Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Piquet na ponta, top-3 da Toyota e equilíbrio marcam treino da Stock Pro no Velocitta

Argentino Matías Rossi ficou em segundo por apenas 0s027 e Rubens Barrichello foi o terceiro
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Nelsinho Piquet destacou empenho da Motul TMG Racing ao longo da temporada Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car

A Stock Car abriu oficialmente o cronograma da quarta etapa da temporada 2022 na quente tarde desta sexta-feira (13) no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Nelsinho Piquet, com o Toyota Corolla da Motul TMG Racing, foi o mais rápido do primeiro treino livre. Com volta voadora no segundo grupo a ir para a pista, o piloto de 36 anos garantiu a liderança ao cravar 1min31s309 na décima das 12 voltas que percorreu na pista. O argentino Matías Rossi, da A.Mattheis-Vogel, foi o segundo, com tempo apenas 0s027 mais lento na comparação com Piquet. Rubens Barrichello, da Full Time Sports, completou a trinca da Toyota ao se posicionar em terceiro, a 0s040 do tempo de Piquet.

“É só um dia de treino. Não quer dizer muita coisa, mas não vou negar que é sempre bom andar na frente. Todo mundo tem estratégias diferentes: alguns andando mais pesado, com pneus em diferentes condições, então não dá para saber o que todo mundo está fazendo”, declarou o mais rápido da sexta-feira no Velocitta.

Rubens Barrichello corre com homenagem da Full Time em seu carro no Velocitta Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car

Nelsinho destacou o esforço da equipe Motul TMG, chefiada por Thiago Meneghel. “De qualquer forma, é uma boa moral para todo mundo que está trabalhando aqui na equipe. Todo mundo está lutando muito aqui desde o começo do ano, então é bom ter uma recompensa dessas. Claro que a recompensa que quero dar para eles é uma vitória, então vamos tentar continuar assim até domingo”, complementou.

Como foi o treino — Pole position e vencedor da Corrida 1 disputada em outubro de 2021 no Velocitta, Guilherme Salas mostrou novamente que se dá bem com a pista guaçuana. O piloto nascido em Jundiaí marcou o melhor tempo do Grupo 1 ao virar 1min31s524 na melhor das 12 passagens do Chevrolet Cruze #85 pela pista.

Salas foi seguido pelo atual campeão e vice-líder da temporada 2022, Gabriel Casagrande. O paranaense ficou a 0s138 da volta mais rápida do Grupo 1 com seu Chevrolet Cruze #83, enquanto Bruno Baptista, com nova pintura no Toyota Corolla #44, completou o top-3 de uma atividade muito quente e com temperatura ambiente de 27ºC.
A liderança de Salas permaneceu até a primeira metade da sessão para o Grupo 2. Guilherme foi desbancado justamente pelo seu companheiro de KTF Racing. Felipe Baptista, o piloto mais novo do grid, com 19 anos completados em abril, superou o colega em 0s165 ao cravar 1min31s359.

Mas houve tempo para mais uma mudança na liderança e em todo o top-3. Nelsinho Piquet superou Felipe Baptista e marcou 1min31s309. Rubens Barrichello chegou a assumir a segunda posição, mas foi batido por Matías Rossi, que terminou a tarde com tempo de volta apenas 0s027 mais lento na comparação com Nelsinho.

Equilíbrio no Velocitta — Uma das grandes marcas da Stock Car se fez novamente presente nesta abertura dos trabalhos em Mogi Guaçu. Nada menos que 20 carros andaram no mesmo segundo. A diferença do tempo de Piquet foi de 0s855 para Cacá Bueno, o 20º na tabela de tempos do treino livre 1.

Thiago Camilo, o maior vencedor da Stock Car no Velocitta, com três triunfos (dois em 2019 e um em 2021), foi o décimo na sessão, a 0s484 da marca estabelecida por Nelsinho. Já o líder do campeonato, Daniel Serra, terminou o dia em 23º, a 1s297 da ponta da tabela.

Programação do fim de semana — O sábado compreende mais um treino livre e a classificação para a definição do pole position, a partir de 13h25. A etapa do Velocitta tem largada prevista para 13h40 de domingo com a Corrida 1, enquanto a segunda prova está marcada para 14h15. O fim de semana de muita velocidade em Mogi Guaçu também traz a Stock Series, a Copa HB20 e a estreia do BRB Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA.
A Stock Car é transmitida ao vivo pela Band, canais SporTV, mídias oficiais da categoria (YouTube, Facebook e TikTok), Motorsport.TV, Twitch da Tribo do Gaules e mídias do Estadão e do site da Revista Capital Econômico.