A Toyota Gazoo Racing apresenta, a quarta geração da Hilux GR–SPORT. Inspirada no Rally-Road, ela mantém a lendária força, qualidade, durabilidade e confiabilidade da picape e reforça o espírito “fun to drive” da GAZOO Racing.
O Dna Gazoo Racing está presente na nova Hilux GR–SPORT por meio de aprimoramentos na plataforma, que evoluiu e apresenta bitola mais larga (+155mm na traseira e +140mm na frente), nova suspensão com amortecedores monotubo, novos freios e mais potência em relação às demais versões do portfólio Hilux.
A grande novidade em relação aos freios fica por conta da introdução de freios a disco traseiros, itens que reforçam a segurança e que garantem um melhor desempenho de frenagem nas condições mais adversas de uso.
A nova Hilux GR–SPORT foi desenvolvida com base em três conceitos principais da marca: “Design esportivo inspirado no Rally-Road”, “Desempenho aprimorado (tanto em estrada como fora de estrada)” e “Alta performance de condução”. Essa nova versão materializa a visão do mundo GAZOO Racing, que é inspirado no lema “Pushing the limits for better”.
Além de transmitir uma imagem poderosa, robusta e ágil, cada elemento do design se correlaciona com uma melhoria no desempenho. As partes externas da carroceria, como a grade frontal, os dutos de ar, a barra esportiva e até mesmo o design das rodas, visam maximizar a eficiência aerodinâmica.
Participação regional em um produto global
A nova Hilux GR–SPORT foi elaborada em conjunto pelas equipes da Toyota na América Latina, Austrália, Tailândia e no Japão, aproveitando a experiência de campo de cada uma delas cada uma para potencializar a sinergia e entregar um produto surpreendente.
Engenheiros locais desenvolveram a nova suspensão, grade frontal e outras partes da carroceria nos centros de design e oficinas da Toyota, em Zárate, Argentina. Após definir os objetivos dinâmicos e de performance, pela primeira vez na história da GAZOO Racing Latino-Americana, um protótipo local foi construído para seu desenvolvimento.
A partir daí foi desenhada a nova suspensão da Hilux GR–SPORT, com amortecedores monotubo com maior diâmetro de pistão e capacidade de amortecimento, molas, grades e elásticos novos. Essa combinação entrega à picape maior aderência e controle em condições off-road e on-road.
A grade frontal foi projetada para maximizar a área de resfriamento e os dutos de ar, que, junto com o design dos pneus, aprimoram a aerodinâmica do veículo. A barra esportiva foi projetada com o mesmo objetivo, além de reduzir a turbulência na traseira.
Nova plataforma com design robusto e ágil ao mesmo tempo
A nova Hilux GR–SPORT mantém o espírito da competição esportiva, transmitindo velocidade, aerodinâmica, agilidade e robustez à primeira vista. Isso porque seu design combina elementos aerodinâmicos superiores integrados e de forma eficiente aos elementos inferiores robustos.
A nova plataforma apresenta uma bitola significativamente mais larga, +140 mm na frente e +155 mm na traseira, braços de suspensão estendidos e um eixo traseiro reforçado para suportar os diferentes tipos de terreno. A distância do solo também foi aumentada em 20 mm para aprimorar sua renomada capacidade off-road.
Seus para-lamas exclusivos integram-se perfeitamente ao para-choque, oferecendo um estilo único que destaca seu visual agressivo e imponente, marca registrada dos produtos GAZOO Racing.
Design com capacidade “off-road”
Na dianteira o destaque fica por conta da inscrição “TOYOTA”, exclusiva das versões GR, e faz referência direta ao caráter de competições de rally. Um protetor de para-choque com maior ângulo de ataque e maior distância do solo proporcionam melhores recursos para desempenho off-road.
Interior exclusivo GR–SPORT
Os bancos dianteiros apresentam design esportivo e são revestidos com couro natural, suede e material sintético com detalhes vermelhos. O painel e console central são na cor preto brilhante e alguns itens, como a placa de identificação com o número da unidade, o apoio de cabeça dos bancos, as pedaleiras de alumínio e os tapetes exclusivos, destacam a divisão GAZOO Racing.
Motorização
A Hilux GR–SPORT é equipada com o motor turbodiesel 2.8L 16V, 4 cilindros em linha, mas com uma configuração do turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD) que entrega 224 cv de potência e 55,0 kgfm de torque. Todo esse conjunto de força é acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades sequencial com paddle shift, que reforça ainda mais o espírito esportivo do veículo.
Equipamentos
Na lista de equipamentos, destacam-se os faróis Bi-LED com “Follow me home” e ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LED e luzes diurnas de LED (DRL), sistema multimídia com tela sensível ao toque de 9”, com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e sistema JBL® com seis alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer, Smart Entry System, que permite destravar as portas simplesmente pressionando o botão na maçaneta de abertura da porta, mantendo a chave inteligente no bolso, facilitando também a operação de partida do veículo com o sistema Push Start Button.
A nova Hilux GR–SPORT é equipada com câmera de ré, monitor com sistema de visão 360° e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Inclui, ainda:
• Hill Start Assist Control (HAC), um sistema que facilita as manobras em subidas tanto fora de estrada como em uso urbano, atuando automaticamente nos freios ao arrancar com a imobilização.
• Controle Ativo de Tração (A-TRC — Active Traction Control) que funciona quando a tração 4×4 é acionada e evita que o veículo derrape aplicando automaticamente a pressão de frenagem em qualquer uma das quatro rodas que eventualmente percam aderência, enviando mais torque para a roda oposta, certificando-se de que o veículo tracione corretamente.
Cores
As opções de cores externas continuam alinhadas com as cores que identificam a Toyota GAZOO Racing. A nova Hilux GR–SPORT está disponível em 4 cores: Cinza Granito, Preto Attitude, Vermelho Volcano com teto preto (dual tone) e Branco Lunar com teto preto (dual tone).
Preço
A nova Hilux GR–SPORT estará disponível em toda a rede de concessionárias da Toyota no Brasil na primeira quinzena de abril deste ano por R$ 367.390,00.