13ª Festa Literária de Pirenópolis acontece entre os dias 06 e 09 de dezembro

Edição deste ano tem como tema "Os Vários Brasis - As Belas Faces de um Povo"
Festa-Literária-de-Pirenópolis
(Foto: Ana Póvoas)

Entre os dias 06 e 09 de dezembro, acontece mais uma edição da Festa Literária de Pirenópolis, a Flipiri. Cerca de 5 mil pessoas são esperadas para desfrutar de uma programação que conta com palestras, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, encontros com escritores, apresentações musicais e teatrais, debates, exposição, caminhada poética, livraria, saraus, oficinas e encontro de ilustradores.

“A Flipiri se consolida como um tradicional destino literário do país, sediada em Goiás, estado que contribuiu para o rol de grandes escritores brasileiros como Bernardo Élis, Cora Coralina e José J. Veiga, todos já celebrados em edições passadas. Estamos felizes com o caminho que trilhamos, pois ao mesmo tempo em que alcançamos relevância nacional, mantemos o compromisso com a comunidade local, sobretudo a educacional”, explica Iris Borges, escritora, idealizadora, coordenadora geral da feira literária e vice-presidente do Instituto Cultural Casa de Autores.

O evento dialoga com a importância de valorização de nossas origens, o que se destaca tanto na reflexão suscitada pelo tema “Os Vários Brasis – As Belas Faces de um Povo”, como na instituição homenageada, a Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (Aplam). 

O jornalista Maurício Melo Júnior, curador literário do evento e presidente do Instituto Cultural Casa de Autores, faz uma reflexão: “Vivemos num país continental, com incontáveis falares, mas nós entendemos como povo unificado pela língua e pelos sentimentos. Somos a mistura de portugueses, africanos e povos originários, as ‘três raças muito tristes’, segundo Vinícius de Moraes. Mas desse advento de tristeza construímos celeiros de felicidades, o que está dito em nossa trajetória literária. Somos um único povo, uma única raça. Este é o lema, a convivência pacífica e fraterna entre irmãos que a Flipiri de 2023 quer difundir”.

A Aplam é uma entidade voltada para a salvaguarda da cultura e valorização dos talentos artísticos ligados a Pirenópolis, e estimula os talentos locais, promovendo a obra de quem já está no mercado através de concursos literários, saraus e palestras. “A homenagem e o reconhecimento deste evento servem de vetores para continuarmos a fazer mais e melhor”, afirma Aline Lobo, presidente da associação.  

No conceito curatorial do evento está a promoção da literatura independente, que aposta na pluralidade e em uma atmosfera contemporânea para a festa do livro, da leitura e da literatura. Justifica-se, a partir dessa orientação, o convite a dezenas de autores, entre eles a professora Eda Machado, a editora Leila Bortolazzi e o pesquisador na área de autismo e inclusão Dr. Lucelmo Lacerda.

Na base do projeto idealizado por Iris Borges, está a Flipiri Itinerante, que fomenta o hábito da leitura desde a primeira infância com doação de livros e ações com a rede pública de ensino. Neste módulo, desenvolvido em colaboração com a Secretaria de Educação do município, sob o comando de Márcia Áurea, este ano as atividades priorizam a educação infantil e os anos iniciais, envolvendo 3 mil alunos e 200 educadores. 

Segundo Márcia, a ida do autor à escola é o momento mais esperado da festa. “Com exposições produzidas pelos próprios alunos, a Flipiri Itinerante se destaca pela diversidade artística e literária”. Em 2023, a primeira etapa aconteceu em novembro e esteve em oito escolas do campo. Já a segunda, de 6 a 8 de dezembro, contemplará outras 10 instituições.

O evento também tem como objetivo fomentar o turismo e cultura da cidade. A programação cultural se concentrará no Centro Histórico e, além da Escola Estadual Comendador Joaquim Alves, destaca dois aparelhos emblemáticos da cultura goiana: o Teatro Sebastião Pompêo de Pina e o Cine Theatro Pireneus. Entre uma atividade e outra, o cenário que combina a beleza da Serra dos Pireneus com a arquitetura colonial, encanta.  Ainda há a gastronomia e passeios ecológicos. “A Flipiri conquistou lugar especial no calendário de festividades de Pirenópolis. É uma oportunidade para promover a literatura, fortalecer nossa cultura e impulsionar o turismo pedagógico”, destaca o prefeito Nivaldo Melo.

