17° Primavera dos Museus acontece entre os dias 20 e 23 de setembro

Mesa redonda, oficinas, exibição de filmes estão entre as atividades que serão gratuitas
17° Primavera dos Museus
(Foto: Secult)

Com o tema “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”, a 17° Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece entre os dias 20 a 23 de setembro. Os museus da Imagem e do Som (MIS) e Pedro Ludovico, e o Arquivo Histórico Estadual, unidades da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) terão uma programação especial no evento, oferecendo atividades gratuitas com direito a certificados.

A Primavera dos Museus é uma iniciativa realizada anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. Essa temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.

Para iniciar, o Arquivo Histórico Estadual realiza nesta quarta-feira (20), das 14 às 16h, a mesa redonda: “Memórias, Democracia, Arquivos e Museus: espaços de pesquisa e perspectivas LGBT+”, com Leonardo Tavares Alencar, Bacharel em Museologia e Mestrando em Antropologia, e mediação de Marília Mendonça Mesquita.

Já na quinta-feira (21), no Museu da Imagem e do Som será ministrada a oficina Grafismo do Povo Originário Iny, com Sinvaldo – Wahuka. O curso terá como didática a apresentação dos significados de alguns dos grafismos do povo originário, Iny – Karajá, e atividade prática com pintura em guache sobre papel.

A programação de sexta-feira (22), o MIS exibe o filme: Transformação de identidades da noite, de Patrick Mendes, obra premiada como Melhor Roteiro, na Mostra do Cinema Goiano, no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2023). Também na sexta-feira terá Mesa Redonda com o cineasta e produtor cultural Patrick Mendes, diretor do curta “Transformação de Identidade da Noite” (2022), e Paulinho Reis, com mediação de Luís Felipe Pinheiro.

O último dia, que será no sábado (23), acontece no Museu Pedro Ludovico com a Mesa Redonda “Memória da luta por políticas públicas para a comunidade LGBTQIAPN+”, evento que abre também o calendário 2023 do projeto Café com Pedro, sendo a primeira edição do ano. O debate é baseado no texto de referência da Primavera dos Museus: “As memórias da comunidade LGBTQIAPN+ como fundamentais para compreender a luta por direitos civis, igualdade e respeito.”

Programação:

Arquivo Histórico Estadual de Goiás
20/09 (quarta-feira), da 14h30 às 16h
Mesa Redonda “Memórias, Democracia, Arquivos e Museus: espaços de pesquisa e perspectivas LGBT+”, com Leonardo Tavares Alencar – Bacharel em Museologia e Mestrando em Antropologia, e mediação de Marília Mendonça Mesquita.

Museu da Imagem e do Som
21/09 – (quinta-feira) das 9h às 11h
Oficina Grafismo do povo originário Iny com Sinvaldo – Wahuka

22/09 (sexta-feira) das 9h às 9h30
Exibição de filme “Transformação de identidades da noite”, de Patrick Mendes (Mostra do Cinema Goiano, Melhor Roteiro, Fica 2023)

22/09/2023 – 09h30 às 10h30
Mesa Redonda com o cineasta e produtor cultural Patrick Mendes, diretor do curta Transformação de Identidade da Noite (2022) e Paulinho Reis, mediação de Luís Felipe Pinheiro.

Museu Pedro Ludovico
23/09 (sábado) das 10h às 12h
Mesa redonda “Memória da luta por políticas públicas para a comunidade LGBTQIAPN +”, com Prof. Dr. Rezende Bruno, coordenador do NIAAF/UEG, e Prof. Dr. Rogério Araújo, gerente de Diversidade Sexual da Seds/Goiás.

 

Deixe um comentário