O lançamento do Novo Kardian marca mais uma etapa no plano estratégico Renaulution, com o início da fase “Renovation” nos mercados internacionais da Renault. Este modelo inédito é o primeiro de uma futura gama completa de veículos destinada a ultrapassar fronteiras, representando a nova estratégia da marca fora da Europa. O Novo
Kardian foi desenvolvido para atender ainda mais as expectativas dos mercados, por meio de um trabalho conjunto entre as equipes baseadas nos países onde a Renault tem uma presença histórica e as equipes do centro mundial de tecnologia da marca, o Technocentre. Este modelo estará inicialmente disponível na América Latina, sendo posteriormente comercializado em outros países fora da Europa.
O Novo Renault Kardian é um SUV compacto e urbano do segmento B. O DNA da Renault está na essência deste projeto, tanto em termos de estilo como de equipamentos. A frente exibe a nova identidade da marca com o logo “Nouvel’R” e a nova assinatura luminosa.
Definitivamente moderno, este SUV se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior. Recebem destaque os aros de rodas de 17 polegadas, o console mais alto com alavanca de velocidades de tipo “e-shifter”, bem como as regulagens do sistema MULTI-SENSE que permitem customizar a condução e o ambiente interno, que também pode ser personalizado por meio de opções de oito ambientes luminosos. Além disso, o Novo Renault Kardian é equipado com seis airbags e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo o alerta de ponto cego e a câmera multivisão.
O Novo Kardian inaugura uma nova plataforma modular altamente versátil do Renault Group, que vai permitir desenvolver uma grande diversidade de modelos para vários mercados fora da Europa. No lançamento, o Novo Kardian será equipado com uma motorização inovadora na América do Sul: um motor 1.0 turbo de três cilindros que entrega 125 cv e 220 Nm de torque, com injeção direta associada a um câmbio automático com dupla embreagem EDC.
Graças a uma presença industrial histórica em várias regiões do mundo, a Renault vai iniciar a produção do Novo Kardian na planta de Curitiba (Brasil). Em um segundo momento, ele será produzido na fábrica de Casablanca (SOMACA), no Marrocos.
“Com o Renault Brand International Game Plan 2027, temos a ambição de transformar a marca Renault em todo o mundo e assumimos o firme compromisso de criar valor para os nossos clientes. O Novo Kardian é o primeiro dos oito modelos que vamos lançar até 2027. Ele representa perfeitamente este plano no segmento B, preparando o terreno para uma ofensiva mais ampla nos segmentos C & D”. Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault
“O Novo Kardian conta com todo o DNA e know-how da marca Renault, como o novo estilo do design e tecnologias inovadoras para o segmento que são ao mesmo tempo úteis, bem pensadas e agregam mais valor para os nossos clientes. Este veículo claramente fortalece e moderniza nossa gama de modelos no segmento B – começando pela América Latina e sendo posteriormente lançado em outros países, como o Marrocos”. Bruno Vanel, Vice-Presidente de Performance de Produto da marca Renault
Vitrine da nova Identidade de marca da Renault
Primeiro veículo a exibir a nova identidade de marca da Renault fora da Europa, o Novo Renault Kardian ostenta um look de SUV com uma silhueta robusta, complementada por linhas mais fluidas e emocionais. Estas referências da nova identidade visual da marca permitem que ele se destaque entre os SUVs urbanos internacionais, com um visual moderno e tecnológico.
Um SUV robusto e dinâmico
O desenho da carroceria do Novo Renault Kardian mistura linhas esculpidas e formas mais arredondadas, respeitando as referências da nova identidade visual da marca Renault. Suas proporções otimizadas graças ao entre eixos de 2,60 metros oferecem ao Novo Kardian uma silhueta compacta. Os traços característicos dos SUVs são imediatamente identificados nas barras de teto, no capô horizontal esculpido ou ainda no para-choque reforçado pelos protetores de cárter pintados. Na traseira, o teto recurvado e o vidro traseiro inclinado conferem dinamismo à silhueta, enquanto que os ombros mais marcados dão uma sensação ainda maior de robustez ao veículo.
Proporções que otimizam o espaço interno
Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o Novo Renault Kardian está posicionado no segmento B. Estas dimensões fazem dele o modelo ideal para um uso na cidade, enquanto as grandes rodas (17 polegadas), a generosa distância entre eixos (2,60 metros) e seus respectivos ângulos de ataque e saída de 20° e 36° fazem dele um veículo versátil e adequado para todos os trajetos.
Esta distância entre eixos mais longa – a melhor da categoria – permite também maximizar o espaço interno, beneficiando principalmente os ocupantes dos lugares traseiros. O volume do porta-malas do Novo Renault Kardian é mais um dos pontos altos de sua versatilidade, com 358 dm3 VDA (410 litros).