O Resort Santa Bárbara também abrigará momentos importantes, como as palestras “A leitura em minha vida e no Estado de Goiás”, com a dra. Fátima Gavioli, secretária de Educação de Goiás, e “A situação do livro, da leitura e das bibliotecas públicas em nosso país”, com Jéferson Assunção, diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura.

A festa literária também promove o encontro da literatura com a música. A Secretaria de Cultura produziu um interessante Festival que movimentará o centenário teatro, recentemente restaurado e equipado de forma a contemplar a acessibilidade. Como explica o secretário de Cultura Ronaldo Félix, serão dois dias para apreciar a qualidade e tradição das Bandas de Música de Pirenópolis, Corumbá, Cocalzinho, Jaraguá e Goianésia, ressaltando o quanto essa manifestação cultural segue forte no interior de Goiás.

Aberta ao público, a Flipiri, estenderá parte de sua programação ao mundo digital. Palestras e oficinas serão transmitidas via redes sociais e disponibilizadas na íntegra pelo canal de YouTube do evento. 

Festa Literária de Pirenópolis
(Foto: Ana Póvoas)

Histórico

Residente em Brasília, em 2008 a professora, escritora, psicóloga, contadora de histórias e livreira Iris Borges, então à frente da organização da Feira do Livro de Brasília, foi provocada pela professora Colandi Oliveira a realizar um evento literário em Pirenópolis. Com grande identificação pelo lugar, aceitou o desafio. Cidade amiga de diversas manifestações culturais, com um folclore muito forte, Pirenópolis se apresentava como cenário perfeito para destacar e desenvolver a literatura e leitura em meio a sua atmosfera de charme, história e estrutura turística. Do desejo, incentivo e da colaboração de várias pessoas, em 2009 nascia a Flipiri, realizada pelo Instituto Cultural Casa de Autores.

Desde o primeiro momento, a prefeitura da cidade apoiou o evento e caminhou com a organização para atrair novas parcerias, garantindo a evolução da festa. Prestes a realizar a 13ª edição, a Flipiri contou com a participação de centenas de escritores e milhares de visitantes ao longo dos anos e doou mais de 15 mil livros à rede pública de ensino da cidade.

Percorrendo vários estilos e momentos da literatura contemporânea brasileira, sempre refletindo a temática de cada edição, foram homenageados nomes como Inácio de Loyola Brandão, Cora Coralina, Guido Heleno, Roseana Murray, Luís Fernando Veríssimo, Elder Rocha, José J. Veiga, Eli Brasiliense, Bernardo Élis, Fleury de Campos Curado, Carmo Bernardes e Adriano César Curado.

Programação

Quarta-feira (06/12) – Itinerante e Literária 

  • 19h – Auditório da UEG: Apresentação do Coral em Libras dos alunos da Escola Geraldo de Moraes
  • 19h10 às 20h30 − Auditório da UEG: Palestra “O desafio de ser professor na era da inclusão”, com o autor Lucelmo Lacerda
  • 20h30 às 21h – Auditório da UEG: Sessão de autógrafos com o autor Lucelmo Lacerda

Quinta-feira (07/12)

  • 9h às 11h / 14h30 às 16h30 – Escola Municipal Professora Olívia Conceição de Pina: Encontro com Iris Borges – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
  • 9h às 11h / 14h30 às 16h30 – Educandário Municipal Dom Bosco: Encontro com Clara Arreguy – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
  • 9h às 11h / 14h30 às 16h30 – Escola Municipal Prefeito Geraldo de Moraes: Encontro com a autora Débora Bianca – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
  • 9h às 11h / 14h30 às 16h30 – Escola Municipal Luciano Peixoto: Encontro com Hozana Costa – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
  • 9h às 11h – Escola Municipal Manoel Cardoso: Encontro com Taicy Ávila – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
  • 9h às 11h – Cine Theatro Pireneus: Preparação para o Sarau – Liduína Bartholo e alunos da rede estadual de ensino
  • 16h às 17h – Cine Theatro Pireneus: Sarau dos alunos da rede estadual de ensino
  • 18h30 – Resort Santa Bárbara: Sessão Solene com o curador Maurício Melo, Iris Borges, Presidente do Instituto Cultural Casa de Autores e Coordenadora geral da Flipiri; Nivaldo Melo, Prefeito de Pirenópolis; Márcia Áurea, Secretária de Educação de Pirenópolis; Aline Lobo, Presidente da APLAM (Associação Pirenopolina de Letras, Artes e Música)
  • 19h – Resort Santa Bárbara: palestra “A leitura em minha vida e no estado de Goiás”, com a dra. Fátima Gavioli, Secretária de Educação de Goiás
  • 20h – Resort Santa Bárbara: palestra “A situação do livro, da leitura e das bibliotecas públicas em nosso país” – Jéferson Assunção, Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura
  • 20h45 – Resort Santa Bárbara: Confraternização com café.
  • 21h – Restaurante Art & Bar: Encontro Lítero-musical, lançamento de livros, sessão de Autógrafos, contação de história e apresentação musical.

