A Voltz, montadora brasileira de motos elétricas, avança em tecnologia e inovação e lança o Miles, primeiro triciclo elétrico de fabricação e montagem 100% brasileira. Inicialmente o veículo será destinado apenas a empresas e indústrias que desejam transportar cargas de maneira limpa e inteligente. A compra do Miles será feita exclusivamente sob encomenda.
A novidade chegará ao mercado com preços a partir de R$ 32 mil e a montagem vai ser realizada inteiramente na nova fábrica da Voltz em Manaus (AM) – que será oficialmente inaugurada no final deste mês de maio. O triciclo Miles que está em fase de teste comporta duas baterias, mas o veículo poderá comportar até seis baterias, cada uma com capacidade de até 50km, e poderá entregar até 300km de autonomia.
A velocidade máxima que o Miles atinge é de até 55 km/h e o tempo de recarga das baterias é de até 5 horas. Cada bateria conta com uma vida útil de até 1000 ciclos e, após esse tempo, ela tem a capacidade reduzida a 75%. O preço médio de uma bateria para eventual troca é de R$ 5 mil.
De acordo com o CEO da Voltz, Renato Villar, os veículos elétricos da montadora não precisam de revisão programada, assim como não há a obrigação do pagamento de taxas a cada ano ou quilometragem. “No caso do Miles, recomendamos apenas a troca de peças que apresentem desgastes, como pastilha de freio ou amortecedor”, pontua.
O novo veículo, que é automático, conta com uma garantia de dois anos. Não há uma revisão obrigatória, mas a montadora recomenda que uma manutenção simples seja feita a cada três meses. Em sua estrutura, o triciclo tem um baú de 750L, que comporta cinco botijões de gás; capacidade de 290kg e motor de 125 cc (speed limited). No total, o Miles pesa 306kg.
“O Miles foi idealizado e criado sob tecnologia de ponta. O triciclo terá chave inteligente, painel LCD Smart e o usuário terá total controle na palma da mão pelo aplicativo Hello Voltz. Será possível localizar o veículo à distância, controlar a carga das baterias e a quilometragem restante com a bateria em uso. Além disso, será possível ligar e desligar o veículo à distância, assim como saber eventuais falhas e histórico de uso. O Miles é um veículo totalmente ecológico, sustentável, utilizando energia limpa e barata”, enfatiza Villar.
Para conduzir, o piloto precisa ter uma habilitação de categoria A – igual a moto – e o emplacamento funciona como qualquer outro veículo, diretamente no Detran das cidades.
Ficha técnica do Miles
– Como carregar o Miles? Em qualquer tomada. Basta plugar e esperar. Carregador Bi-Volt (110 / 220V).
– Dimensões: 2410 mm x 1230 mm x 1270 mm, com entre eixos de 1500 mm. Vão livre de 155mm.
– Potência: 3.400w.
– Freio: CBS (freio a disco nas três rodas).
– Pneus: Pirelli.
– 6 cavalos HP.
– GPS de rastreio.
– Possibilidade de ver se a bateria está acabando pelo painel.
– Desenvolvido para andar na chuva.
– Painel de LCD: velocidade, autonomia, carga das baterias, data e hora, modo de condução.
– Motor Voltz.