SAÚDE

Congresso “Autismo Sem Fronteiras” retorna a Goiânia em 2026 com foco em ciência e inclusão

Pela segunda vez consecutiva, Goiânia será sede de um congresso científico sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Após reunir mais de 2 mil participantes em 2025, o evento retorna em 2026 com uma programação teórica e prática que incluirá também outras comorbidades associadas ao autismo.

Organizado pela Associação Mães em Movimento pelo Autismo (MMA), o congresso “Autismo Sem Fronteiras” (ASF) reunirá profissionais da saúde, educação, direito, estudantes e familiares de pessoas autistas. O lançamento oficial ocorreu em 27 de agosto, com as idealizadoras Ana Flávia Dantas, Letícia Amaral e Maíra Tomo. Na ocasião, elas anunciaram a nova edição para os dias 18 e 19 de abril de 2026, no Teatro Rio Vermelho, em Goiânia.

O nome “Autismo Sem Fronteiras” reflete a proposta de um olhar interdisciplinar para compreender o autismo e suas comorbidades. Para a consultora de marketing do evento e mãe autista, Ana Flávia, “é preciso transcender as limitações geográficas, culturais e até classificatórias na forma de perceber, entender e vivenciar os autismos nas diversas camadas sociais”.

Segundo Maíra Tomo, “a evolução clínica e a qualidade de vida dos autistas e de suas famílias dependem desse esforço contínuo de divulgação e educação científica”. O objetivo é quebrar barreiras capacitistas, ampliar o acesso às pesquisas mais recentes e difundir técnicas baseadas em evidências.

O congresso reunirá referências nacionais e internacionais das áreas médica, educacional, social e psicológica. A expectativa é fortalecer Goiás como polo de produção e disseminação de conhecimento científico. Para a presidente da MMA, Letícia Amaral, “pela posição estratégica de Goiás, no coração do Brasil, Goiânia foi escolhida como sede para receber participantes de diferentes regiões, democratizando o acesso ao conhecimento especializado”.

A curadoria será conduzida pelo Dr. Hélio Van der Linden, neurofisiologista e neurologista infantil da USP. Ele afirma que a intenção é “trazer as mentes mais criativas sobre o Transtorno do Espectro Autista e outras condições cumulativas, com o objetivo de empoderar, informar e capacitar o público participante”.

A segunda edição do ASF, segundo os organizadores, será ainda mais inovadora, mantendo o propósito de promover uma sociedade inclusiva, com informação acessível e práticas terapêuticas e educacionais baseadas em evidências.

Serviço: 2º Congresso Autismo Sem Fronteiras

Quando: 18 e 19 de abril de 2026
Onde: Teatro Rio Vermelho, Centro de Convenções de Goiânia (GO).

Revista Zelo

Share
Published by
Revista Zelo

Recent Posts

Giba ministra palestra em Goiânia sobre superação e trabalho em equipe

Ex-jogador é atração do meeting da FGR Incorporações, que apresenta o lançamento do condomínio Jardins…

9 horas ago

Morre Angela Ro Ro aos 75 anos

Cantora foi referência da música brasileira e voz pioneira na luta LGBTQIA+

13 horas ago

Projeção transforma fachada da Igreja do Rosário durante o Canto da Primavera em Pirenópolis

Espetáculo une tecnologia, cultura popular e memória histórica entre os dias 12 e 14 de…

17 horas ago

Granado abre boutiques temporárias na Itália com pop-ups exclusivas nas lojas Rinascente

Marca brasileira participa da Milano Beauty Week e da Milano Fashion Week com ativações em…

2 dias ago

Museu Antropológico recebe exposição de Haydèe Sampaio sobre mulheres ribeirinhas

Mostra “Florescendo no Meio do Mundo” reúne memórias e narrativas do cotidiano feminino às margens…

2 dias ago

Lançamento da Consciente integra solução nas garagens para carros de alta performance

Solenne traz rampas de baixa inclinação, até cinco vagas por unidade e recursos sustentáveis

2 dias ago