A Porsche Brasil está lançando o novo Panamera no mercado nacional. A terceira geração do icônico sedã esportivo de luxo recebeu aprimoramentos consistentes em diversas características, enfatizando sua proposta esportiva e eficiente, por intermédio de opções eletrificadas de propulsão, mas também por uma suspensão ativa (Porsche Active Ride) que revela uma sensível evolução de performance. Comercializado inicialmente no Brasil como MY 2025, ele terá duas versões: Panamera 4 E-Hybrid – R$ 803.000 e Panamera 4S E-Hybrid – R$ 922.000
A terceira geração do sedã de luxo esportivo da Porsche apresenta uma lista generosa de novidades. O novo Panamera recebeu uma profunda evolução nos recursos digitais, além de novidades expressivas no powertrain: ele pode ser comercializado na versão 4 E-Hybrid de 470 cv ou na 4S E-Hybrid, que desenvolve 544 cv. Além de novíssimos recursos digitais disponíveis ao motorista, outro destaque surge na suspensão ativa Porsche Active Ride, que aprimora sensivelmente a pilotagem esportiva.
Design remodelado para ganhar ainda mais personalidade
O novo Panamera mantém as linhas e proporções características da linha do modelo. Mede 5.052 mm de comprimento e tem 1.937 mm de largura e 1.423 mm de altura. Sua aparência fundamentalmente reformulada confere ao sedã esportivo uma aparência ainda mais expressiva e esportiva. Na frente, uma entrada de ar adicional acima da placa compensa o aumento da necessidade de captação de ar dos sistemas de propulsão. A dianteira é totalmente nova, inclusive, em que se destaca a entrada de ar central, que ficou mais larga e foi posicionada mais para baixo. Já nas extremidades, as entradas laterais também estão mais largas, com as luzes integradas.
A Porsche também equipou de série o Panamera com faróis de LED Matrix. O sistema de iluminação HD Matrix LED de alta resolução, que tem mais de 32.000 pixels por farol, está disponível como opcional. Oferece recursos de iluminação completamente novos, como iluminação dedicada de faixa. O alcance de iluminação é de até 600 metros.
A linha da janela redesenhada na visão lateral reforça o caráter sedã do carro esportivo de quatro portas. Novas rodas também serão oferecidas para reforçar as possibilidades de personalização e individualização. As bordas externas da janela traseira estão niveladas com o contorno da carroceria, criando linhas harmoniosas na parte traseira do carro.
Na parte traseira, o destaque está na ausência de moldura na janela, com os “ombros” elevados, compondo uma silhueta que traz modernidade e realça a linguagem de design atemporal da marca. A nova lanterna tridimensional possui iluminação em dois níveis e novos recortes das extremidades laterais.
Luxuoso e esportivo por dentro
O conceito de cockpit Porsche Driver Experience apresenta o equilíbrio ideal entre elementos de controle digitais e analógicos e posiciona os elementos de entrada e saída essenciais para dirigir ao longo do eixo do motorista. O painel de instrumentos curvo de 12,6 polegadas traz modernidade e funcionalidade. A alavanca seletora de marchas, por sua vez, está diretamente à direita do volante. O seletor de modo para os programas de direção Normal, Sport e Sport Plus e as alavancas de controle de assistência também estão diretamente acessíveis ao motorista. Isso significa que eles não precisam tirar os olhos da estrada para ajustar os programas de direção e os sistemas de assistência.
Um display opcional para o passageiro o deixa integrado na experiência de condução. A tela de 10,9 polegadas exibe dados de desempenho do veículo com direto à customização dos dados, permitindo também a operação do sistema de infotainment Para evitar distrair quem está ao volante, o display do passageiro não pode ser visto do banco do motorista.
Um fator que sempre diferenciou a Porsche é que a marca ouve com muita atenção os desejos dos clientes. E um produto como o Panamera reflete esses anseios até os mínimos detalhes, traduzindo-se em uma infinidade de opções de individualização e refletindo a noção do luxo que está sempre em constante evolução.
Experiência digital e novos sistemas de assistência
O novo Panamera se tornará uma parte integrante do ecossistema digital do motorista. O Apple CarPlay® e o Android Auto permitem a conexão de dados de smartphone e veículo para melhorar a usabilidade. O modelo oferece equipamentos padrão estendidos em comparação com seu antecessor, com suspensão de ar de dois estágios e dois compartimentos, faróis de matriz de LED, um compartimento refrigerado para smartphone com função de carregamento indutivo e um filtro de poeira fino melhorado com função de recirculação de ar automática suportada por GPS.
