Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Aniversário de Goiânia: confira opções culturais para curtir o feriado

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Desfile, feira de arte, show em barzinho… o que não falta são opções para a população goianiense aproveitar o aniversário de 85 anos de Goiânia da melhor maneira possível – relaxando e se divertindo! Zelo selecionou atividades variadas, para todos os gostos e idades, de forma com que você não deixe de celebrar e aproveitar o feriado no meio da semana. Confira!

Desfile cívico-militar e atividades culturais da Prefeitura de Goiânia

(Foto: Divulgação)

A comemoração municipal do aniversário de 85 anos da capital começa às 8h do dia 24 com o tradicional desfile cívico-militar na Avenida 24 de outubro, no Setor Campinas. A solenidade, realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), conta com a presença do prefeito Iris Rezende. Pela primeira vez, o evento contará com a  participação especial da Banda do Grupamento dos Fuzileiros Navais de Brasília (Banda da Marinha).

A partir das 9h, ocorre o ‘Goiânia Pulsa’, evento promovido pela Agência Municipal de Turismo Eventos e Lazer (Agetul), na Praça do Sol, com apresentações artísticas, brinquedos, jogos, gastronomia e muita diversão. Já no período da tarde, às 16h30, haverá a entrega da restauração do busto do Almirante Tamandaré, na Praça Tamandaré, com apresentação da Banda do Grupamento dos Fuzileiros Navais de Brasília. 

Às 18 horas, ocorrerá a premiação dos vencedores do concurso de redação “Almirante Tamandaré”, da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), em parceria com a  Marinha do Brasil, também na Praça Tamandaré. A programação se encerra com a tradicional missa solene, às 19 horas, na Catedral Metropolitana, na Rua 10, Setor Central. 

Show nas águas

(Foto: Wesley Cruz)

Resultado da parceria entre a Prefeitura de Goiânia e o Goiânia Shopping, o Parque Vaca Brava recebe, do dia 24 a 27, o  Show nas Águas, atração de projeção de vídeos numa tela de água. Serão quatro sessões diárias: às 19h, 19h30, 20h, 20h30. Cada sessão do show terá cerca de 15 minutos, com animações que contam a história da capital, mostrando a riqueza cultural goiana. 

A abertura do Show nas Águas será no dia 24 de outubro, data do aniversário de Goiânia e do shopping, às 18h30, com a apresentação da Banda de Música do Comando de Operações Especiais do Exército. O evento é gratuito e aberto ao público. Para mais informações, confira nossa matéria completa sobre o espetáculo.

16º Goiânia em Cena

O americano Avner Eisenberg foi a atração internacional do 16º Goiânia em Cena (Foto: Divulgação)

A programação da 16ª edição do Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena será finalizada na data do aniversário da capital. São cinco apresentações, entre peças de teatro e performances de dança, ideais para quem deseja um programa mais cultural e acessível para o feriado. Confira a programação na nossa matéria completa sobre o evento.

Feira de Arte de Goiás (Fargo)

O casal Wanessa Cruz e Sandro Tôrres está à frente da Arte Plena Produções Culturais, idealizadora da Fargo (Foto: Eudes Pina)

A Feira de Arte de Goiás (Fargo) estreia sua segunda edição nesta quarta-feira (24) com uma programação rica em palestras e atividades para todos aqueles que se interessam por arte. São cinco dias de evento, 30 estandes com a presença de profissionais, artistas e expositores, e bate-papos com renomadas personalidades da área.

Realizada na Vila Cultural Cora Coralina, a Fargo vai até o domingo, dia 28 de outubro. Confira mais informações na matéria completa no nosso portal.

Música e arte ao vivo no Lowbrow Lab Arte & Boteco

A banda Mono Groove tem um repertório que inclui MPB, pop rock, baião, reggae e soul (Foto: Elimar Vieira)

O Lowbrow Lab Arte 7 Boteco recebe a banda Mono Groove para a edição desta quarta do “D’BOA Música para o Bem”, projeto do bar que arrecada doações para organizações não governamentais (ONGs) goianas. A beneficiada deste mês é a Miau AuAu, associação de proteção aos animais.

