O Brasil é adepto aos animais de estimação, sendo o terceiro maior país em população total de animais, com mais de 50 milhões de cães e 20 milhões de gatos, segundo Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), na qual 53% dos domicílios brasileiros têm cães ou gatos entre os familiares, ou seja, estão presentes em mais de 37 milhões de lares, segundo o Radar Pet 2020.
Diante disso, Cafuné, marca de produtos para cuidados com cães e gatos recém-lançada pela Unilever no Brasil, convidou os médicos veterinários Rita Ericson e Ronaldo Lucas para darem dicas de como escolher os melhores produtos para a higiene de seus pets e limpeza da casa para que estejam sempre confortáveis, saudáveis e felizes.
Utilize produtos específicos para pets
A estrutura da pele e os sentidos dos animais são diferentes aos dos seres humanos em muitos aspectos. A pele dos humanos, por exemplo, possui mais camadas que a pele dos cães e gatos. Além disso, sabemos que esses animais exibem um comportamento natural de limpeza se lambendo e, por essa razão, é importante escolher produtos que não ofereçam riscos para a saúde do animal caso tenham contato direto com a pele. A escolha de produtos inadequados de higiene e limpeza, podem desencadear alergia e coceira como uma resposta de irritação e hipersensibilidade a alérgenos encontrados na composição de desinfetantes, detergentes, shampoos e outros produtos que são próprios para humanos.
As diversas doenças de origem alérgica costumam iniciar com coceira ou espirros e, caso não tratadas, podem agravar-se com o desenvolvimento de dermatopatias ou quadros respiratórios. Os quadros alérgicos estão diretamente ligados à qualidade de vida dos animais e, por consequência, das pessoas que vivem com eles em suas rotinas. Por isso, é de extrema importância levar em consideração as necessidades do animal na hora da escolha dos produtos de higiene e limpeza.
Conheça bem o seu animal de estimação
Observe e aprenda sobre seu pet. Assim como os humanos, cada um tem sua especificidade quanto ao seu pelo e pele. Alguns animais apresentam o pelo mais oleoso, outros a pele mais seca e ainda, aqueles que são mais alérgicos e sensíveis. Os produtos devem ser escolhidos de acordo com as características individuais de cada um, levando sempre em consideração esses detalhes. É muito importante conversar com um médico veterinário para entender qual o melhor intervalo entre banhos e os cuidados específicos com o seu cachorro ou gato.
Fuja dos excessos de fragrâncias
Na maioria dos casos, os animais de estimação circulam dentro de casa livremente e mantê-la sempre limpa é fundamental para a saúde da sua família e também do seu pet. Produtos com odores muito intensos podem propiciar quadros alérgicos, respiratórios, cutâneos ou até mesmo levar ao agravamento de um quadro já alérgico do animal.
Como os animais desbravam e conhecem o mundo por meio do olfato, não é recomendado produtos com fragrâncias fortes que podem interferir neste sentido tão importante, além de gerar possíveis quadros respiratórios, afetando a saúde desses pets. As fragrâncias atrapalham a percepção que os cães e gatos têm do mundo ao seu redor. Você já reparou o quanto eles saem cheirando tudo por aí?! Eles cheiram o mundo! Qualquer odor forte em casa ou nele próprio o incomoda. A olfação, é um sentido muito importante para o comportamento e comunicação pois eles usam o olfato para sentir o ambiente, farejar feromônios que os humanos não sentem, para marcar territórios e etc.
Utilizar uma linha de produtos com fórmulas suaves é o mais indicado. A linha para banho de Cafuné, por exemplo, não deixa resíduos nocivos nos pelos. A marca ainda traz fragrâncias com extratos naturais que perfumam suavemente e opções sem fragrância para animais mais sensíveis. A linha com produtos para limpeza da casa, por sua vez, conta com produtos de alta performance, com opções sem perfume para aqueles mais sensíveis a fragrâncias e itens desenvolvidos com tecnologia de combate ao mau odor para trazer praticidade à rotina de limpeza dos tutores e segurança para todos os moradores da casa.
Dê preferência a produtos sem parabenos
Os parabenos são uma classe de produtos químicos muito utilizados em cosméticos. Quando encontrados em excesso, podem levar a alergias cutâneas. Por isso, é recomendado que os tutores procurem nas embalagens de produtos, símbolos ou a informação de que aquele produto é livre de parabenos. As fórmulas da linha de banho da marca Cafuné, por exemplo, são livres de parabenos e os preservantes são usados em dosagens seguras para uso em cães e gatos.
Procure um profissional de confiança
O uso de produtos recomendados por veterinários e específicos para pets, por exemplo, é uma das práticas que previnem possíveis problemas de saúde em cães e gatos.
Caso tenha dúvidas ou observe algo estranho na saúde da pele ou respiração do seu pet, procure sempre um veterinário de sua confiança. Somente ele poderá te orientar sobre a melhor forma de cuidar de toda e qualquer alergia que seu animal venha a ter.
Também é bom lembrar que usar produtos inadequados podem interferir no ambiente natural do animal. É importante trabalhar com a prevenção para evitar algumas situações, como ter que controlar o problema após ter se instalado.