Peugeot 408 GT Plug-in Hybrid eleito “Híbrido Plug-in do Ano 2023”

Sistema Híbrido Plug-in da PEUGEOT premiado pelo 2º ano consecutivo
Fotos: Peugeot

No ano em que se assistirá a uma forte aceleração na eletrificação da gama Peugeot, o Peugeot 408 GT Plug-in Hybrid foi eleito o “Híbrido Plug-in do Ano 2023” em Portugal, pelo painel de 20 jurados que compõe a mais abrangente iniciativa de “Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal”. O inovador 408 impôs-se entre os adversários na categoria e deu à Peugeot, pelo segundo ano consecutivo, o prémio de melhor Híbrido Plug-in do Ano, sucedendo ao Peugeot 308, que há um ano alcançou idêntico resultado, além do troféu principal de “Carro do Ano 2022”.

Nascido para reinventar os códigos das berlinas, o Peugeot 408 é uma proposta diferente da restante oferta no mercado e demonstra a criatividade dos engenheiros e designers da Marca, que propõem uma silhueta fastback sem precedentes no segmento C, a primeira do seu género na história da Marca e no mercado automóvel atual.

Este novo modelo eleva ao mais alto nível a sedução, a combinação de dinamismo, elegância e prazer de condução que se tornaram sinais de identidade da Peugeot, acrescentando-lhes a emoção de tecnologias de ponta concebidas para oferecer conforto, segurança e sensações instintivas ao volante.

Surpreendente pelo seu design, com a sua postura felina, o Peugeot 408 tem um visual único. A arquitetura espetacular garante-lhe uma habitabilidade impressionante, nomeadamente na segunda fila de bancos, e também em termos de bagageira. A excelência da engenharia e da aerodinâmica está centrada na eficiência e na eletrificação.

Foram estes alguns dos valores que os 20 jurados do “Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal”, em representação de outros tantos órgãos de comunicação social nacionais, elogiaram neste Peugeot 408 GT Plug-in Hybrid 225, mas não só, pois enalteceram o seu excecional comportamento em estrada, o Peugeot i-Cockpit® (volante compacto, instrumentação digital, ecrã tátil intuitivo), característica forte dos habitáculos da atual gama de modelos da marca do Leão, hoje com instrumentação 3D, segura e estética, bem como a qualidade da execução do habitáculo, aliada à conectividade – destaque-se o novo sistema de infotainment i-Connect – e as ajudas de condução da última geração, numa combinação de serenidade e segurança, ergonomia, qualidade e tecnologia.

“Depois de há um ano termos conquistado este mesmo título de ‘Híbrido Plug-in do Ano’ com o PEUGEOT 308, modelo que então também garantiu o prémio global de ‘Carro do Ano’, é com enorme agrado que vemos a nossa mais recente proposta – o Peugeot 408 – garantir a mesma preferência do painel de jurados nesta vertente em particular destes prémios. Voltam a colocar em destaque as inúmeras características de diferenciação que este inédito ‘fastback’ oferece no segmento C, e que tem como um dos seus trunfos a excelência da mecânica Plug-In Hybrid, um dos pontos altos da PEUGEOT no seu caminho para se tornar a marca com a mais abrangente oferta eletrificada na Europa.”, referiu João Mendes, Diretor da Peugeot Portugal e Espanha.

A presente gama de motores do Peugeot 408 inclui duas versões PHEV, uma com 180 CV, e outra mais potente, com 225 cv, ambas associadas a uma transmissão automática de oito velocidades. A bateria de iões de lítio destas duas versões tem uma capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 102 kW, estando disponíveis dois tipos de carregadores de bordo, ambos monofásicos, um de 3,7 kW (de série), e outro de 7,4 kW (em opção). O tempo de carregamento varia de 1h55 a 7h05, dependendo do tipo de tomada utilizada.

A gama atual do 408 inclui também um bloco a gasolina PureTech de três cilindros, com 130 cv, com transmissão automática de oito velocidades. Mais tarde, estes conjuntos mecânicos ver-se-ão completados com uma proposta 100% elétrica, fazendo com que o inédito Peugeot 408 se assuma como um dos modelos que vão liderar o processo de eletrificação a 100% da Marca, proporcionando, assim, uma mais ampla opção de mecânicas aos seus futuros condutores.

Com 4,69 m de comprimento, o 408 tem uma generosa distância entre eixos de 2,79 m para maximizar o espaço a bordo. Produzido em França, na Fábrica de Mulhouse, a mais recente das propostas do catálogo da Marca pode ser encomendada online ou nos pontos de venda desde setembro de 2022. As primeiras unidades já foram entregues a clientes que poderão, a partir de agora, orgulhar-se por conduzir uma viatura com o selo oficial de “Híbrido Plug-In do Ano 2023” em Portugal.

Deixe um comentário