A Suzuki revelou os novos modelos DR-Z4S e DR-Z4SM,no dia 05 de novembro, na Eicma em Milão, Itália.
Sucessoras espirituais dos populares modelos DR-Z400S e DR-Z400SM dos anos 2000, as duas novas 400s usam um novo quadro de aço de longarina dupla com um subquadro de alumínio aparafusado separado e braço oscilante de alumínio, abrigando um novo motor monocilíndrico de 398 cc. Há também um pacote eletrônico que inclui modos de potência, ABS comutável e um sofisticado sistema de controle de tração com modos off-road.
O DR-Z4S e o DR-Z4SM da Suzuki vêm equipados com um novo motor de 398 cc, DOHC de quatro tempos, projetado para atender à norma Euro 5B. Ele combina robustez com uma entrega de potência suave e linear, além de torque reforçado em baixas rotações e maior potência até o limite de rotação. Em relação ao modelo anterior, o motor traz melhorias como válvulas de titânio, perfis de came e pistão atualizados, e uma embreagem deslizante com sistema Clutch Assist. Com recursos como ride-by-wire e um injetor de combustível de 10 furos, o motor oferece potência de 38PS a 8.000 rpm, torque de 37Nm a 6.500 rpm e economia de combustível aprimorada, superando 80mpg.
Eletrônica
Os modelos DR-Z4S e DR-Z4SM da Suzuki são equipados com o Suzuki Intelligent Ride System, que inclui o Suzuki Drive Mode Selector (SDMS) com três modos de potência. O modo A oferece resposta máxima, enquanto B e C suavizam a potência para condições de baixa aderência. Ambos possuem dois modos de controle de tração padrão e o modo G, específico para cascalho, permitindo controle otimizado em terrenos off-road. O DR-Z4S é adaptado para terrenos variados, enquanto o DR-Z4SM é ajustado para superfícies planas e permite mais deslizamento, destacando seu estilo supermoto. Ambos possuem ABS configurável, além de um sistema de partida fácil para maior praticidade.
Chassis
O DR-Z4S e DR-Z4SM da Suzuki apresentam um novo quadro de aço de longarina dupla, subquadro e braço oscilante de alumínio, proporcionando rigidez com flexibilidade para absorver impactos em terrenos acidentados e reduzir a fadiga do piloto. A suspensão KYB de longo curso é ajustável e adaptada para cada modelo, com o DR-Z4S oferecendo maior curso que o DR-Z4SM. O DR-Z4S possui rodas raiadas de 21″ e 18″ com pneus IRC, enquanto o DR-Z4SM tem rodas de 17″ com pneus Dunlop. Ambos incluem freios a disco, guidão com manoplas ergonômicas e pedais largos, além de proteção inferior de alumínio. A altura do assento é de 920 mm no DR-Z4S e 890 mm no DR-Z4SM, com peso de 151 kg e 154 kg, respectivamente.
Estilo
Inspirados na linha RM-Z da Suzuki, os novos DR-Z4S e DR-Z4SM foram projetados para desempenho ágil, com uma linha horizontal ousada do para-lama dianteiro à traseira. A ergonomia permite liberdade total de movimento ao piloto, enquanto a iluminação LED inclui farol, luzes traseiras e indicadores. O DR-Z4S vem nas cores Champion Yellow e Solid Iron Grey, com aros pretos, e o DR-Z4SM em Sky Grey (azul/cinza) e Solid Special White, com aros azuis. Os decalques modernos ‘DR-Z’ reforçam o estilo atual, e acessórios opcionais incluem protetores de mão, assento rebaixado e suporte de bagagem.
Preços e disponibilidade
Os preços dos novos DR-Z4S e DR-Z4SM serão confirmados no Ano Novo, com chegada prevista para o verão de 2025.