De 13 a 22 de janeiro de 2023, a Peugeot marcará presença no primeiro salão internacional do ano, no Hall 7 do Palais du Heysel, em Bruxelas, na Bélgica.
Peugeot 408: Fastback e felino
Com o 408, a Peugeot demonstra a criatividade dos seus designers e engenheiros, ao propor uma silhueta fastback sem precedentes no segmento C, a primeira do seu género na história da Marca e no mercado automóvel atual.
Com a sua postura felina, o design do 408 confere-lhe um visual único. A sua aerodinâmica e os seus motores eletrificados concentram-se na eficiência. As suas tecnologias de uso instintivo consagram o prazer de condução.
O Peugeot i-Cockpit® (volante compacto, instrumentação digital, ecrã tátil intuitivo) é uma característica forte dos habitáculos dos modelos da marca do Leão.
A cada geração e ao longo de 10 anos, o conceito foi sendo enriquecido e modernizado. No 408 reforçou-se a ergonomia, a qualidade e a tecnologia com um novo sistema de infotainment i-Connect.
A gama de motores inclui duas versões PLUG-IN HYBRID, que desenvolvem 180 e 225 cv, respetivamente, e uma versão a gasolina PureTech de 3 cilindros, com 130 cv. Todos os blocos estão associados a uma transmissão automática de oito velocidades. Mais tarde será lançada uma versão 100% elétrica.
A bateria de iões de lítio das duas versões PLUG-IN HYBRID tem uma capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 102 kW. Estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo: um monofásico de 3,7 kW, de série, e outro, igualmente monofásico, com 7,4 kW, em opção. O tempo de carregamento varia entre 1h55 e 7h05, dependendo do tipo de tomada disponível.
Com 4,69 m de comprimento, o 408 tem uma generosa distância entre eixos de 2,79 m para maximizar o espaço a bordo. A sua bagageira de 536 litros cresce para os 1.611 litros (para a versão a gasolina) uma vez rebatidos os encostos dos bancos traseiros.
Peugeot e-208 GT: maior potência e eficiência
O Peugeot e-208 GT beneficia de uma grande evolução tecnológica ao adotar o motor do novo e-308. A potência máxima foi aumentada em 15%, passando de 136 para 156 cv, ao mesmo tempo que um trabalho extensivo no domínio da eficiência permitiu reduzir o consumo de energia para apenas 14,6 kW/h (para o e-208 GT). Graças a isso, a autonomia cresceu 10,5% (+ 38 km), alcançando, agora, os 398 km (para o e-208 GT).
No final de 2021, o e-208 já tinha evoluído, alcançando 362 km de autonomia, um ganho de 22 km em relação à sua primeira versão lançada em 2019. Desde o seu lançamento e fruto destes dois desenvolvimentos sucessivos, a autonomia aumentou 17,6% enquanto os consumos baixaram 15%.
Peugeot 308 SW: um estilo expressivo de perfil desportivo
O Peugeot 308 SW é eficiente e ultramoderno para ir ao encontro das expectativas dos clientes no segmento das carrinhas familiares do segmento C. O seu comprimento de 4,64 m e a distância entre eixos de 2,73 m garantem um amplo espaço para todos os passageiros.
A sua aerodinâmica foi otimizada com um Cx de 0,277 e um SCx de 0,618 m, gerando ganhos nas emissões de CO₂ e nos consumos de combustível. Muitas das suas zonas de arrumação foram inteiramente dedicadas ao bem-estar e à praticidade.
A grande consola central pode acomodar objetos do dia-a-dia do condutor e passageiro da frente.
O Peugeot 308 SW conta com vários tipos de motores: híbridos plug-in (HYBRID 225 e-EAT8, HYBRID 180 e-EAT8), a gasolina (PureTech 130 S&S CVM6 e PureTech 130 S&S EAT8) e diesel (BlueHDi 130 S&S EAT8).
508 Peugeot SPORT ENGINEERED
Com as versões de elevado desempenho Peugeot 508 berlina e SW, sob o label Peugeot SPORT ENGINEERED, a Marca inventou os códigos para uma nova performance responsável: a Neo-Performance, uma aliança perfeita entre o desportivo e a tecnologia.
As inserções Kryptonite mostram a nova identidade da Peugeot SPORT, enquanto a assinatura luminosa das luzes traseiras, de três garras, assenta no património da Marca.
Verdadeira montra tecnológica, o 508 Peugeot SPORT ENGINEERED personifica a experiência dos engenheiros da Peugeot SPORT. Estes últimos deram claras provas em competições internacionais como o WRC (Campeonato do Mundo de Ralis), o Dakar, Pikes Peak ou o WEC (Campeonato do Mundo de Resistência).
Ao mesmo tempo que lançava o 508 PSE, a Peugeot anunciou o seu regresso ao WEC, na categoria rainha LMH (Le Mans Hypercar).
Peugeot 9X8: desenhado para a competição
O Peugeot 9X8, uma viatura de competição híbrida de elevada performance de nova geração, estreou-se no Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC) em 2022, alcançando resultados encorajadores em Monza (Itália), Fuji (Japão) e Bahrein.
O 9X8 reúne todos os códigos estéticos contemporâneos da Marca: uma postura felina, linhas fluidas reforçadas com detalhes desportivos, flancos elegantes e estruturados, mas acima de tudo as icónicas assinaturas luminosas de três garras. O Peugeot9X8 desperta emoção e encarna uma revolução estética e técnica, traduzindo-se numa aventura de design por excelência.
2023: o ano elétrico da Peugeot
Em complemento a estes modelos emblemáticos, o stand da PEUGEOT no Salão de Bruxelas acolherá outros modelos eletrificados: os SUV e-2008, 100% elétrico, e 3008 versões PLUG-IN HYBRID, a berlina 308, e o furgão Peugeot e-EXPERT.
O ano de 2023 ficará marcado por uma forte aceleração na eletrificação da gama PEUGEOT: a partir do primeiro semestre do ano, todos os modelos da marca PEUGEOT estarão disponíveis com um ou mais motores eletrificados, com destaque para os SUV 3008 e 5008 nas suas versões Hybrid.
A Peugeot irá, assim, propor a mais ampla oferta eletrificada da Europa. Das bicicletas elétricas aos furgões comerciais, passando pelas e-scooters e veículos de passageiros, a PEUGEOT responderá a todas as necessidades de mobilidade eletrificada. A Marca está a avançar rumo ao seu objetivo de vender, na Europa e a partir de 2030, a totalidade das suas propostas em versões 100% elétricas.