Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

18ª Goiânia Mostra Curtas divulga lista de filmes selecionados

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

"O Órfão", curta de Carolina Markowicz, selecionado para a Curta Mostra Brasil (Foto: Divulgação)

A 18ª edição da Goiânia Mostra Curtas, festival que será realizado entre os dias 2 e 7 de outubro, no Teatro Goiânia, irá exibir 76 filmes no evento. Durante os seis dias de mostra, o público poderá conferir gratuitamente produções audiovisuais de 15 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Para as cinco mostras competitivas do evento – Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Cinema nos Bairros e a 17ª Mostrinha – serão exibidos 42 curtas de ficção, 17 animações, 13 documentários e 4 experimentais. Neste ano, 999 curtas-metragens de 25 estados, além do Distrito Federal, foram enviados à curadoria da mostra. Do número total de filmes selecionados, 41 produções contam com mulheres à frente da sua direção.

"Cor de Pele", filme de Livia Perini, que será exibido na 17ª Mostrinha (Foto: Divulgação)

Além das mostras competitivas, o evento ainda conta com a Curta Mostra Especial, que tem como tema “Gênero e Invenção: tornar-se mulher no cinema de curta-metragem contemporâneo”. Nesta, serão exibidos 12 curtas-metragens selecionados pela diretora, roteirista e antropóloga Maíra Bühler.

A programação da Curta Mostra Especial ainda traz um debate sobre os desafios da desconstrução e da criação da imagem da mulher no cinema, com a presença da antropóloga Silvana Nascimento, a cineasta Ana Carolina Soares, a diretora e roteirista Carol Rodrigues e a atriz, roteirista e realizadora transexual Julia Katharine. Além disso, também homenageia duas mulheres importantes para a cena: Yasmin Thayná, cineasta, diretora e fundadora da Afroflix, e Juliana Vicente, diretora, produtora e fundadora da Preta Portê Filmes. 

"Sr. Raposo", curta de Daniel Nolasco selecionado para a Curta Mostra Goiás (Foto: Divulgação)

Para os filmes que integram a Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Animação, o corpo de jurados avaliará as categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Prêmio Especial do Júri, Júri Sesc TV, Júri CineBrasil TV e Elo Company. Além dos prêmios cedidos pelas empresas de audiovisual, como locação de equipamentos, cursos de formação audiovisual, serviços de pós-produção,  todos os curtas-metragens escolhidos pelos júris, incluindo o júri popular, também recebem o Troféu Icumam.

A 18ª Goiânia Mostra Curta ainda oferece atividades de formação para profissionais e interessados em atuar na área audiovisual, como debate, encontro de realizadores de filmes, painéis, masterclass, oficinas, lançamentos literários e ainda o laboratório de roteiros audiovisuais, cujas inscrições estão abertas até 31 de agosto.

Para conferir a programação completa, acesse o site: www.goianiamostracurtas.com.br

Anote!
18ª Goiânia Mostra Curtas
Data: De 2 a 7 de outubro de 2018
Local: Teatro Goiânia – Avenida Tocantins, com rua 23, nº 252, Setor Central
Entrada franca
Mais informações: (62) 3218-3779
www.goianiamostracurtas.com.br