Além da música ao vivo, os clientes ainda podem provar as delícias da casa e conferir a exposição “A História Não Contada”, do artista plástico e muralista Wes Gama. Mais informações na página do evento no Facebook: 

I love gynga

Mc Tchelinho é integrante do Heavy Baile e mestre de cerimônia do Tropkillaz (Foto: Divulgação)

Que tal celebrar o aniversário de Goiânia em um autêntico baile funk carioca? Essa é a proposta do projeto “I LOVE GYNGA”, idealizado pelos DJs Rodrigo Lagoa e Alan Honorato, que acontece nesta quarta-feira (24).

Quem comanda a festa é Mc Tchelinho, integrante do Heavy Baile e mestre de cerimônia do Tropkillaz, e o DJ Sydney Sousa, integrante do selo Arrastão e da Flex Up Crew. O baile acontece no Tabú Cervejas Especiais e contará ainda com a apresentação dos DJs Giovanni Alcantara e Guilherme Alb, ambos representantes da Behind Beats.

Karokê entre amigos no Bolshoi Pub

(Foto: Divulgação)

O clássico karaokê de quarta-feira no Bolshoi Pub é uma ótima pedida para comemorar o aniversário de Goiânia! São mais de 30.000 músicas à sua disposição para dar um verdadeiro show em um dos pubs mais hypados da cidade.

Aniversariantes da semana ainda ganham um drink por conta da casa e o direito a convidar até 20 pessoas com entrada grátis até 22h. Mais informações na página do evento no Facebook.

Sessão de “Trainspotting”, no Ideologia 62

Cena do filme 'Trainspotting', de Danny Boyle (Foto: Divulgação)

O Ideolas Cine Club volta com sessão do clássico cult Trainspotting (1996), filme de Danny Boyle. A história gira em torno de Renton (Ewan McGregor), um jovem usuário de heroína que leva uma vida despreocupada, dividindo-se entre seu romance com a estudante colegial Diane (Kelly Macdonald) e os encontros com seus quatro amigos viciados: Sick Boy (Johnny Lee Miller), um imoral desenhista de HQs fanático por Sean Connery; Tommy (Kevin McKidd), um atleta responsável; Spud (Ewen Bremner), um bobalhão de bom coração e Begbie (Robert Carlyle), um violento sociopata.

A sessão, às 20h15, conta com tapetes, almofadas, telão e ambiente climatizado. Mais informações na página do evento no Facebook.

Exposição (Re)existência

(Foto: Natália Cruz)

Inaugurada no dia 11 de outubro, (Re)existência é uma exposição sobre a remontagem do espetáculo de dança inclusiva “Endless”, do grupo português Dançando com a Diferença, do coreógrafo Henrique Amoedo. Apresentado em junho de 2018, o espetáculo, formado por 60 pessoas com deficiência, tem como eixo o Holocausto, ocorrido durante a II Guerra Mundial, e se propõe a rever o ocorrido e refletir sobre a sociedade contemporânea, por meio da arte-educação

Sob curadoria de Júlia Mariano, a exposição, organizada pelo Media Lab da Universidade Federal de Goiás (UFG), é inclusiva e conta com fotografias dos ensaios e do espetáculo, acompanhadas de legenda em braile e audiodescrição. Há também fotografias em 3D, para serem vistas e tocadas; experiências acessíveis por meio da série “Poesias táteis”, do artista Hal Wildson, com obras que permeiam temas como amor, afeto, solidão e as diferenças da existência humana; e uma instalação interativa, composta por cartas dos participantes do projeto. A mostra pode ser conferida das 13h às 18h. Mais informações na página do evento no Facebook.

Aniversário da Livraria Palavrear

(Foto: Divulgação)

Dia 24 de outubro também é aniversário da Livraria Palavrear! O mais novo point queridinho dos goianienses celebra um ano de vida com uma programação especial: café da manhã especial, aberto ao público; discotecagem com Alexandre e Beatriz Perrini a partir das 10h; e uma oficina de zines especialmente para as crianças, com mediação terapêutica dos psicólogos Delza Eloy e Henrique Lopes e do artista e fotógrafo Alisson Wynfrith. Desta vez, a temática é o Ser Criança.

Para comemorar o mês de aniversário, a livraria também está com promoções especiais: títulos da Companhia das Letras, Senac e Martin Claret estão com 10% de desconto e livros da Editora 34, com 20%. Mais informações na página do evento no Facebook.