1º Mova Goiânia – Movimento de ocupação visual artà­stica

 Procurando atender uma demanda de um evento municipal focado nas artes visuais, envolvendo artes plásticas, fotografia, vídeo, performance, animação, design, moda e outras atividades, a Secretaria de Cultura de Goiânia lança o 1º Mova Goiânia- Movimento de ocupação visual e artística. O nome é autoexplicativo e representa a intenção do projeto  que, segundo o secretário de cultura Kleber Adorno, tem tudo pra se tornar efetivo no calendário de ações culturais do município, afinal Goiânia já possui  eventos nos segmentos das artes cênicas (Goiânia Em Cena), na música (Canto de Ouro), no cinema (Festcine), todos bem sucedidos e em edições adiantadas, porém ainda não havia nenhum que contemplasse as artes visuais de uma forma mais ampliada e foi exatamente essa a premissa para a criação do Mova que terá nessa primeira edição a produção cultural da empresa Arte Plena, empresa de produção cultural que só em 2010 realizou ou assessorou  19 eventos culturais, principalmente voltados para artes visuais.

 A intenção dos organizadores é movimentar vários espaços públicos administrados pela prefeitura, cujo acesso seja facilitado à população em geral, tanto para mera visitação, como para participação e interatividade nas oficinas e dinâmicas dentro da programação. Espaços como o Grande Hotel, a Avenida Goiás, o Shopping Bougainville, a antiga Estação Ferroviária, o Palácio da Cultura, a Casa das Artes, o Bosque dos Buritis, o Parque Flamboyant, o Parque Vaca Brava e o Mercado Central estão na lista dos que receberão ações do Mova entre o dia 11 de agosto a 17 de setembro próximos, paralelamente à programação da 2ª Grande Revirada Cultural de Goiânia.  

 Dentre os cerca de 80 artistas participantes, fazem parte não só alguns dos nomes mais consagrados da cena artística local, como também jovens talentos que, apesar de breves históricos de atuação no mercado, já demonstram engajamento e se destacam em suas áreas, aliás, esse foi um dos critérios de curadoria dos profissionais que se envolveriam no projeto, além, claro, da representatividade na área e o que, ao longo das reuniões, os organizadores chamaram de fidelidade ideológica com o projeto. O profissionalismo e o rigor nos critérios de escolha ficaram acima de afinidades pessoais, o que dará ao Mova legitimidade e um caráter agregador na classe. Não houveram exclusões, apenas não seria possível convidar todos os profissionais atuantes, e uma lista devia ser elaborada para essa primeira edição.

 Alguns destaques dentro da programação do Mova já chamam a atenção dos interessados, como o  Concurso de idéias possíveis e imagináveis para um mundo melhor, privilegiando criadores, designers e artistas em geral,  visando estimular e premiar idéias criativas de design de objetos confeccionados a partir de material reciclável – informações e inscrições na Secult Goiânia ou pelo site www.goiania.go.gov.br , link da Secult – e a ação coqueluche do MOVA  que se desmembrará em três, nos principais parques da cidade (Bosque dos Buritis, Parque Vaca Brava e Parque Flamboyant), envolvendo artistas plásticos e estilistas, com direito a um desfile de quinze modelos no final.  Mas, claro, as outras ações não são menos importantes, jogando luz tanto nos artistas quanto nas edificações  públicas do município, algumas dessas tombadas pelo conjunto do patrimônio art decò  brasileiro.

 A equipe de produção e coordenação do Mova traz nomes conhecidos na cena artística pelo fomento e incentivo cultural, como Sandro Tôrres artista multimídia e Wanessa Cruz, produtora cultural  idealizadora do projeto – ambos da Arte Plena. O produtor cultural e curador Antonio da Mata também encabeça essa lista que ainda conta com a competência do artista visual Alejandro Zenha, estreando como produtor e alguns coordenadores de áreas como Cássia Queiroz (vídeos), André Rezende (grafite), Evando Filho (estética) e o estilista Marcos Queyroz (moda).

 No rol de artistas figuram nomes como Roos, Pitágoras, Edney Antunes, Rôber Côrtes, Sanatan, Evandra Rocha, Saida Cunha, Tai,  Keith Richard, Lílian Tôrres, Vinicius de Castro, Helena Vasconcelos  e muitos outros (segue lista completa dos artistas) que participarão em ações distintas, de acordo com sua linguagem pessoal. O diferencial do Mova, causa defendida fervorosamente pela produtora Wanessa Cruz, é 100 % dos profissionais envolvidos residem e trabalham na grande Goiânia, valorizando assim a produção local  e  terão alguma remuneração,  fato inédito em se tratando de um evento artístico público.  

A abertura do 1º Mova Goiânia acontecerá no próximo dia  dia 11/08, às 19:30 h, na  antiga Estação Ferroviária com a  Exposição Coletiva de Fotos Goiânia E Seus Personagens   e o brilho do show da cantora Grace Carvalho. Na ocasião também acontecerá uma apresentação da Banda Musical de Goiânia e seu repertório tradicional  e um ‘PHOTOMOB’ – evento coletivo de fotos – onde as pessoas registrarão todo o evento, os convidados e o lugar com sua câmeras e depois enviarão as fotos para o email [email protected], material que se tornará um gigante painel mosaico. É esperar pra conferir e prestigiar.

Serviço:

Abertura do 1º Mova Goiânia e 2ª Grande Revirada CulturaL de Goiânia

Local: Estação Ferroviária, Praça do trabalhador, Centro, Goiânia-GO

DIA 11/08, ÀS 19:30 H

-Exposição de fotos: Goiânia e seus personagens, com os fotógrafos:

  • Rosary Esteves
  • Ângela Motta
  • Vinicius de Castro
  • François Calil
  • Cida Carneiro
  • Cidinha Tôrres
  • Vinicius Moreira

-Apresentação da banda musical de Goiânia

-‘Photomob’ com a participação do público presente

-Show com a Cantora Grace Carvalho e banda

 

 

Deixe um comentário