VW Taos eleva patamar do segmento com atualizações na linha 2023

Nova oferta do Pacote Bi-Tone, com quatro cores disponíveis, inclui teto solar panorâmico, e retrovisores externos e teto pintados em preto brilhante
Fotos: Divulgação

Nada como ser referência em design, segurança tecnologia e conforto. Que o diga o Taos. O SUV médio premium da Volkswagen aparece ainda mais completo na linha 2023 e amplia sua lista de predicados.

A versão Highline, já conhecida por seus equipamentos de segmento superior, surge atualizada com novo volante revestido em couro e inéditos botões “touch”, já presentes no Jetta GLI, e também nos modelos ID.3, ID.4 e ID. Buzz. O volante tem nova configuração de controles para a central multimídia e painel de instrumentos e aletas para trocas de marchas.

Em termos de segurança, a unidade topo de linha teve sua lista de equipamentos estendida com a chegada dos assistentes de permanência faixa e de estacionamento. O primeiro deles, também chamado de Lane Assist, monitora a faixa em que o veículo se encontra e corrige o volante automaticamente caso o motorista tenha uma distração e comece a invadir outra pista. Vale mencionar que o motorista pode sobrepor a atuação do sistema no volante. Além disso, esta intervenção não acontece quando o motorista aciona a seta para efetuar a troca de faixa. Já o Park Assist permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais.

O pacote Bi-Tone, disponível para a Highline, também teve seu conteúdo atualizado. A oferta contempla teto solar panorâmico, além capas dos retrovisores externos e teto pintados na cor preto brilhante. O opcional está disponível para quatro cores externas: Bege Mojawe, Cinza Indium, Branco Puro e Prata Pyrit.

A linha 2023 também traz avanços para a versão Comfortline. O modelo sai de fábrica com novo ar-condicionado Climatronic Touch e uma entrada extra de USB do tipo C para os passageiros do banco traseiro — os dois equipamentos também são novidades para a Highline.

Segurança estrelada

Com o Taos, a Volkswagen foi a primeira montadora a obter nota máxima em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o nível de segurança entregue pelos veículos vendidos na América Latina e Caribe. O SUVW Taos conquistou cinco estrelas em todos os requisitos avaliados pelo instituto, considerando a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor.

Desenvolvido com base na plataforma MQB, que lhe atribui uma excelente performance estrutural nas avaliações de crash tests, o modelo é equipado com diversos assistentes de condução de última geração, tendo como destaque o sistema de Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Stop & Go, o sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detector de pedestres, Detector de Ponto Cego (Blind Spot Monitoring) e Assistente Traseiro de Saída, que alerta o condutor em manobras em marcha ré a baixa velocidade, como ao sair de uma vaga perpendicular, detectando outros veículos que cruzem a traseira, visando evitar uma colisão.

O modelo conta ainda com dois itens exclusivos no segmento: Detector de fadiga (sistema monitora a forma de dirigir e emite um aviso sonoro e visual, caso o motorista apresente sinais de cansaço) e Sistema de frenagem pós-colisão, que freia o veículo automaticamente após uma primeira colisão, evitando assim colisões subsequentes. Adicionalmente, fazem parte da lista de itens de segurança 6 airbags, sendo 2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina, Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros.

Deixe um comentário


Confira também