Está chegando a hora da grande festa. Uma mega estrutura está sendo preparada para a 4ª edição do festival do pequi de Crixás, que vai ser realizada entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro. Vamos ter um moderno parque de diversões, o caminhão do projeto Cozinha Brasil do Sesi, cursos e oficinas com renomados chefs escalados pelo Sebrae, uma praça destinada aos nossos artistas, muitas atrações e shows, afirma o prefeito de Crixás, Olímpio César de Araújo Almeida, um dos idealizadores do festival gastronômico.
Nas três primeiras edições o festival foi realizado na Praça Inácio José de Campos, no centro da cidade, mas, com o passar dos anos o espaço ficou pequeno. Por isso decidimos transferir a festa para a feira coberta. Vamos emendar a feira com o Cavalhódromo para comportar os estandes, o parque de diversões da empresa Ita Park e as áreas destinadas aos cursos e oficinas com o pessoal do Sesi e Sebrae, justifica Olímpio César, lembrando que a filosofia inicial da festa de ser um evento com renda voltada para entidades filantrópicas e escolas está mantida.
O número de pratos preparados à base do pequi também aumentou, deve passar de vinte. Com orientação do Sesi e Sebrae os pratos vão passar por avaliação na forma de servir e no preparo, mas sem perder a característica de pratos simples e com preços baixos. Estamos investindo para que o festival do pequi possa atrair ainda mais visitantes de toda a região. Contamos com o apoio de empresas e empresários de Crixás e de vários órgãos para que a festa tenha o mesmo nível dos anos anteriores, afirma o prefeito de Crixás Olímpio César, empolgado com a festa.
A abertura oficial vai ser na quarta – feira, dia 28, com a presença de autoridades e show com a Banda Rosas do Vento, que vai mostrar o melhor do estilo denominado sertanejo arrochado. Um grande show. Tem ainda a dupla Rick Nunes e Ricardi.
Na quinta – feira, dia 29, além das apresentações de escolas e grupos locais o público vai curtir um super show de humor com a dupla Nilton Pinto e Tom Carvalho, que promete arrastar uma multidão para a área de shows. Logo depois vem o swing da banda Bagaço do Forró, que está preparando uma apresentação para ficar na história de Crixás. A banda, que já gravou um DVD na cidade, promete muitas novidades. No dia 29 ainda tem a dupla Júnior e Roger, jovens talentos que vai apresentar o melhor do sertanejo universitário.
Na sexta – feira, dia 30, aniversário de Crixás, estão previstas inaugurações de obras e visitas de autoridades. No início da noite a animação fica por conta da dupla do grupo católico Filhos da Providência. Em seguida quem sobre ao palco para comemorar o aniversário de Crixás é a consagrada dupla sertaneja goiana André e Andrade. Vamos fazer um show de arrepiar, promete André. Para fechar a noite a festa fica por conta da Banda Tradição do Forró.
Dando sequencia às apresentações artísticas no dia 31, sábado, os organizadores do festival do pequi trazem pela primeira vez à cidade a banda gospel Ministério Casa do Louvor, que virá com uma grande estrutura de músicos e equipamentos. Evangélicos de toda a região estão sendo convidados nas igrejas para acompanhar o show de louvor e adoração.
Na sequencia o público deverá ir ao delírio com o ritmo baiano do axé music. Quem sobe ao palco é a banda Moleke Show, que foi a sensação do festival do ano passado. Crixás pode se preparar porque estamos chegando e vamos fazer todo mundo dançar, afirma Anderson, integrante da banda que promete ficar cerca de duas horas no palco sem intervalos com o melhor do axé.
Outras informações com o prefeito de Crixás Olímpio César de Araújo Almeida no telefone (62) 3365 1220 e 3365 1843.
Obs.: Os renomados chefs Emiliana Azambuja e Humberto Marra vão ministrar oficinas que podem render ótimas reportagens. Serão apresentados pratos com pequi do tipo caviar do cerrado, peixe com pequi e muito mais.