A Hyundai celebra 10 anos de sua chegada ao Brasil e, em setembro, comemora uma década de operação de sua fábrica de automóveis localizada em Piracicaba, interior do estado de São Paulo. De lá saíram mais de 1,7 milhão de veículos, entre versões do Hyundai HB20 e Hyundai CRETA, modelos que rapidamente se posicionaram entre os líderes de seus respectivos segmentos. Com o terceiro turno introduzido logo após o primeiro ano de funcionamento, o complexo industrial tem capacidade para produzir 210 mil veículos anualmente e acaba de ser ampliado com a nacionalização da produção de motores.
O evento realizado nesta terça-feira, dia 20, exatamente na data da saída do primeiro Hyundai HB20 oficialmente produzido em Piracicaba no ano de 2012, contou com a presença de autoridades nacionais, estaduais e municipais, além de executivos da empresa locais e da matriz, na Coreia do Sul, e parceiros de negócios.
“O Brasil era a nação geograficamente mais distante de nossa sede e foi a escolha mais desafiadora devido à sua imensa área, grande população, vastos recursos naturais e alto potencial de mercado automobilístico, tanto em vendas internas quanto como polo de exportação. Após dez anos, estamos testemunhando o sucesso de nossa expansão de negócios neste país e na região das Américas Central e do Sul. Inquestionavelmente, a Hyundai Motor Brasil tem desempenhado um papel fundamental em nosso crescimento sustentável”, comentou o Executive Chair mundial do Grupo Hyundai Motor, Euisun Chung, em mensagem de vídeo durante o evento.
“Os últimos dez anos testemunharam uma incrível história de verdadeira liderança, grande paixão e profunda conexão entre duas nações, duas culturas. A marca Hyundai tem caminhado de mãos dadas com o povo brasileiro e mudou completamente a história da indústria automotiva do país, estabelecendo novos padrões de qualidade, inovação e nível de equipamento em automóveis com nossos icônicos produtos, HB20 e CRETA, orgulhosamente produzidos em Piracicaba”, discursou Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai Motor para o Brasil e as Américas Central e do Sul.
Como parte das comemorações de dez anos de Brasil, a Hyundai abriu as portas de sua novíssima fábrica de motores. Operando com tecnologias alinhadas aos conceitos de Indústria 4.0 e com as mesmas características que asseguram a qualidade mundial da Hyundai, a nova linha de motores nacionais passa a integrar plenamente o complexo industrial de Piracicaba a partir deste mês.
Com investimento de R$ 500 milhões, a nova fábrica de motores tem área construída de 17.721 m² e levou pouco mais de um ano para ser finalizada. Sua capacidade inicial de produção é de 70 mil motores ao ano, que serão fabricados por 256 novos funcionários. Esta é a 13ª fábrica de motores da Hyundai no mundo e a primeira na América Latina.
“A expansão da fábrica da Hyundai em Piracicaba é motivo de grande alegria para todo o povo paulista, que celebra hoje 10 anos desta parceria entre coreanos e piracicabanos. A nova fábrica de motores é mais uma prova da confiança da companhia no crescimento de seus negócios em São Paulo e no desenvolvimento da marca em todo Brasil. O Governo de São Paulo faz questão de registrar mais uma vez seu orgulho em ter a Hyundai aqui em nosso território e nos comprometemos a seguir trabalhando juntos por novas conquistas”, disse Rodrigo Garcia, governador do Estado de São Paulo.
“A cidade de Piracicaba agradece toda a família Hyundai por novamente optar por nosso município para um investimento deste porte, reforçando assim o acerto da escolha feita há 10 anos, quando se inaugurou a fábrica da montadora por aqui. Queremos parabenizar a Hyundai pela década de sucesso no Brasil e pelo novo projeto da fábrica de motores, uma das mais modernas do país e que, com certeza, irá impulsionar ainda mais o desenvolvimento da marca, de seus colaboradores e de todo o povo piracicabano”, afirmou Luciano Almeida, prefeito de Piracicaba.
“A InvestSP tem uma excelente e longeva relação com a Hyundai. Apoiamos a empresa na construção da fábrica de veículos em Piracicaba e em projetos de sua modernização. A inauguração da fábrica de motores é um fato a ser comemorado pelo setor automotivo paulista e terá extraordinário impacto no desenvolvimento econômico da região, gerando empregos e renda para a sua população. São Paulo apoia essa nova iniciativa e agradece a confiança da Hyundai”, ressaltou o presidente da InvestSP, Antonio Imbassahy.
“Nossa nova planta de motores possui alto nível de automação em seus processos, proporcionando a flexibilidade necessária para adaptar as linhas de produção de forma ágil. Além dos novos postos de trabalho criados, contribuímos positivamente em outras áreas da nossa comunidade local. Trabalhamos em colaboração com universidades e escolas técnicas em programas de estágio e intercâmbio de conhecimento, compartilhando nossas instalações, peças e motores com essas instituições para apoiar o desenvolvimento de estudantes e futuros profissionais”, acrescentou Ramirez.
