Sertões BRB tem recepção de ‘popstar’ em Presidente Prudente

Cerca de 20 mil pessoas recebem caravana do Sertões no Parque do Povo na única parada do roteiro no Sudeste. Adrien Metge (motos), Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio (carros) e Bruno Varela/Gustavo Bortolanza lideram
Ator Leandro Lima distribiui simpatia aos fãs (Foto: Eduardo Carvalho/Sertões)

O maior rally do mundo viveu um domingo inesquecível. Presidente Prudente (SP) reservou ao Sertões BRB 30 anos uma acolhida capaz de emocionar dos mais experientes aos estreantes; algo sem precedentes nessas três décadas de história, e digno de uma edição épica. Nada menos que 20 mil pessoas, segundo estimativas das autoridades, foram ao Parque do Povo recepcionar os competidores nas motos, carros e UTVs. Os veículos ganharam a escolta de motociclistas de grupos da cidade na entrada da passarela montada para o evento. Ao longo dela, tiveram a oportunidade de retribuir o carinho do público e se energizar para o que vem pela frente.

A especial do dia, com 303 quilômetros cronometrados, não ficou por menos e agradou a pilotos e navegadores, com duas partes bastante distintas. No começo, retas mais largas e com muitas lombas que tiraram as máquinas do chão. Após o abastecimento (feito por motos e UTVs), canaviais modificaram a paisagem e exigiram muita navegação. Uma combinação que premiou a experiência.

(Foto: Doni Castilho/Fotop/Sertões)

Não por acaso, três campeões foram os vencedores da etapa intitulada Braço Forte (todas foram batizadas com trechos do Hino Nacional), em homenagem ao Bicentenário da Independência. Nas motos, o francês Adrien Metge (Yamaha), que defende o título, superou Bissinho Zavatti (Honda) por 1min48. As posições se repetem no acumulado.

“Foi uma especial divertida, com saltos e retas na primeira parte, e canaviais na segunda, o que exigiu um bocado da navegação. É bom liderar o rally, mas ainda tem muito pela frente”. Adrien Metge, vencedor Motos

Nos UTVs, Bruno Varela (campeão em 2017) e Gustavo Bortolanza (Can-Am Maverick/Varela Racing) levaram a melhor numa disputa que, por enquanto, acontece em família. Venceram a etapa à frente dos bicampeões Deninho Casarini e Ivo Mayer (Can-Am Maverick/Can-Am Factory). Bruno comanda a geral seguido pelos irmãos Rodrigo e Gabriel.

“A especial começou muito rápida, depois os canaviais estavam bem altos e, como estou acostumado às provas de Baja, me senti bastante à vontade e consegui imprimir um ritmo bom. O importante é que o carro está inteiro e estamos fazendo uma prova limpa e sem sustos. Temos sempre que lembrar que ainda faltam 12 etapas”. Bruno Varela, vencedor UTVs

Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio levaram mais uma etapa do Sertões BRB 30 anos (Foto: Vinicius Branca/Fotop/Sertões)

Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio (Toyota Hilux Overdrive T1+/MEM) mantiveram a invencibilidade entre os carros. Os campeões de 2019 superaram desta vez Marcos Baumgart e Kleber CIncea (Toyota Hilux IMA T1/X Rally). Também aqui as posições espelham o acumulado.

“Eram muitas lombas na primeira parte, eu tirei um pouco o pé para preservar o carro. Na segunda o Kaíque (Bentivoglio) teve um bocado de trabalho e, como era um trecho mais sinuoso, pudemos atacar. O equipamento está inteiro e estamos mantendo a estratégia”. Lucas Moraes, vencedor Carros 

Nelsinho Piquet foi um dos destaques da chegada a Presidente Prudente (Foto: Eduardo Carvalho/Sertões)

Rumo ao Pantanal

O percurso do Sertões BRB 30 anos leva os participantes nesta segunda-feira (29) a mais uma região e um bioma brasileiros. A caravana tem como destino Campo Grande (MS), a porta de entrada para o Pantanal. Na teoria, a etapa ‘Formoso Céu’ tem 786 quilômetros (dos quais 307 de especial cronometrada). Mas o trecho final de deslocamento (344km) será percorrido com os veículos embarcados nos caminhões de apoio, por uma questão logística e de distância.

Nos primeiros 150 quilômetros predominam estradas de fazenda, com terreno arenoso e piçarra. Retas e lombas marcam presença, antes de trechos em cascalho, lavoura de cana e paisagens que lembram muito o Pantanal.

Deixe um comentário