Grade frontal é marca registrada
Baseada no formato de losango, a grade frontal do Novo Renault Kardian exibe desenhos em formato de “diamante”, graças aos vários pequenos losangos com efeito 3D, cujos reflexos são acentuados pela cor preta com acabamento Black Piano na parte de trás.
O logo “Nouvel’R” da marca Renault, presente pela primeira vez em um modelo do mercado internacional, recebe destaque no centro desta moldura, como se fosse uma pedra preciosa incrustrada.
Aros de rodas diamantados de 17 polegadas
A modernidade do Novo Renault Kardian também aparece no perfil, com linhas audaciosas reforçadas por aros de rodas diamantados de alumínio de 17 polegadas. Bicolores, elas misturam o alumínio preto e brilhante com várias pequenas facetas diamantadas, criando um contraste de luminosidade.
Barras de teto modulares
O Novo Renault Kardian é equipado com barras de teto inteligentes: montadas no sentido longitudinal, elas podem ser transformadas em barras transversais. Com o auxílio de uma ferramenta específica, a mudança da posição se torna uma tarefa bastante simples. Estas barras podem suportar até 80 quilos de carga e são apresentadas em um tom de cinza prateado, a mesma cor dos protetores dianteiro e traseiro do cárter.
Cores de carroceria modernas e vibrantes
O Renault Kardian será comercializado a partir do lançamento na América do Sul em cinco tons de carroceria: branco Glacier, cinza Etoile, cinza Cassiopée, preto Nacré e a inédita cor laranja Energie, cuja potência é equilibrada pelo teto preto em dois tons. As barras de teto e os protetores de cárter dianteiro e traseiro em tom de cinza prateado dão ainda mais destaque ao laranja da carroceria e a cor preta do teto, para um visual decididamente moderno.
“As proporções do Novo Kardian exprimem dinamismo, enquanto suas superfícies são extremamente orgânicas e generosas, associadas aos ombros musculosos e as linhas fluidas, conferindo emoção e modernidade ao modelo”. Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design da marca Renault
Interior moderno e tecnológico
O interior do Novo Renault Kardian foi pensado para uma experiência a bordo que alia modernidade e tecnologia, com um design emocional. Os traços característicos dos SUVs estão presentes na cabine, onde são encontrados equipamentos e uma qualidade de materiais normalmente exclusivos do segmento superior.
Console mais alto e melhor capacidade de armazenagem do segmento
O console mais alto do Renault Kardian confere um visual de SUV à cabine do modelo. Este console tem uma capacidade de 8 litros para a armazenagem de objetos – a melhor do segmento –, integrando um apoio de braço e quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros). Ele também oferece um espaço especialmente dedicado ao smartphone, com um sistema de recarga por indução sem fio.
No total, o Novo Renault Kardian conta com mais de 26 litros de espaços de armazenagem, oferecendo o maior volume neste quesito no segmento B no Brasil.
Alavanca de marchas “e-shifter” e freio de estacionamento elétrico
O Novo Renault Kardian é equipado com uma alavanca de marchas do tipo “e-shifter” (sem cabo mecânico), acionada por meio de um simples toque na manopla de comando. O formato de joystick é inspirado no universo dos videogames, favorecendo uma utilização fluida e intuitiva que dá um toque ainda mais tecnológico à cabine do veículo.
Outro importante elemento do design interno do Novo Renault Kardian é o freio de estacionamento elétrico. Além de contribuir para a modernidade da cabine, este item também beneficia o aproveitamento do espaço entre o condutor e o passageiro.
Painel de instrumentos digital
O Novo Renault Kardian também se diferencia pelo painel de instrumentos digital de 7 polegadas com design moderno e elegante. A interface apresenta todas as informações sobre a condução, permitindo uma navegação fluida entre as diferentes visualizações. A central multimídia oferece oito opções de cores para o fundo da tela, que se harmoniza com as lâmpadas de LED presentes nos painéis das portas dianteiras, valorizando o design interno do Novo Renault Kardian. O ambiente luminoso escolhido também é replicado na tela multimídia.
Tela multimídia de 8 polegadas com as regulagens do sistema MULTI-SENSE
Outro diferencial tecnológico do Renault Kardian é a tela multimídia de 8 polegadas, com design flutuante e bordas finas. O sistema multimídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay via conexão com ou sem fio, permitindo que os aplicativos de condução e entretenimento do smartphone sejam utilizados diretamente na tela. Esta central multimídia oferece uma resposta rápida aos comandos do usuário.
Para proporcionar ainda mais emoções e sensações ao condutor, esta tela também oferece acesso às regulagens do sistema MULTI-SENSE. Assim, o comportamento e o ambiente a bordo do veículo mudam de acordo com a vontade do condutor, que pode escolher entre três modos de condução: Eco, Sport e MySense.
