A Cozinha Goiana no Gloria

Autor do livro Cozinha Goiana, que reúne receitas dos principais pratos da culinária regional, o escritor e folclorista Bariani Ortêncio será o grande convidado deste domingo no festival de Cozinha Goiana do Gloria Bar e Restaurante. Afinal, ele é o criador do prato principal deste domingo: o Peixe na Telha! Aos 85 anos, Bariani Ortêncio é um dos maiores nomes da cultura do Estado. Natural de Igarapava, no interior de São Paulo, mudou-se para Goiânia ainda garoto e aqui se fixou, trabalhando como alfaiate, professor de matemática, comerciante e até mesmo goleiro do Atlético Clube Goianiense!

Com mais de 20 livros publicados, o Paulistinha (como era chamado pelos amigos logo que chegou de São Paulo) se tornou, talvez, o maior pesquisador da cultura regional, escrevendo livros e artigos sobre folclore, a cozinha goiana e a medicina popular do Centro-Oeste. Além disso, cozinheiro de mão cheia, criou, ao lado do amigo Aldair da Silveira Aires, este que se tornou um dos maiores símbolos da culinária do Estado. O Peixe na Telha, como o próprio nome sugere, é frito com um peixe de couro (normalmente surubim ou pintado) e assado em uma telha de cerâmica aberta e com um molho que leva tomate, pimentão, cebola, pimenta e creme de leite, entre outros ingredientes. Para o festival Cozinha Goiana do Gloria, o chef Humberto Marra seguiu a receita à risca. “O interessante é que a receita traz ingredientes que normalmente não usamos num restaurante, como o creme de leite de lata e extrato de tomate”, afirma o chef. “Mas fiz questão de manter a receita original e o Bariani até esteve aqui me dando umas dicas e palpites”, conclui Marra.

No cardápio deste domingo, além do Peixe na Telha, o festival do Gloria oferece ainda uma criação de Marra, o Frango ao Molho de Pequi com arroz de Baru e banana frita, e, de entrada, a tradicional Sacanagem, que são aqueles petistos de queijo, presunto e salsicha espetados em melão e melancia e que marcaram época nas festas dos anos 60 e 70. Para sobremesa, sorvete de creme com cajuzinho do Cerrado, doces cristalizados (da Cidade de Goiás) e licores de jenipapo, pequi ou banana nanica.

O festival Cozinha Goiana do Gloria acontece somente aos domingos, até o dia 15 de fevereiro. A cada almoço serão oferecidas opções de entradas, pratos principais (um típico e um contemporâneo) e sobremesas. Mas não há nada amarrado. O cliente pode escolher o que quiser e até mesmo compor as novidades goianas com o cardápio regular do restaurante.

Deixe um comentário