Os novos Porsche Panamera Turbo E-Hybrid e Panamera Turbo S E-Hybrid já podem ser encomendados por clientes brasileiros a partir de hoje (15/01) em toda a rede autorizada de Porsche Centers do país. As icônicas versões de alta gama do esportivo com quatro portas apresentam a tecnologia híbrida em suas motorizações, com motor V8 de 4 litros e são ainda impulsionados por unidades elétricas de potências. Os novos modelos da casa de Stuttgart apresentam design reformulado, melhor aerodinâmica, suspensões de última geração, interior renovado, nível substancial de novos equipamentos e um novo pacote de conectividade.
Tecnologia E-Hybrid cria nova referência mundial de desempenho
O Panamera Turbo E-Hybrid vem equipado com um motor turbo V8 de quatro litros que foi integralmente revisado. A potência do motor elétrico recém-desenvolvido é de 140 kW (190 cv). Juntos, eles criam uma potência de 500 kW (680 cv). O torque do sistema atinge impressionantes 930 Nm. A Porsche integra o motor elétrico no alojamento da transmissão PDK de embreagem dupla com oito marchas, também completamente redesenhada. O Panamera Turbo E-Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e possui uma velocidade máxima de 315 km/h.
As duas novas versões serão ofertadas por R$ 1.366.000 (Panamera Turbo E-Hybrid) e R$ 1.573.000 (Panamera Turbo S E-Hybrid).
Já a versão Turbo S E-Hybrid se constitui no Panamera mais potente produzido em série até hoje. Seu motor V8 biturbo tem uma potência de 441 kW (599 cv), e a potência do motor elétrico completamente integrado na carcaça e no circuito de refrigeração do PDK chega a 140 kW (190 cv). Comparado ao seu antecessor, sua potência do sistema foi aumentada em 75 kW (102 cv) para 575 kW (782 cv), e o torque do sistema aumentou em 150 Nm para 1.000 Nm. O Panamera Turbo S E-Hybrid acelera de zero a 100 km/h em 2,9 segundos e tem uma velocidade máxima de 325 km/h. Isso significa um aumento de 25 km/h e uma aceleração meio segundo mais rápida de 0 a 100 km/h que seu antecessor.
Suspensão inovadora
Os novos Panamera já vêm com suspensão de ar de dois estágios com dois compartimentos e Porsche Active Suspension Management (PASM) como padrão. A tecnologia de dois estágios separa as fases de distensão e compressão do controle do amortecedor e, portanto, oferece uma faixa ainda maior entre conforto e esportividade: o sistema absorve impactos transversais e danos na estrada enquanto garante maior estabilidade da carroceria em situações de direção dinâmica. O manuseio do carro pode ser ainda aprimorado graças ao eixo traseiro esterçante.
Além disso, o inovador sistema de suspensão ativa Porsche Active Ride está disponível como opcional para a versão Turbo E-Hybrid e item de série Turbo S E-Hybrid do novo Panamera. Este sistema supera outros conceitos de suspensão em todos os parâmetros relevantes e oferece uma faixa sem precedentes entre conforto e dinâmica de direção.
A base para isso está nos amortecedores ativos recém-desenvolvidos – também com tecnologia de dois estágios – cada um conectado a uma bomba hidráulica operada eletricamente graças à alta tensão de 400V proveniente do sistema híbrido. Isso gera um fluxo de volume no amortecedor conforme a demanda e, portanto, pode construir forças entre a carroceria e as rodas de maneira rápida, altamente precisa e direcionada, que contrariam e quase compensam completamente as forças resultantes dos impactos contra o piso. Um sistema de suspensão a ar, com uma única câmera para economia de peso, complementa essa tecnologia.
O chassi mantém a carroceria do Panamera plano o tempo todo, mesmo durante manobras dinâmicas de frenagem, direção e aceleração. Com uma condução suave, o sistema absorve quase completamente as irregularidades. Em situações de direção mais esportiva, o sistema de suspensão ativa Porsche Active Ride garante uma conexão perfeita com a estrada graças a uma distribuição equilibrada das cargas nas rodas.
Se o modo correspondente estiver ativado, a suspensão pode compensar de forma contundente as tendências de rolagem e mergulho para reduzir as forças de aceleração atuando nos ocupantes. Nessa configuração, o novo Panamera inclina-se nas curvas como uma motocicleta. Ele abaixa a frente ao acelerar e a traseira ao desacelerar. Quando estacionado, o sistema de suspensão ativa Porsche levanta a carroceria para uma altura confortável de entrada ou saída.