Entre os dias 4 e 9 de outubro, a 16ª Goiânia Mostra Curtas, festival nacional de cinema em curta-metragem, oferece uma ampla agenda cultural ao público. São cinco mostras que contemplam a diversidade de gêneros e formatos da produção audiovisual brasileira: Curta Mostra Especial, Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Municípios e 15ª Mostrinha – dedicada ao público infantil. A programação também inclui palestras, seminários, laboratórios e oficinas, encontros e lançamentos literários. O evento tem entrada gratuita e é realizado no Teatro Goiânia.
O ator Irandhir Santos foi homenageado ontem (04/09), no primeiro dia do festival, com a exibição da obra Décimo Segundo, dirigida por Leonardo Lacca, que conta com atuação do premiado artista pernambucano. Seu trabalho mais recente, na TV Globo, foi com o personagem Bento, na novela Velho Chico. A abertura ainda contou com um pocket show do cantor e compositor Jards Macalé.
O moderno e irreverente Jards Macalé (Foto: Divulgação)
Apresentar um panorama sobre a produção de curta-metragens feita por realizadores negros no século 21 também é a intenção da Curta Mostra Especial – Cinema Negro Brasil Contemporâneo, que integra a programação da 16ª edição do evento. Nos dias 8 e 9 de outubro, o público poderá conferir filmes que ilustram como as mudanças sociais, que vem acontecendo nos últimos anos, têm propiciado o surgimento de uma nova geração de cineastas.
A Curta Mostra Especial, diferente das demais que compõem o festival, é temática e não-competitiva. Grandes nomes representativos serão homenageados, como Zózimo Bulbul (in memoriam), considerado um dos maiores expoentes da cinematografia afro-brasileira dos anos 1960 e 1970, Adelia Sampaio, primeira realizadora negra brasileira em longa-metragem, famosa por seus trabalhos nos anos 1980, e as atrizes Ruth de Souza e Chica Xavier, intituladas Damas Negras.
Integram a programação cinco oficinas gratuitas: Laboratório Fronteiras Permeáveis, ministrado por Vera Hamburger, a oficina Olhar Cênico, por Julia Zakia, a oficina Planejamento de Produção para Séries de TV, por Mariana Brasil, a palestra Leis de Incentivo e Fundos de Financiamento, coordenada por Guilherme Fiuza e Júlia Nogueira, o painel Direito do Audiovisual, por Adriana Rodrigues, Pedro Novaes e Rafael Neumayr, e o seminário Um dia com a Ancine, por Layo Barros.
Segundo a diretora do festival, Maria Abdalla, a Goiânia Mostra Curtas oferece uma proximidade com a produção audiovisual feita em todo o Brasil por meio da variedade da programação. “A intenção é trazer um panorama das produções nacionais, propiciar um intercâmbio de culturas ecvalorizar o setor audiovisual, que têm crescido bastante nos últimos anos”, explica.
Imagem do filme “Mademoiselle do Rap”, de Raphael Gustavo da Silva, que integra a Curta Mostra Goiás (Foto: Divulgação)
Anote!
16ª Goiânia Mostra Curtas
De 4 a 9 de Outubro
Entrada Franca
Teatro Goiânia: Avenida Tocantins, com Rua 23, 252 – Setor Central