Os 61 membros do júri do “Car of the Year” (COTY), representando 23 países do continente europeu, selecionaram hoje, dia 29 de novembro, os novos Peugeot 308 berlina e SW para integrarem a lista de sete candidatos à vitória final, de entre os 39 candidatos iniciais. É a quinta vez em nove anos que um modelo Peugeot se coloca entre os finalistas.
Modelo que ostenta o novo brasão da marca, o novo Peugeot 308 cativa pelo seu design apurado, pela sua tecnologia de vanguarda e pela sua eficiência. A gama de cadeias de tração, incluindo dois blocos híbridos plug-in logo desde o seu lançamento, dá aos clientes o poder de escolha entre motores eletrificados e de combustão interna. Um motor totalmente elétrico irá, em breve, completar a gama.
Sem categorias, sem subdivisões, sem classes: há apenas um vencedor do prémio “Car of The Year” e o vencedor da edição de 2022 será anunciado a 28 de fevereiro próximo, em Genebra, Suíça.
Com o novo 308, a Peugeot juntou-se ao círculo restrito de finalistas da eleição “Car of The Year” (COTY) pela quinta vez desde 2013. O 208 foi escolhido no final de 2019, sagrando-se vencedor da edição de 2020; o 508 berlina e 508 SW foram eleitos finalistas no final de 2018; o 3008 foi anunciado finalista no final de 2016, conquistando o título em 2017; e a geração anterior do 308 (berlina e SW) foi finalista no final de 2013 e vencedora do título em 2014.
O prémio COTY é o mais cobiçado galardão da indústria automóvel. Os seus 61 jurados são provenientes de 23 países europeus, numa lista que integra dois jurados portugueses. Cada um dos jurados elegeu os seus sete finalistas numa votação inicial, feita com base numa longa lista composta por 39 modelos. A lista desses concorrentes e dos agora finalistas pode ser encontrada no portal do “Car of The Year”, em https://www.caroftheyear.org/
O novo Peugeot 308 está a reformular a oferta de berlinas e carrinhas no segmento C. Mais de 24.000 clientes na Europa tinham-no já encomendado no final de outubro, 22% dos quais na versão Plug-in Hybrid.
O novo 308 cativa pelas suas proporções dinâmicas e arquitetura, oferecendo mais espaço para os passageiros no banco traseiro. O seu design reflete o ADN da Peugeot, com as suas luzes LED de assinatura vertical na frente e as três garras na traseira. O seu i-Cockpit® (volante compacto, painel de instrumentos digital ao nível dos olhos, ecrã tátil central com botões configuráveis) e ajudas à condução pertencem à mais recente geração de soluções tecnológicas. Os seus motores híbridos recarregáveis (180 ou 225 cv), a gasolina ou diesel são altamente eficientes.