A Honda PCX 2023 representa mais uma história de sucesso da Honda no Brasil e no mundo. Lançada no mercado nacional em 2012, produzida na fábrica da Honda em Manaus, AM, a scooter imediatamente alcançou a preferência do público consumidor. Desde então é o modelo mais vendido em sua categoria do mercado brasileiro, um sucesso contínuo que se deve à uma fórmula inteligente, que concilia design forte e moderno a dimensões compactas, além da tradicional tecnologia de vanguarda inerente à todos os produtos Honda.
Economia de combustível, robustez, excelente performance, facilidade de uso, praticidade e conforto são sinônimos da PCX, modelo que para 2023 recebe uma potente renovação em itens fundamentais como motor e ciclística, mas sem perder o caráter que fez dela a principal referência de seu segmento.
Admirada por um público formado tanto por novatos como pelos mais experientes ao guidão, a PCX atende a pessoas que tanto a usam para lazer como para transporte ou trabalho. Ela é um verdadeiro “coringa”, servindo com competência a todos os propósitos de utilização. A posição de pilotagem bem estudada e a praticidade do compartimento sob o assento são elementos de destaque, que se unem à excelente qualidade construtiva e imbatível relação custo-benefício.
A inovadora tecnologia Idling Stop, direcionada para otimizar consumo e reduzir emissões de poluentes, que estreou justamente na PCX lançado há uma década, está preservada no novo modelo, cujo motor recebeu um importante upgrade. Pertencente à geração eSP — enhanced Smart Power, agora ganhou o “+”, que indica a evolução contida não apenas no aumento da capacidade cúbica e a decorrente elevação de potência e torque, mas também marca a chegada do cabeçote de quatro válvulas, tecnologia que visa tornar o modelo mais eficiente inclusive do ponto de vista ambiental.
Modelos
A nova PCX preserva a forte personalidade do modelo, mas traz um estilo mais ousado, que ressalta sua condição de novidade. Neste aspecto a iluminação por LED redesenhada é fator de diferenciação marcante, mas não único. As novas formas atraentes englobam aspectos práticos importantes, como a maior capacidade de armazenamento sob o banco, a porta USB-A no porta-luvas e um painel “widescreen” como todas as informações vitais necessárias.
São três as versões do modelo para 2023: PCX CBS, PCX ABS e PCX DLX. Outra novidade de alta importância tecnológica, além do novo motor eSP+ e do chassi tubular de aço redesenhado, é a introdução do HSTC — Honda Selectable Torque Control, exclusivo das versões PCX ABS e DLX.
Honda PCX 2023: características principais
Uma das características mais marcantes da Honda PCX sempre foi seu estilo, que explora linhas fluidas e arrojadas, tema que foi evoluído e acentuado nesta nova safra. As linhas da PCX 2023 são ainda mais futurísticas e expressam fielmente a ousadia do projeto, que será facilmente identificado como uma nova PCX, porém mantendo a personalidade marcante, pilar de seu sucesso.
As superfícies da carroceria foram redesenhadas visando obter um resultado estético de grande impacto, no qual o escudo frontal ganha volume em sua porção superior para abrigar o para-brisa escurecido de novo desenho, que oferece melhor proteção sem prejuízo à visibilidade.
Quanto à ergonomia, o assento foi alvo de um reestudo em sua conformação para dar a piloto e garupa ainda mais conforto sem alterar a pequena distância em relação ao solo, característica muito apreciada das PCX. Outra melhoria foi com relação ao espaço para os pés do piloto, que cresceu 30 mm tanto longitudinalmente quanto nas laterais.
O redesenho da carroceria permitiu modernização estética, mas também majorar a capacidade do compartimento sob o banco em nada menos do que 2 litros, incremento que fez o volume total alcançar a marca de 30 litros de capacidade, ideal para abrigar um capacete de grandes dimensões e ainda assim proporcionar espaço para outros objetos.
O porta-luvas, posicionado à esquerda do escudo frontal, também foi redesenhado e agora além de ser mais espaçoso conta com uma útil porta USB destinada à recarga de smartphones. Também nova é a portinhola que recobre o reservatório de combustível, agora dotada de espaço para apoiar a tampa do tanque durante o reabastecimento.
Motor
O motor da PCX é um monocilíndrico SOHC de quatro válvulas arrefecido a líquido, que se vale da tecnologia eSP+ — enhanced Smart Power Plus –, conceito construtivo que explora a redução de atrito interno e outras tecnologias voltadas para otimização da eficiência. A potência máxima passou de 13,2 cv para 16 cv, com torque máximo subindo de 1,38 kgm.f para 1,5 kgm.f.
A capacidade de aceleração e a velocidade máxima foram beneficiadas com a adoção do novo motor, e o mesmo pode ser dito em relação à eficiência energética, uma vez que o aumento de performance não implicou em maior consumo de combustível. O tanque de 8,0 L permite autonomia superior a 350 km entre os reabastecimentos. Nas versões PCX ABS e PCX DLX estreia o sistema HSTC — Honda Selectable Torque Control, que limita eventuais perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência. Uma luz-alerta “T” pisca no painel quando o HSTC entra em funcionamento. O sistema pode ser desligado completamente através de um comando no punho esquerdo.
A nova PCX tem um chassi aço tipo berço duplo redesenhado, que oferece maior durabilidade e adequação à maior potência proporcionada pelo novo motor. Tal modificação não comprometeu a proverbial maneabilidade da PCX assim como a facilidade de pilotagem e conforto.
4. Preço, cores, garantia
As Honda PCX chegam às concessionárias de todo o Brasil à partir de outubro de 2022. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem. Abaixo, as cores disponíveis para cada uma das três versões e seus preços sugeridos (base Distrito Federal):
PCX CBS: R$ 15.460,00 – Cinza metálico
PCX ABS: R$ 17.000,00 – Branco perolizado
PCX DLX ABS: 17.400,00 — Azul metálico