Desempenho empolgante nas duas versões E-Hybrid
O Panamera 4 E-Hybrid é especialmente eficiente. Para gerar uma aceleração poderosa, a Porsche combinou um novo sistema E-Hybrid com um motor a gasolina V6 biturbo de 2.9 litros revisado (224 kW/304 cv). Com 140 kW (190 cv) e 450 Nm de torque, o novo motor elétrico oferece significativamente mais potência que seu antecessor. Ele também está integrado ao alojamento de forma eficiente e otimizado em termos de peso, e no circuito de refrigeração de óleo da transmissão PDK. O design interno do rotor (ele gira dentro do estator) reduz a inércia em massa em 50%, o que melhora a resposta do acelerador. Com uma recuperação de até 88 kW, esse motor também contribui para a autonomia elétrica significativamente maior dos modelos Panamera E-Hybrid. A potência do sistema combinado é de 346 kW (470 cv) e o torque máximo de 650 Nm. Com isso, essa versão 4 E-Hybrid acelera de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e atinge velocidade máxima de 280 km/h.
Já Panamera 4S E-Hybrid concentra-se mais na dinâmica de condução, bem como na entrega sustentada de potência na faixa superior de rotação. Seu motor seis cilindros biturbo de 2,9 litros oferece 260 kW (353 cv) e ele usa o mesmo motor elétrico da outra versão. Como resultado, a potência do sistema é de 400 kW (544 cv) e o torque máximo é de 750 Nm. Isso permite que o Panamera 4S E-Hybrid acelere de zero a 100 km/h em 3,7 segundos e atinja uma velocidade máxima de 290 km/h.
Comparadas à geração anterior, ambas as versões do novo Panamera E-Hybrid oferecem maior autonomia elétrica, velocidade de carregamento mais rápida, melhor resposta do acelerador e melhor desempenho de condução em todas as circunstâncias. Com 25,9 kWh (bruto), a nova bateria de alta voltagem fornece cerca de 45% de maior capacidade em um espaço físico semelhante.
Além de toda a esportividade que você espera de um Porsche, a autonomia no modo puramente elétrico subiu para 63 km, de acordo com os padrões do Inmetro. Isso significa que você pode se deslocar no seu trajeto cotidiano virtualmente sem utilizar combustível. Já o novo carregador On-Board-AC de 11 kW reduz o tempo de carregamento para 2h39. E vale lembrar: a Porsche inclui não apenas o carregador na oferta do produto, mas também o serviço de checagem prévia do seu domicilio e instalação do carregador. A garantia do veículo foi ampliada para 4 anos, aumentado sua conveniência.
Suspensão de última geração
Os novos modelos Panamera oferecem como item opcional o Porsche Active Ride. Este sistema supera outros conceitos de suspensão em todos os parâmetros relevantes e oferece uma faixa sem precedentes entre conforto e dinâmica de direção. A base para isso está nos amortecedores ativos com tecnologia de dois estágios, sendo que cada um deles é conectado a uma bomba hidráulica operada eletricamente. Isso gera um fluxo de volume no amortecedor conforme a demanda e, portanto, pode construir forças entre a carroceria e as rodas de maneira rápida, altamente precisa e direcionada, que contrariam e quase compensam completamente as forças resultantes dos impactos contra o piso. Um sistema de suspensão a ar, com uma única câmera para economia de peso, complementa essa tecnologia.
O chassi mantém a carroceria do Panamera plana o tempo todo, mesmo durante manobras dinâmicas de frenagem, direção e aceleração. Com uma condução suave, o sistema absorve quase completamente as irregularidades. Em situações de direção mais esportiva, o sistema de suspensão ativa Porsche Active Ride garante uma conexão perfeita com a estrada graças a uma distribuição equilibrada das cargas em cada uma das rodas.
Se o modo correspondente estiver ativado, a suspensão pode compensar de forma contundente as tendências de rolagem e mergulho para reduzir as forças de aceleração atuando nos ocupantes. Nessa configuração, o novo Panamera inclina-se nas curvas como uma motocicleta. Ele abaixa a frente ao acelerar e a traseira ao frear. Quando estacionado, o sistema de suspensão ativa Porsche levanta a carroceria para uma altura confortável de entrada ou saída.
As primeiras entregas começam a ser realizadas nos próximos dias nos Porsche Center de todo o país.