Materiais modernos e cores vibrantes
Tudo no interior do Novo Renault Kardian foi pensado para proporcionar um ar de modernidade e dinamismo, incluindo a escolha das cores e materiais. Os bancos são forrados com um tecido em dégradé de laranja. No painel, os pespontos na cor laranja e a faixa decorativa remetem a este universo de cores vibrantes por meio do uso do couro sintético, mesmo material encontrado nos adornos aplicados nas portas frontais.
Os exclusivos bancos do Novo Renault Kardian têm como destaque a ornamentação feita por meio de linhas esculpidas, que remetem ao losango da marca em 3D.
Tecnologias Inteligentes
O Novo Renault Kardian é repleto de tecnologias, com 13 dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS), dois deles inéditos no segmento B no Brasil.
A sensação de segurança proporcionada pela posição de dirigir mais alta é complementada pelos equipamentos de segurança passiva, como os 6 airbags e a estrutura da carroceria reforçada para reduzir o impacto dos choques no caso de uma colisão.
Alerta de ponto cego e câmera multivisão: equipamentos únicos no segmento
Para uma experiência ao volante muito melhor e ainda mais segura, o Renault Kardian é equipado com um alerta de ponto cego – item exclusivo neste segmento no Brasil. Este equipamento alerta o condutor quando um veículo se encontra fora de seu campo de visão, durante uma mudança de faixa, por exemplo. O dispositivo funciona entre 30 e 140 km/h, graças aos quatro sensores de ultrassom localizados de cada lado do veículo. Quando ativado, o alerta é visualizado por meio de uma luz de LED piscando nos retrovisores das portas. Esta função pode ser facilmente ativada ou desativada por meio da tela multimídia do painel.
A câmera multivisão é mais um equipamento inédito neste segmento no Brasil. Este item simplifica a vida do condutor durante as manobras em marcha à ré e de estacionamento, mostrando na tela da central multimídia de 8 polegadas todos os obstáculos localizados na frente, atrás e nas laterais do veículo. O condutor pode mudar o ângulo de visão das câmeras localizadas na lateral esquerda, direita, frente ou traseira.
O limitador de velocidade e o cruise control proporcionam mais tranquilidade, além de reduzir o consumo de combustível e o cansaço nos trajetos mais longos.
Seis airbags para uma proteção completa
A segurança passiva também é destaque no Novo Renault Kardian graças aos seis airbags: dois frontais (condutor e passageiro), laterais e do tipo cortina. Na frente, a estrutura da carroceria é reforçada para reduzir o impacto dos choques no caso de colisão frontal ou lateral. Além disso, em situações críticas de condução, o controle eletrônico de estabilidade (ESP) entra em ação quando detecta que o veículo não está seguindo a trajetória detectada pelas manobras do condutor na direção.
MUITO MAIS PRAZER DE DIRIGIR
O Novo Renault Kardian está inaugurando a nova plataforma modular do Renault Group no Brasil. Ele se posiciona no melhor nível de seu segmento em termos de consumo e emissões de CO2, graças ao novo motor turbo 1.0 de 125 cv e 220 Nm, associado a um câmbio com dupla embreagem do tipo EDC. Este conjunto mecânico é inédito na América Latina.
Novíssimo motor flexfuel entrega 125 cv e 220 Nm de torque
O Novo Renault Kardian será comercializado desde o lançamento no Brasil com um novo motor turbo 1.0 de três cilindros com injeção direta, que entrega 125 cv (92 kW) para um torque de 220 Nm. Ele será associado a um câmbio automático com dupla embreagem EDC, proporcionando um prazer de dirigir ainda maior.
Além da economia de combustível graças ao sistema Stop & Start, este conjunto mecânico oferece excelente reatividade, proporcionando um verdadeiro prazer de dirigir no dia a dia, com consumo e emissões de CO2 reduzidos. O torque de 220 Nm garante uma condução eficiente e economia de energia.
Câmbio automático EDC com dupla embreagem
Assim como vários modelos europeus da marca, o Novo Renault Kardian associa um motor turbo 1.0 de três cilindros a um câmbio com dupla embreagem EDC. Este sistema agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens, favorecendo o conforto e a reatividade ao dirigir. As marchas também podem ser trocadas manualmente usando as paletas do câmbio tipo borboleta, localizado atrás do volante. Além disso, este câmbio conta com a tecnologia de dupla embreagem úmida, o que constitui uma verdadeira vantagem competitiva nos países da América Latina já que esta tecnologia otimiza o resfriamento das embreagens e aumenta a vida útil. Com o nome técnico DW23, este câmbio terá sua estreia mundial e será lançado nos mercados da América Latina.