A Scope Miami Beach 2022, com curadoria da Galeria Saphira & Ventura, em Nova York, selecionou três obras expressivas da artista brasileira Flávia Carvalho Jackson. As artes, que representam a mulher e a arte latina, foram o centro das atenções na “Art Basel Week Miami Beach” – Semana de Arte Contemporânea Internacional de Miami – que reúne artistas e galeristas do mundo todo.
De acordo com a curadoria da Scope, Flávia é uma artista que captura uma imagem versátil e excêntrica usando cores e formas para ilustrar suas mensagens pintadas em telas. Para a artista, sua arte é uma expressão de temas atuais, especialmente sobre o ser mulher nos espaços de poder e de fala, ainda tão desiguais. De acordo com dados do setor, as mulheres representam em torno de 15% dos artistas com participação em exposições.
“É uma conquista muito grande. Uma mulher no mundo da arte já é minoria, agora, uma mulher, brasileira, latina, imigrante, ter seu espaço reconhecido no mercado de arte nos EUA, é sinônimo de empreender e seguir o coração” define Flávia sobre o espaço que alcançou como artista, mantendo agenda internacional intensa e participações recente na Semana de Arte de Paris, exposições pela Europa, Brasil, EUA e América Latina, entre outros.
A Saphira & Ventura Gallery, sediada em Nova York, com curadoria de Alcinda Saphira, recebe visitantes para conhecer e apresentar a seleção da Scope Miami Beach 2022, uma mistura de artes físicas e digitais que serão exibidas durante a Art Basel Week. A abertura da Scope será na próxima terça-feira, 29 de novembro, e segue até domingo, 04 de dezembro de 2022, no estilo arte show, com uma intervenção na areia da praia em Miami. É um evento aberto ao público e reúne os principais colecionadores do mundo todo.
Entre as obras selecionadas da artista Flávia Jackson está a Serendipity, obra importante para a artista que já esteve no Mark Arts, museu que pertence à família Koch, referência em arte no mundo e recebeu elogios de especialistas, entre eles, do artista James Gross, conhecido como Jim Gross, que tem peças expostas em museus importantíssimos ao redor do mundo. Flávia conta que essa peça exerce um magnetismo, que desde a primeira aparição conecta principalmente com artistas, cuja explicação talvez esteja na essência da obra: “promover um estado de serendipity, quando algo inesperado acontece e é muito bom”.
A outra peça que estará em exposição é o quadro Akemi, nome japonês. “Akemi está de costas e trata de todo o julgamento que uma mulher recebe quando quer ter protagonismo na vida. Sendo preciso sabedoria para deixar para trás e não se atingir, de olhar pra frente como mulher, para o futuro, dando as costas para o que não nos impulsiona”, explica a artista.
A outra, batizada de Anima, alma em italiano, se debruça sobre o universo feminino e traz a silhueta do corpo de uma mulher, seus mistérios, a força e a leveza, que habitam a alma de uma mulher. “Na minha obra procuro sempre colocar esse poder da mulher, de não desistir, de resiliência e permanência, de esperança também”, conceitua.
Flávia é uma artista que mistura a vibração das cores, com a beleza das formas e dona de um espírito espontâneo, que reflete na liberdade de suas peças abstratas, sempre cheias de mensagens não óbvias, que levam a brasilidade e sua herança cultural para os palcos mundiais das artes por onde transita.
Serviço: Flávia Jackson na Scope Miami Beach 2022
Curadoria: Saphira & Ventura Gallery, curadoria de Alcinda Saphira
Período: 29 de novembro a 04 de dezembro
Local: Miami – Ocean Drive com a 8th Street