Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Arte no HGG recebe exposição MAG Itinerante

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

'São Francisco de Assis', Fé Córdula (Foto: Divulgação)

O Projeto Arte no Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG) receberá em sua próxima exposição obras de 63 grandes artistas plásticos goianos com a mostra MAG Itinerante. O vernissage da nova exposição, que tem curadoria da artista plástica Helena Vasconcelos, acontece nesta quarta-feira, 6 de junho, no salão do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do HGG para convidados.

As 70 telas expostas reúnem três coleções do acervo do Museu de Arte de Goiânia  – MAG: a primeira, composta por nove obras, representa o projeto  ‘MAG Itinerante’, de 1998; a segunda, ‘Bichos do Cerrado’, de 2015, que agrega 15 obras de artistas plásticas mulheres, representando a diversidade da fauna deste bioma; e a terceira, ‘Pedra Fundamental’, de 2018, apresenta 46 obras, que foram criadas em celebração à inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Cultura.

O supervisor do Museu de Arte de Goiânia, Antônio Damata, explica que as três coleções têm em comum a itinerância, já que o objetivo principal dessa exposição, que teve sua primeira mostra lançada em 1998, era visitar comunidades, escolas, associações e outros locais que tivessem a vontade de recebê-la, seja em sua totalidade ou parte dela. “Essas coleções pertencem ao acervo permanente do MAG e não são obras vendáveis, apenas emprestadas. Por isso são coleções muito vistas, já que não ficam restritas à nossa reserva, mas para serem apreciadas por um grande público”.

Com o objetivo de promover a inclusão cultural de pacientes, acompanhantes e colaboradores, o projeto inovador Arte no HGG usa a arte como terapia alternativa para usuários do SUS que fazem tratamento no hospital, contemplando a política de Humanização da unidade. Esta é a décima sexta exposição recebida desde o lançamento do projeto Arte do HGG, unidade de saúde acreditada com certificação Nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

'Músico', de Amaury Menezes (Foto: Divulgação)