Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Scooters elétricas : As motos elétricas vêm conquistando espaço no mercado

Motos elétricas já são realidade no dia a dia do Brasil e o interesse dos brasileiros tem crescido muito nos últimos anos
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Foto: Divulgação

De acordo com pesquisa do Fenabrave, entidade nacional que monitora a venda de veículos automotores, as motos elétricas vêm conquistando espaço no mercado. Tendência no mundo, a mobilidade e versatilidade, junto a autonomia e sustentabilidade vem atraindo grande parte dos brasileiros.

Mas por que os consumidores estão optando por motos e scooters elétricas?

Diferentemente dos carros, as baterias das motos podem ser carregadas em qualquer tomada e em qualquer lugar por serem portáteis e fáceis de carregar.

Com o aumento do preço de combustível, financeiramente acaba sendo mais viável utilizar veículos a bateria, visto que alguns modelos custam menos de R$1,00 por recarga e garante uma autonomia de 30km. Alguns modelos de moto a combustão, por exemplo, chegam a fazer de 22 a 24,5 km por litro de gasolina, 6 vezes mais que que os modelos elétricos.

Consciência social: devido a diversos problemas climáticos que o mundo e o Brasil vem enfrentando, e cada vez mais políticas públicas apoiam o desenvolvimento do setor, as pessoas vem mudando a consciência referente a motores a combustão. A preocupação com o meio ambiente vem se tornando uma moral cada vez mais na sociedade, e é o que está influenciando pessoas na decisão da escolha por elétricos.

As motos elétricas possuem um motor elétrico no lugar do motor a combustão interna. As baterias são utilizadas no lugar dos tanques. Há no mercado diversos modelos para todos os gostos e potências. O principal ponto a se avaliar em uma scooter antes de fazer a escolha é a potência do motor elétrico, que é medido em watts, e a capacidade de autonomia.

Elemovi, empresa especializada na produção e na comercialização de veículos elétricos, possui diversos modelos que vão desde bikes, scooters e triciclos. A Scooter HR5, por exemplo, possui 2.000 watts de potência do motor, isso faz com que o veículo chegue a velocidade máxima de 60 km/h. A bateria de lítio de 20Ah, dá uma autonomia de até 60km se utilizados as duas baterias.

Leves, as scooters pesam 73 kg e tem capacidade de carga de até 150kg. Roda de liga leve, freios a disco, amortecedores traseiros e dianteiros além de interatividade no painel, deixam o modelo completo.

Outra vantagem competitiva dos modelos da Elemovi é o baixo custo de manutenção, comparado a veículos tradicionais. Como não há troca de óleos, filtros, ele acaba possuindo menos peças que necessitem trocas. A facilidade em estacionar scooters no dia a dia em grandes centros urbanos também chamam a atenção. Além de ser um alívio em trânsitos, para trajetos rápidos.

As scooters da Elemovi, são homologadas e podem ser emplacadas normalmente, e não necessariamente exigem CNH. Para pilotar, basta ter uma Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), documento especificamente para esse tipo de veículo.