Esta é a primeira fábrica da Hyundai no mundo a introduzir o AMR – um Robô Móvel Autônomo, na sigla em português, que otimiza o transporte de peças dentro dos processos de fabricação. Esse recurso reduz em 50% o espaço necessário para as peças na linha de produção, graças a um sistema completamente integrado que dispensa a necessidade de acúmulo de itens estocados nos setores. Também proporciona melhor flexibilização da linha para a produção de novos produtos, uma vez que o abastecimento se adapta automaticamente às necessidades programadas.
Durante as obras da nova fábrica de motores, a Hyundai adotou ações para reduzir seu impacto no meio ambiente. As iniciativas vão desde o zero descarte de resíduos para aterros sanitários, até o projeto em si, que prioriza iluminação natural ou em LED, captação de água da chuva para reuso e um modelo de construção com vedação termoacústica, que oferece benefícios vitalícios para o ambiente de trabalho adequadamente climatizado.
“A Hyundai entende o potencial que o mercado oferece e busca crescer de maneira sustentável, sem renunciar à ambição perante as oportunidades. Piracicaba produziu em 2021 o automóvel mais vendido do Brasil, o Hyundai HB20. E agora irá produzir na mesma planta motores que irão equipar esse modelo. A nova fábrica é uma das ferramentas que teremos para seguir crescendo e encarando os desafios do setor, sempre com foco na qualidade que é marca registrada da Hyundai no mundo”, completou Joel Anjos, diretor da Fábrica de Motores e de Qualidade da Hyundai Motor no Brasil.
Nesta primeira década, a operação brasileira de veículos da Hyundai estabeleceu importantes marcos na indústria e no mercado automotivo nacionais. Em 2016, rompeu com mais de 40 anos de hegemonia das fabricantes mais tradicionais e conquistou a quarta posição em vendas nacionais, tornando-se a primeira montadora a entrar, em menos de cinco anos, para o seleto grupo das “Top 4” automotivas do Brasil. Já em 2018, registrou novo recorde nacional para a produção de um milhão de veículos: apenas cinco anos e dez meses.
Desde o início das operações, a Hyundai é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar. Atualmente, segundo a consultoria Great Place to Work Brasil, a Hyundai está entre as 150 melhores empresas do País, posicionando-se como a fabricante de veículos melhor colocada e a única do setor na lista dos Top 50.
No complexo industrial de Piracicaba é produzido desde 20 de setembro de 2012 o Hyundai HB20, nas versões hatch e sedã, exclusivamente desenvolvido para o Brasil. O modelo criou, a partir de seu lançamento, um novo patamar para o segmento ao trazer de série itens como freios ABS e airbags, antes mesmo de serem obrigatórios, computador de bordo, ar-condicionado e trio elétrico (portas, vidros e alarme). No final de 2016, começa a ser produzido nas mesmas linhas de montagem o SUV global Hyundai CRETA que, para o Brasil, recebeu itens de design e especificação também exclusivos, tornando-se uma das opções mais atraentes deste competitivo segmento.
Ambos os modelos se posicionaram rapidamente entre os líderes em suas respectivas categorias e foram, recentemente, profundamente renovados e atualizados, mantendo um índice de nacionalização de componentes acima de 70% mesmo com a elevada tecnologia embarcada.
Tanto Hyundai HB20 como Hyundai CRETA têm à disposição do consumidor itens únicos ou até mesmo inéditos entre seus concorrentes. É o caso do pacote de conveniência e segurança ativa (ADAS) Hyundai SmartSense, que pode incluir, conforme a versão, prevenção de colisões dianteira e traseira, assistência de permanência e centralização em faixa, aviso de saída segura e monitoramento de ponto cego, entre outros recursos.
Para complementar a elevada especificação dos veículos fabricados pela Hyundai em Piracicaba, algumas versões podem ainda ser complementadas com a partida remota do motor e inovações em conectividade veicular por meio do Hyundai Bluelink, que inclui ajuste, através de aplicativo no celular, da temperatura do ar-condicionado automático digital e acesso ao sistema da Smart Camera 360°, visualizando o que se encontra ao redor do automóvel antes de se aproximar para embarcar.
“Nossa jornada no Brasil testemunhou muitos marcos e tenho a certeza de que muitos mais estão por vir. Isso nos motiva a continuar superando desafios e conduzindo a empresa para um futuro que nos encha de orgulho e valorize cada vez mais a preferência de nossos clientes. O Brasil tem um significado imenso para a Hyundai e seguiremos aplicando nossos esforços em tecnologias e soluções para que os clientes brasileiros construam junto conosco um futuro melhor e mais brilhante”, finalizou Ramirez.