17 horas

Período da Exposição: de 23 de junho a 25 de agosto

Local: Museu Afro Brasil – Parque Ibirapuera, São Paulo (SP)