A Lexus do Brasil anuncia hoje, 29, a chegada do novo UX 300h, que representa a evolução do crossover urbano com a 5ª geração do Lexus Hybrid System, que inclui sistema de transmissão transaxle atualizado e baterias de íons de lítio, novos equipamentos de série, e conjunto mecânico mais potente, com 198 cv. Oferecido em versão única, o modelo tem preço sugerido de R$299.990.
O lançamento reforça a estratégia e o pioneirismo da Lexus no mercado brasileiro, onde a marca foi a primeira do segmento premium a oferecer 100% do portfólio eletrificado, além de contribuir com o objetivo global da empresa para reduzir as emissões de CO2 de seus veículos em mais de 50% até 2035.
Sistema Híbrido de Quinta Geração
A 5ª geração do Lexus Hybrid System soma o motor 2.0 a gasolina com 152 cv de potência e 18,8 kgfm a um motor elétrico com 112 cv e 20,6 kgfm. Com isso, o conjunto tem 198 cv de potência combinada – 14 cv a mais que o antecessor UX 250h –, o que garante desempenho mais responsivo ao crossover.
Além disso, o sistema híbrido fornece energia para recarregar a nova bateria leve e compacta com 60 células de íons de lítio (que substitui o sistema anterior metálico de níquel), instalada sob o banco traseiro para contribuir com a dinâmica ao volante, além de aumentar o conforto para os passageiros e a capacidade de armazenamento.
Já a nova transmissão transaxle continuamente variável do tipo planetária tem a tecnologia shift-by-wire, que substitui as conexões mecânicas por comandos elétricos para proporcionar uma experiência de troca de marchas mais rápida e suave.
Todas as mudanças reforçam o compromisso da Lexus com a sustentabilidade e com a experiência de condução de alto nível, inclusive com seletores de modos de condução que, além da opção Normal, oferece os modos ECO, que prioriza a economia de combustível, e Sport, que privilegia uma condução ainda mais dinâmica e ágil.
Design Exterior e Aerodinâmica
O novo Lexus UX 300h exibe a icônica spindle grille da marca, que forma conjunto com a assinatura luminosa de LED em “L” da Lexus nos faróis. Todas as superfícies da carroceria foram esculpidas para refletir a inspiração robusta e o perfil aerodinâmico, com paralamas alargados e rodas de 18” posicionadas nas extremidades da carroceria.
As molduras dos arcos das rodas foram desenvolvidas para direcionar o fluxo de ar, reduzindo a turbulência durante a condução. Esse mesmo cuidado foi tomado com as luzes traseiras Aero Stabilizing Blade Lights, que projetam uma assinatura noturna graças aos 120 LEDs, mas, também, canalizam o vento para contribuir com a estabilidade do crossover urbano. Já o spoiler traseiro, em conjunto com o assoalho plano, garante mais silêncio a bordo, além de contribuir para a redução do consumo de combustível.
Estrutura e Dinâmica de Condução
O crossover urbano foi desenvolvido sobre a plataforma de GA-C (Global Arquitecture – Compact), uma estrutura leve e rígida, com uso extensivo de aço de alta resistência, adesivos especiais e soldas a laser. Como resultado, o novo Lexus UX 300h combina esportividade ao conforto de uma condução mais luxuosa, suave e silenciosa.
Com portas, para-lamas e capô feitos de alumínio, bem como tampa traseira produzida com materiais compósitos, o modelo reduz o centro de gravidade para apenas 59,4 cm, o que garante uma sensação de agilidade ao dirigir que normalmente é associada aos hatches esportivos, mas sem renunciar à altura da carroceria e da visibilidade.
Todo sistema de suspensão – McPherson na dianteira e Double Wishbone na traseira, ambas montadas em subquadros – foram ajustadas especialmente para oferecer uma combinação de agilidade e conforto. Já o Active Cornering Assist (ACA), uma função integrada com o Vehicle Stability Control (VSC), auxilia o motorista a manter a trajetória desejada ao atuar sobre os freios para melhorar a estabilidade e a precisão nas curvas.
Interior centrado no motorista
O interior do novo Lexus UX 300h recebeu quadro de instrumentos digital com tela de 12,3” com três diferentes estilos de mostradores que alteram o layout de acordo com o modo de condução. E o acabamento também está mais refinado, com novo layout para os botões dos comandos nas portas e seletor de marchas eletrônico do tipo joystick.
Toda a cabine foi desenvolvida para evocar a sensação de luxo, mas com a posição elevada dos bancos e a versatilidade de um crossover. O acesso ao UX 300h é facilitado pelo posicionamento ideal do ponto de quadril, pelo formato único do assento e pela coluna dianteira estreita, projetada para melhorar a visibilidade do motorista.
A abordagem centrada no ser humano é evidente no design baixo e discreto do painel, com acabamento inspirado no papel japonês washi e pensado para criar uma sensação acolhedora, mas também nos bancos com acabamento NuLuxe® (disponíveis em três cores: creme, preto e caramelo); aquecimento, ventilação e ajuste elétrico em 8 direções para os assentos dianteiros, além de suporte lombar para o motorista.
Já a central multimídia tem uma interface touchscreen intuitiva com telas antirreflexo de alta definição com 12,3” e compatibilidade para Apple CarPlay® sem fio e Android Auto™. Além disso, há cinco portas USB para atender às necessidades de carregamento dos dispositivos e um carregador por indução para smartphones no console central.
Para garantir segurança e comodidade a todos, o Lexus UX 300h possui o Safety Exit Assist (SEA), que monitora o entorno do veículo e emite alerta quando há risco para abertura das portas, como ciclistas ou motocicletas. Completam a lista de equipamentos teto solar elétrico, limpadores de pára-brisa com sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e tampa do porta-malas com abertura por sensor de movimento.