A equipe Powerslide passou o verão construindo a 8R após o lançamento da moto na primavera. No entanto, com seus rivais na nova série para 2024 já em dia e armados com dados e experiência – além das condições climáticas variáveis no fim de semana – sempre seria um desafio para o esquadrão baseado em Stoke.
Embora em desvantagem, a equipe trabalhou meticulosamente durante os treinos e a qualificação, melhorando constantemente o pacote e os tempos de volta, antes de Moreton se classificar em 20º lugar. No entanto, a chegada da chuva no domingo tornou a corrida difícil, e sem nenhuma experiência anterior em tempo chuvoso para a equipe ou piloto com o novo 8R Moreton levou a bandeirada em 26º.
Demonstrando a importância dos dados e experiência anteriores do circuito, o tempo de qualificação de Moreton neste fim de semana o teria colocado em 10º no grid na rodada de abertura. No entanto, apesar do resultado, provou ser uma primeira saída sólida para a GSX-8R na série doméstica do Reino Unido, uma moto que vem vencendo na MotoAmerica Twins Cup nesta temporada com Rocco Landers a bordo. A equipe verá as duas rodadas restantes de 2024 antes de lançar uma campanha completa em 2025.
O diretor da equipe Powerslide Motorcycles, Brad Clarke, disse: “Obviamente, sabíamos dos desafios que enfrentaríamos neste fim de semana, mas eu estaria mentindo se dissesse que estava feliz depois de mostrar tanta promessa no FP3, onde honestamente pensei que chegaríamos aos 44s no dia da corrida. Mas isso é corrida e o principal era dar voltas, e ficar apenas alguns segundos atrás após o FP3 foi impressionante. Olhando os dados, podemos ver onde estamos perdendo e, com sorte, podemos ganhar nessas áreas. Temos um teste na terça-feira para ver onde estamos e então podemos tentar melhorar em Donington. Todos nós sabemos o potencial deste pacote e de Taylor e, se não tivesse chovido, sei que estaríamos batendo na porta do top 10.”
Taylor Moreton refletiu sobre o resultado, dizendo: “Foi ótimo estar de volta. Este fim de semana era apenas para fazer a moto parecer minha e estávamos ansiosos pela corrida, mas então os céus se abriram e sem tempo de pista molhada foi uma corrida de última hora para trocar a moto apenas para ela secar durante a corrida. Mas nosso tempo no FP3 nos colocaria em sexto no teste anterior, então isso mostra o quanto as motos e os pilotos evoluíram este ano, então ser capaz de fazer esse tempo de volta, na primeira vez, nos dá confiança.”
Jak Tyrrell, gerente de marketing da Suzuki GB, acrescentou: “Foi ótimo ver a 8R em especificações de corrida e no paddock da Superbike britânica neste fim de semana, e tenho que agradecer a Brad e à equipe Powerslide pelo trabalho duro para levar a moto até aqui. Eles tiveram um verdadeiro desafio em suas mãos neste fim de semana e fizeram um excelente trabalho para superá-lo. A 8R foi amplamente elogiada após seu lançamento no início deste ano como uma máquina amigável para estradas e track days, e a Powerslide demonstrou ainda mais suas capacidades de circuito ao provar sua competitividade no Campeonato de Sportbike. A moto também está vencendo corridas nos EUA, então espero que vejamos mais algumas 8Rs no grid em 2025.”
A Powerslide Motorcycles GSX-8R troca a suspensão padrão por unidades Bitubo, com potência aumentada e peso economizado cortesia de um sistema de escapamento Spark. Há também um garfo superior Spider, clip-ons e rearsets.
Para cumprir com os regulamentos da classe, ele opera uma ECU Mectronik, usando o tear padrão e corpos de aceleração. A potência máxima é aumentada graças aos novos cames dos especialistas Kent Cams do Reino Unido, com trabalho de desenvolvimento adicional realizado pela Moto46 e PCR Performance. A proteção vem das capas de motor GB Racing, com todo o pacote envolto em carroceria Pro Fibre.
Taylor Moreton, de 23 anos, que pilotou a Powerslide Motorcycles GSX-8R, retornou ao paddock da BSB após terminar em terceiro no campeonato nacional de Moto3 em 2018. Ele também correu no campeonato Nacional Superstock 600 e fez aparições no Mundial Supersport 300.