Honda X-ADV 2022: nova geração da scooter aventureira chega ainda mais tecnológica

Renovada, mas sem perder a identidade que fez dela sucesso global, a X-ADV 2022 estreia quatro modos de pilotagem e controle de tração HSTC -- Honda Selectable Torque Control.
Fotos: Divulgação

Desde seu surgimento a X-ADV representa uma genuína inovação. Criar conceitos está no DNA da Honda, e é sobre este alicerce que a empresa foi construída.

Na criação da X-ADV os projetistas mesclaram atributos diversos. Os das motos aventureiras, capazes de rodar em caminhos de todo tipo, cuja posição de pilotagem ereta favorece a visibilidade e domínio do guidão, com o caráter prático das scooters, ágeis e cheias de funcionalidade, tal como o espaço de armazenamento sob o banco.

Robusta e ao mesmo tempo elegante, a X-ADV pode estar completamente à vontade tanto na cidade como em estradas sem pavimentação. No corriqueiro caminho casa-trabalho-casa, em escapadas de final de semana rumo à natureza ou nas aventuras sem destino nem data para terminar. Em qualquer condição a Honda X-ADV entrega competência, aliando a potência do motor à uma inédita capacidade ciclística no segmento das scooters.

21YM HONDA X-ADV

A X-ADV empolga pelo seu ineditismo, mas também pela capacidade de garantir a performance, segurança e confiabilidade típica das Honda, com tecnologia avançada, estilo inovador e atributos de versatilidade sem concorrentes. Para 2022 a Honda aperfeiçoou ainda mais o modelo, incrementando a performance do motor, melhorando o estilo e a funcionalidade e reduzindo o peso.

Generalidades do modelo

As principais alterações da X-ADV são a elevação da potência máxima, de 54,8 cv a 6.250 rpm para 58,6 cv a 6.750 rpm, resultado obtido por intermédio de um novo comando das válvulas e maior eficiência na admissão e escape. A rotação máxima também foi elevada em 500 rpm. A 1ª, 2ª e 3ª marchas foram encurtadas em prol de acelerações mais fortes. Já a 4ª, 5ª e 6ª marchas estão mais longas, o que permite maior velocidade com rotação do motor menor, o que ajuda na economia de combustível.

Através do sistema de acelerador eletrônico TBW — Throttle By Wire, foi possível equipar a X-ADV 2022 com quatro modos de pilotagem que permitem alterar o caráter do motor. São eles RAIN, STANDARD, GRAVEL e SPORT, além do modo USER, personalizável. O TBW também proporciona uma ação mais precisa do sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, agora com três níveis de intervenção, sendo possível desligá-lo. O câmbio DCT de dupla embreagem oferece trocas de marcha automáticas integradas aos modos de pilotagem.

O novo chassi e outros detalhes redesenhados permitiram reduzir o peso total em 1 kg. No aspecto estético, a X-ADV está mais afilada e agressiva graças aos faróis duplos de LEDs dotados de DLR — Daytime Running Lights, luzes de posição diurnas, semelhantes às usadas pela CRF 1100L Africa Twin.

Para facilitar o apoio dos pés no solo o banco tem nova conformação. O espaço do compartimento sob o assento está maior, atingindo 22 litros de capacidade, o que possibilita abrigar um capacete integral. Além disso o compartimento possui uma porta USB. O comando do freio de estacionamento agora está no lado direito do guidão, o que permitiu criar um porta-luvas na parte posterior do escudo frontal. O novo painel TFT de 5 polegadas permite conexão Bluetooth e a ativação de comandos vocais através do Honda RoadSync, integrado ao HSVCS — Honda Smartphone Voice Control System.

3. Características principais

3.1 Estilo & Equipamentos

• Desenho mais afilado, elegante e agressivo

• Painel TFT colorido de 5 polegadas com Honda RoadSync

• Novos faróis duplos de LED com DRL — Daylight Running Lights

• Novo para-brisas, mais protetivo
• Compartimento sob o banco com 22 litros e porta USB

O estilo exclusivo e elegante da X-ADV, originalmente concebido e desenvolvido pela equipe de R&D da Honda Itália, foi apurado no modelo 2022, que traz formas mais ágeis e afiladas. A silhueta é decididamente vertical, e cada parte da carenagem foi redesenhada visando manter o estilo forte e impactante. Comparado à versão anterior, o modelo 2022 está mais agressivo e melhor em todos os aspectos, ainda mais X-ADV.

O grupo ótico anterior foi remodelado e é composto por faróis duplos de LEDs com luzes de condução diurna (DRL), cuja intensidade se ajusta automaticamente à condição do ambiente e fornece sempre uma luz brilhante e altamente visível, aumentando a segurança passiva. Todo o sistema de iluminação da X-ADV 2022 é composto por LEDs.

