Os primeiros integrantes da Academia Corumbaense de Ciências, Letras, Artes e Música (AC-CLAM) foram empossados, na presença de autoridades e da população local, no dia 13 de agosto, no Cine Teatro Esmeralda, em Corumbá de Goiás. A recém-criada academia conta com 18 acadêmicos, entre eles profissionais das áreas de literatura, música, artes plásticas, jornalismo, ciências e ativismo cultural, todos nascidos no município ou com alguma relação com a cidade.
Com as primeiras ações de fundação realizadas em 2015, a Academia Corumbaense de Ciências, Letras, Artes e Música foi idealizada por Ana Ruth Fleury Curado, Maria do Carmo Gouveia de Morais, Ramir Curado, Jean Jardim e Maria Elizabeth Fleury Curado. Nas primeiras assembleias, os acadêmicos elegeram a escritora Ana Ruth Fleury Curado para presidir a AC-CLAM. A tarde de posse teve apresentação musical do Coral Vozes de Corumbá. Após a solenidade, os convidados assistiram apresentações da Corporação Musical 13 de Maio e da Orquestra de Violeiros de Corumbá de Goiás, no largo da Praça da Matriz.
Em seu discurso de posse, a presidente Ana Ruth Fleury Curado citou o pensamento da escritora Cora Coralina: “É preciso tocar os corações das pessoas, e nada melhor do que a arte e a literatura para fazer isso”. Ela relembrou o surgimento de Corumbá de Goiás e a luta de seus primeiros ativistas culturais pela defesa da cultura. Destacou a importância de quem ajudou a cidade a ser reconhecida como berço da cultura goiana, entre eles, Bernardo Élis, José J. Veiga, Benedito Odilon Rocha, Erico Curado, Ana Dasdores Fleury, Francisco Bruno do Rosário e Dário Délio Cardoso.
“Nem tudo é beleza, nem tudo é perfeito. A vida de acadêmico não está pautada pelo sucesso financeiro. A história não esconde que muitos escritores saíram às ruas vendendo seus livros, quase que de graça. Neste Brasil de milhões de analfabetos, ser literato é criar, mas nada esperar. É pagar de seu próprio bolso uma tiragem pequena de exemplares. Esse é o mundo que nos espera, mas é o mundo que o escritor não vê, porque ama incondicionalmente o ofício da arte”, afirmou Ana Ruth em seu discurso.
A mesa diretiva da solenidade de posse foi composta pelo escritor Ubirajara Galli, presidente da Academia Goiana de Letras; desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, presidente da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça de Goiás; escritora Maria Elizabeth Fleury Curado, presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás; secretário de Cultura de Goiás, Marcelo Carneiro, representando o governador Ronaldo Caiado; vereadora Lívia Siqueira de Morais, presidente da Câmara de Corumbá; Maria Goretti Teles, secretária de Educação e Cultura de Corumbá, representando o prefeito Chico Vaca; escritor Gabriel Nascente, representante do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás; além dos escritores Ana Ruth Fleury Curado, presidente da AC-CLAM, e Jean Jardim, vice-presidente da nova academia.
Acadêmicos da Academia Corumbaense de Ciências, Letras, Artes e Música:
Ramir Curado – professor e pesquisador
Jean Jardim – professor
Inêz de Fátima Silva Curado – professora
Ana Cláudia do Vale Rocha Lisbôa – jornalista
Maria Elizabeth Fleury Teixeira – professora aposentada
Maria do Carmo Gouveia de Moraes – aposentada
Salma Saddi Waress de Paiva – historiadora
Luiz Reginaldo Fleury Curado – procurador do INSS aposentado
José de Jesus Curado – professor
Cristiano Rodrigues Ferreira – assessor administrativo
Maria Ignez de Barros Silveira – psicóloga aposentada
Hélio Rocha – jornalista
Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva – professora
Ana Ruth Fleury Curado – analista judiciário
Rosana Fleury Curado Ribeiro – pedagoga aposentada
Míriam Cristina Sanches Leonel Palmeira – empresária e artista plástica
Luiz Vagner Jacinto – juiz aposentado
Goiana Vieira da Anunciação – professora aposentada