Buscando oferecer as melhores condições possíveis a todos os competidores e devido ao recorde de grid da história (só na etapa de abertura, em Goiânia, são 30 caminhões inscritos), a Copa Truck, juntamente com a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) promoveu mudanças importantes no formato da competição a partir da temporada 2023.
A principal alteração é uma definição mais clara sobre as duas classes presentes. A partir deste ano, a classe principal passa a se chamar Pro, com a Super mantendo as mesmas especificações de sua criação em 2021. No entanto, as duas classes passam a operar em separado tanto em treinos como nas dinâmicas de corridas.
Em cada um dos três treinos livres, cada classe terá 35 minutos para praticar em separado, com a Super sempre acontecendo antes da Pro. A mesma coisa se dá com a classificação, cujo molde segue sendo 15 minutos de Q1 e 10 de Top Qualifying, com a classe principal entrando por último na pista. Caso chova, as duas classes terão 15 minutos apenas de tomada de tempos.
Já na parte das corridas, os grids de Pro e Super largam separados por cerca de 80 metros, com a classe principal na frente. Ao fim da primeira corrida, as duas classes terão a inversão dos oito primeiros no grid e a prova seguinte mantém o padrão de grids distanciados.
“Há alguns anos estamos lapidando um formato ideal e acreditamos que chegamos em uma fórmula boa, que valoriza as duas classes e também auxilia bastante os comissários em suas análises, como o controle de queima de largada e a segurança dos pilotos no início das provas, por exemplo”, comenta Carlos Col, promotor da Mais Brasil Esportes, organizadora do evento.
Outra alteração importante é que tanto o campeão quanto o vice da Super subirão automaticamente para o grid da Pro no ano seguinte. “Essa mudança valoriza ainda mais os pilotos e a própria classe, pois a função da Super é ser uma porta de entrada para pilotos que buscam evoluir profissionalmente na Copa Truck e isso acaba também fazendo com que muitos não se acomodem na Super por conta de suas características como formadora de novos talentos”, ressalta Col.
Na parte técnica, a entrada do projeto hibrido elétrico – o primeiro de três de transição energética já apresentados -, por ser de configurações bem distintas do caminhão a combustão, necessita uma atenção diferenciada. No caminhão em questão, da Volkswagen, está acoplada uma bateria que fornece uma propulsão extra.
“Nós somos apoiadores de projetos que visam a sustentabilidade. Recebemos três projetos já e esse foi o primeiro a sair do papel. No entanto, ele só será autorizado a usar essa propulsão elétrica nos treinos livres no intuito de desenvolver o projeto, sendo proibido de classificar e competir até identificarmos as vantagens que isso pode gerar para ele em detrimento aos outros caminhões. É um desafio no controle de custos e equilíbrio de desempenho entre todos os caminhões, mas uma semente importante que está sendo plantada e certamente trará frutos no futuro”, completa Col.
Calendário 2023
ETAPA 1 – Goiânia (GO) – 19 de março
ETAPA 2 – Interlagos (SP) – 30 de abril
ETAPA 3 – Londrina (PR) – 3 de junho
ETAPA 4 – Londrina (PR) – 4 de junho
ETAPA 5 – Cascavel (PR) – 1 de julho
ETAPA 6 – Cascavel (PR) – 2 de julho
ETAPA 7 – Interlagos (SP) – 6 de agosto
ETAPA 8 – Tarumã (RS) – 15 de outubro
ETAPA 9 – Goiânia (GO) – 19 de novembro
Lista de inscritos
0 – Danilo Alamini (SC), R9 Competições/Volkswagen
1 – Wellington Cirino (PR), Usual Racing/Iveco
3 – Bia Figueiredo (SP), ASG Motorsport/Mercedes-Benz
4 – Felipe Giaffone (SP), R9 Competições/Volkswagen
5 – Adalberto Jardim (SP), AJ5 Motorsport/Mercedes-Benz
7 – Débora Rodrigues (PR), R9 Competições/Volkswagen
15 – Roberval Andrade (SP), ASG Motorsport/Mercedes-Benz
17 – Thiago Rizzo (RJ), R9 Competições/Volkswagen
20 – Raphael Abbate (SP), ASG Motorsport/Mercedes-Benz
21 – Djalma Pivetta (SP), Usual Racing/Iveco
22 – Caio Castro (SP), ASG Motorsport/Mercedes-Benz
23 – Victor Franzoni (SP), Tiger Team/Mercedes-Benz
25 – Jaidson Zini (PR), ASG Motorsport/Mercedes-Benz
27 – Fábio Fogaça (SP), Fábio Fogaça Motosport/Mercedes-Benz
28 – Danilo Dirani (SP), Usual Racing/Iveco
29 – PP Fernandes (MT), PP Motorsport/Mercedes-Benz
33 – Rodrigo Taborda (PR), Vannucci Racing/Volvo
43 – Glauco Barros (SP), Tiger Team/Mercedes-Benz (não corre em Goiânia)
45 – Daniel Kelemen (SP), ASG Motorsport/Mercedes-Benz
55 – Paulo Salustiano (SP), Odapel Racing/Volkswagen
69 – Evandro Camargo (SP), Tiger Team/Mercedes-Benz
70 – Kleber Eletric (SP), Scania/Eletric Racing
71 – Pê Jota (SP), PJ/Mercedes-Benz
72 – Djalma Fogaça (SP), Fábio Fogaça Motosport/Mercedes-Benz
73 – Leandro Totti (PR), Vannucci Racing/Volvo
77 – André Marques (SP), R9 Competições/Volkswagen
81 – Jô Dias (SP), Odapel Racing/Volkswagen
88 – Beto Monteiro (PE), R9 Competições/Volkswagen
99 – Luiz Lopes (SP), ASG Motorsport/Mercedes-Benz
110 – Felipe Lapenna (SP), Tiger Team/Mercedes-Benz
A definir – Ricardo Alvarez (SP), PP Motorsport/Mercedes-Benz
Programação da etapa 1
SÁBADO, 18 DE MARÇO
9h00 – NASCAR Brasil – Treino Livre 1
10h00 – Copa Truck – Treino Livre 3
13h00 – NASCAR Brasil – Treino Livre 2
15h00 – Copa Truck – Classificação
16h30 – NASCAR Brasil – Classificação 1
16h50 – NASCAR Brasil – Classificação 2
Domingo, 19 de março
8h00 – NASCAR Brasil – Warm Up
8h20 – Copa Truck – Warm Up
8h45 – Visitação aos Boxes
9h55 – Hino Nacional
10h08 – NASCAR Brasil – Corrida 1
10h38 – Copa Truck – Desfile dos Pilotos
11h10 – Copa Truck – Corrida 1
11h45 – Copa Truck – Corrida 2
12h53 – NASCAR Brasil – Corrida 2
13h30 – Show para o público