Sexta-feira (08/12)

  • 9h às 11h/ 14h30 às 16h30min – Creche Criança Cidadã: Encontro com André Cerino – Bate-papo com o autor sobre suas obras.
  • 9h às 11h/ 14h30 às 16h30 – Complexo Municipal de Educação Infantil: Encontro com Clara Arreguy e Taicy Álvila – Bate-papo com as autoras sobre suas obras.
  • 9h às 11h/ 14h30 às 16h30 – Escola Municipal Dom Emmanuel Gomes de Oliveira: Encontro com Liduína Bartholo – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
  • 9h às 11h/ 14h30 às 16h30 – Aldeia da Paz: Encontro com Débora Bianca – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
  • 8h30 às 10h30 – Passeio na cidade (Walking tour) seguindo os pontos turísticos do livro “Venha conhecer Pirenópolis”, com Iris Borges, Sérgio Pompêo e a comunidade em geral.
  • 14h30 às 16h – Cine Theatro Pireneus: Palestra “O papel do Banco Central na Vida dos Brasileiros” – Paula Oliveira e Gilneu Vivan – para alunos da rede estadual de ensino e comunidade
  • 16h às 18h – Cine Theatro Pireneus: Lançamentos de livros e sessões de autógrafos – autores independentes
  • 16h30 às 18h – Cine Theatro Pireneus: Palestra e sessão de autógrafos do livro “O quanto eu caminhei. Vida e Educação”, com a professora Eda Machado.
  • 18h30 às 20h30 – Colégio Estadual Joaquim Alves: Oficina de Sensibilização – “Multiplicadores da Narrativa”, com Ângela B. Café
  • 18h30 às 20h30 – Colégio Estadual Joaquim Alves: Oficina de Especialização – “A fantástica Matemática”, com Maria das Dores Brigagão
  • 18h30 às 20h30 – Colégio Estadual Joaquim Alves: Oficina de Especialização – “Pintura em aquarela”, com Thamara Saraiva e Jean Fernando
  • 18h – Cine Theatro Pirineus: Show de talentos da cidade – Apresentação de Liduína Bartholo (Inscrições no local)
  • 20h30 – Teatro Sebastião Pompêo de Pina: Festival com a Banda 13 de maio, de Corumbá e Banda 3 de Julho, de Cocalzinho

Sábado (09/12) 

  • 10h às 12h – Cine Theatro Pireneus: Encontro de Ilustradores com exposição de obras de Claudimar Pereira, Cacá Soares, Keith Dalmon, Sérgio Pompêo. Medição de André Cerino.
  • 13h30 às 14h30 – Cine Theatro Pireneus: Palestra “O quanto eu caminhei. Vida e Educação” com a professora Eda Machado, seguida de sessão de autógrafos no saguão do teatro.
  • 15h às 17h – Cine Theatro Pireneus: Mesa redonda “Como anda o mercado editorial no Brasil e no mundo?”, com Leila Bortolazzi (Editora Melhoramentos) e Clara Arreguy (Outubro Edições). Medição de Iris Borges (Arco-Iris Livros).
  • 20h – Teatro Sebastião Pompêo de Pina: Festival com apresentação da Bandas Santa Cecília e Lira Jaraguaense, de Jaraguá; Phoenix, de Pirenópolis e Lira Musical Orcena, de Goianésia.

Serviço: Festa Literária de Pirenópolis – Flipiri

Data: 06 a 09 de dezembro
Local: Pirenópolis/Goiás
Entrada Franca

Deixe um comentário