A altura do banco, 820 mm, e o largo guidão, a 910 mm do solo, garantem posição de pilotagem com ponto de visão elevado. O formato do banco, agora mais estreito na parte frontal, facilita o alcance dos pés no solo. Seja em uso urbano ou rodoviário, o novo para-brisas da X-ADV oferece melhor proteção, permitindo um curso de 139 mm em seus cinco níveis de elevação reguláveis manualmente, e variar em 11º a inclinação.

O sistema de conectividade Honda RoadSync com tecnologia HSVCS — Honda Smartphone Voice Control, está incorporado à X-ADV. As funções podem ser visualizadas através do painel TFT de 5 polegadas, permitindo ao condutor controlar seu smartphone através de comandos vocais, sendo necessário usar um capacete equipado com sistema de áudio e microfone. A gestão do sistema também pode ser feita a partir dos botões do punho esquerdo do guidão.

Protetores de mãos de plástico resistente desviam o vento e a chuva, além de evitar danos a punhos e manetes na condução fora-de-estrada. O motor também conta com um protetor de cárter de alumínio reforçado de 2,5 mm de espessura.

O volume do compartimento debaixo do banco agora tem 22 litros de capacidade, e que permite alojar um capacete integral, possui iluminação de LED e porta USB que substituiu a tomada de 12 V. O freio de estacionamento agora está no punho direito do guidão, posicionamento que deu lugar para um porta-luvas útil e de fácil acesso na parte posterior do escudo frontal. O cavalete central é equipamento de série.

A X-ADV está equipada com o sistema Smart Key, cujo sensor pode ser portado pelo condutor no bolso, dispensando o uso de uma chave de ignição convencional, inclusive para o acesso ao bocal de abastecimento e abertura do banco. Para ligar a X-ADV basta estar portando o sensor em um bolso e girar o seletor posicionado diante do condutor, ação que libera a trava de guidão e ativa a ignição. Uma tecla também é destravada ao girar o seletor principal, dando acesso à abertura do bocal de abastecimento e compartimento sob o banco. A Smart Key também tem um botão de que visa facilitar a identificação à distância, acendendo e apagando os piscas quando pressionada. O seletor de ignição/trava tem mecanismo que o faz girar em falso na ausência da Smart Key, impedindo que o guidão seja destravado pela força.

Os piscas traseiros da X-ADV têm uma função de Sinal de Frenagem de Emergência (ESS –Emergency Stop Signal). Se for detectada uma desaceleração de 6,0 m/s2 a uma velocidade mínima de 53 km/h, com qualquer um dos freios acionados, as luzes ESS piscam para avisar os outros condutores que a X-ADV está em uma frenagem de emergência. À mesma velocidade, se o ABS entrar em ação, a desaceleração para acionamento do ESS cai para 2,5m/s2.

Para maior conforto os piscas tem cancelamento automático, e em vez de um temporizador simples, o cancelamento se dá por comparação das diferenças de velocidade entre a roda dianteira e a roda traseira. Tal cálculo determina momento no qual o pisca-pisca deixa de atuar.

21YM HONDA X-ADV

3.2 Motor

• Motor bicilíndrico de 745 cc com sistema TBW — Throttle By Wire

• Potência de 58,6 cv e torque de 7,03 kgf.m

• Relações de câmbio revistas para melhor aceleração e economia
• Injeção eletrônica PGM-FI reprogramada para melhor resposta ao acelerador

O motor bicilíndrico paralelo da X-ADV é arrefecido por líquido e tem cabeçote SOHC de 8 válvulas. O bom desempenho desde as mais baixas rotações é característica de motores de curso longo, o que privilegia o torque elevado. A inclinação da bancada de cilindros à frente aproxima o centro de gravidade do solo, favorecendo a estabilidade. Um profundo trabalho aperfeiçoamento resultou em redução de 1,4 kg no peso total do motor.

Dois eixos de balanceamento anulam de modo eficaz as vibrações, sem comprometer as agradáveis pulsações derivadas do virabrequim com 270º de fase. Diâmetro e o curso tem 77 x 80mm e neste motor, sempre que possível, os componentes atuam em mais do que uma função. Exemplo é o comando de válvulas que aciona também a bomba de água, enquanto um dos eixos de balanceamento comanda a bomba de óleo.

Preço, cores, garantia

A Honda X-ADV 2022 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance, assistência 24 horas durante o período que durar a garantia. A pré-venda será iniciada no dia 24 de março e a previsão de chegada às concessionárias de todo o Brasil será em abril, com o preço sugerido (base Distrito Federal) de R$ 81.800,00.

Deixe um comentário