Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

9º Festival Cultural do Brasil em Viena tem 7 artistas goianos selecionados

Evento foi reformulado para o meio virtual e este ano conta com o tema “Os Brasis”
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Série artistas de rua – em cada esquina, uma poética – Pedro Galvão

O Festival Cultural do Brasil, evento organizado pela Associação Papagaio, acontece uma vez por ano em Viena, capital austríaca. Desde 2013, ano em que tudo começou, a iniciativa conta com o apoio do Weltmuseum Wien e vem crescendo e se destacando como o maior evento da cultura do Brasil na Áustria.  Em tempos de pandemia, o formato do festival foi adaptado e neste ano a programação se inicia dia 06 de junho e encerra dia 30 de novembro.

Nesta edição, sete dos 42 artistas selecionados para o Salão de Artes do festival são goianos, o que mostra a projeção da arte plástica produzida em Goiás para além das fronteiras do Estado. São eles:  Pedro Galvão, Helena Vasconcelos, Helenilce Gusmão, Pri Oliete, Randes Silva, Sandra Aloísia e Kettly Férnandes.

Segundo a idealizadora e organizadora do evento, Vanessa Noronha Tölle, realizar o festival de forma digital requer muita organização e foi feito um estudo como seria possível apresentar ao público um evento com tantas ações sem ficar cansativo. Assim, o festival foi estruturado em diversas mostras, em meses diferentes para que o público possa desfrutar da diversidade cultural do Brasil de forma ainda mais intensa e aproveitar cada momento que será apresentado.

Durante os meses citados, serão apresentadas mostras de artes visuais, cinema, dança, gastronomia, literatura, música, e uma programação voltada ao público infantil.

Os Brasis

O tema deste ano é “Os Brasis”!  Sim, Brasil no plural, pois a pluralidade deste país de tamanho continental é grandiosa. Representantes de cada região do Brasil estarão participando do palco virtual, dos painéis de debates e no dia 30 de novembro, Vanessa nos conta que há uma programação presencial que está sendo preparada e que acontecerá no Weltmuseum, a depender das regras que estiverem sendo aplicadas no período.

Salão de Artes

A primeira mostra a ser aberta será a de Artes Visuais, que conta com a curadoria da organizadora do evento e tendo como projetista 3D Ronaldo Sobrinho. A Mostra conta com 42 artistas participantes e homenageia Ciro Fernandes, xillogravurista brasileiro.

No espaço virtual de artes o Festival contará com a exposição de 30 fotos do fotógrafo austríaco Mario Baldi – acervo inédito de fotografias do Weltmuseum.

Cinema

A mostra de cinema “Lugar de Mulher é no Cinema” fará parte da IX edição do Festival e conta com a curadoria da Josi Varjão. A mostra já acontece no Brasil há 4 anos e chega a Europa através do Festival. Serão 26 filmes com temas importantíssimos com parceria entre a Papagaio e as produtoras Segredo Filmes, Olho de Vidro e Salamandra.

Dança

Em julho, o público poderá contar com a mostra de dança, uma parceria de companhias brasileiras, como Tangará, Arte sem Fronteiras, Asflagi, C.F. Arte Nativa, Movearte.

Gastronomia

Agosto apresenta a mostra de gastronomia com curadoria do Chef maranhense Rafael Bruno e de Victor Barros do Cooking Portugal.

Artesanato

Setembro será dedicado ao artesanato. Outubro conta com uma programação infantil onde teremos a participação da Cantora Analu Sampaio e show da Camerata Caipira, e, diretamente da Amazonia, As Cunhãs. Contação de histórias e um debate sobre literatura vem sobre a curadoria de Luciana Marinho Albrecht, da Sorrisos editora.

Literatura

Em novembro teremos a Mostra de literatura para adultos com mais de 30 autores participantes e quem assina a curadoria da mostra é a Hero Ricken da editora H. Ricken.

Como podemos ver, a programação é mesmo pluralizada e dentro do tema os Brasis. Muita música também acontecerá no palco virtual. Para informações sobre as datas e horários sigam as redes sociais do evento ou acessem o site do festival.