A cerimônia do 22° Grande Prêmio do Cinema Brasileiro aconteceu ontem à noite (23) na Cidade das Artes, no rio de Janeiro. E, a animação goiana “A Menina Atrás do Espelho” levou o prêmio Grande Otelo de Melhor Curta-Metragem em Animação.
A estatueta foi entregue aos representantes da Caolha Animation Studios pelas mãos da atriz Cláudia Abreu durante a cerimônia. “Foi incrível. Fico muito feliz em levar esse prêmio para Goiás, representando a animação, o cinema produzido no nosso Estado. Dedico o prêmio principalmente a todas as pessoas trans que participaram do processo de produção desse filme”, destacou no seu discurso o diretor da Caolha, Iuri Moreno.
A produção concorreu com outros 15 curtas de animação, e o resultado final foi decidido pela Academia Brasileira de Cinema e por voto popular. O filme vencedor, que está disponível para exibição gratuita no Porta Curtas, aborda um tema sensível e socialmente pertinente trazendo como protagonista uma pré-adolescente trans.
O distribuidor da Caolha, Caco Pereira, ressaltou a emoção em fazer parte desse projeto. “É lindo poder participar de um filme que trata a questão das pessoas trans com amorosidade. Vocês não sabem a força e a beleza quando a gente se vê representado com um final feliz. Isso para mim é tudo”, completou.
A cerimônia é considerada a maior premiação do calendário brasileiro de cinema e contou também com a presença de renomados nomes da indústria cinematográfica no tapete vermelho, como Alice Braga, Cauã Reymond, Lázaro Ramos, Emicida, Adriana Esteves, Laís Bodanzky, Dira Paes, Caio Blat, entre outros.
O diretor e roteirista Iuri Moreno, as produtoras executivas Lara Morena e Débora Resendes, e o distribuidor Caco Pereira, todos da equipe da Caolha, estiveram presentes no evento para representar a produtora goiana e celebrar essa conquista.