Com mais de um século de história, a Fiat é um dos mais antigos fabricantes de automóveis em atividade e uma marca verdadeiramente global que está a celebrar o seu 125º aniversário este ano. A história da Fiat está marcada por conquistas, recordes, liderança e um alcance global, com a marca a ter sempre em mente os seus clientes. No ano do seu importante aniversário, a Fiat apresenta o novo Grande Panda e oferece aos seus clientes de todo o mundo um novo modelo global, ideal para as famílias e para o ambiente urbano contemporâneo.
Olivier François, CEO da Fiat e CMO Global da Stellantis, declarou: “A melhor maneira de celebrar os 125 anos da Fiat é começar a escrever as primeiras páginas do nosso futuro, começando com o novo Grande Panda. Concebido em Turim, Itália, pelo nosso Centro Stile, a nova criação da Fiat encarna os valores do seu precursor. Este automóvel compacto é baseado numa plataforma global, dando à Marca a oportunidade de expandir o seu alcance a nível mundial. Com o Grande Panda, a Fiat inicia agora a sua transição para plataformas globais comuns que abrangem todas as regiões do planeta, transmitindo os benefícios resultantes aos seus clientes em todo o mundo. De facto, o Grande Panda está perfeitamente adaptado às famílias e à mobilidade urbana em todos os países… um verdadeiro Fiat !“
O Grande Panda é o primeiro novo produto da família e será seguido pelo lançamento de um novo modelo todos os anos até 2027. O novo conjunto de modelos foi concebido para conquistar as ruas do mundo e completar a gama da marca. O projeto inovador da Fiat consiste em fabricar veículos sobre a mesma plataforma global e multi-energia Smart Car, que funciona em todas as regiões do mundo, permitindo à marca criar muitos veículos diferentes e responder às necessidades dos clientes onde quer que estejam.
Fiat Grande Panda: Concebido em Itália para o mundo
Concebido em Itália, no Centro Stile de Turim, o Fiat Grande Panda distingue-se dos outros veículos do segmento B pela sua compacidade única, com apenas 3,99 metros de comprimento – abaixo da média do segmento, que é de 4,06 m – e apresenta linhas simples e um espaço bem organizado graças ao seu volume compacto. O novo modelo FIAT pode transportar cinco pessoas e é perfeito para uma vida familiar confortável e uma mobilidade urbana contemporânea. Com o objetivo de transmitir força e singularidade, o volume apresenta-se robusto e estruturado. O design dinâmico e em forma de cunha da carroçaria é gerado pelas suas linhas de perfil pronunciadas. O Grande Panda foi concebido para projetar a Marca no futuro, com uma utilização inovadora e inteligente do espaço, uma personalidade moderna e funcionalidades surpreendentes.
O novo Fiat Grande Panda apresenta um visual exterior especial com uma combinação subtil de linhas estruturadas e superfícies suaves e arrojadas que realçam as robustas cavas das rodas. Além disso, a “italianidade” do novo Fiat Grande Panda torna-se imediatamente evidente através do seu icónico e irónico design italiano, sinónimo de beleza. O compacto familiar está disponível em cores vivas para a carroçaria, uma das quais será o amarelo.
A frente apresenta um volume compacto com uma nova personalidade distinta. Linhas ortogonais precisas envolvem uma disposição progressiva da malha quadrada que cria um visual forte e elegante, gerando uma pontuação de pixéis desde o centro da grelha superior em preto brilhante até aos faróis. A presença de uma placa de proteção na parte central inferior do para-choques contribui para enfatizar uma atitude de veículo utilitário, enquanto os faróis, constituídos por cubos opalinos, refletem as janelas das fachadas da fábrica Lingotto. Além disso, a par da assinatura luminosa única, as Luzes de Circulação Diurna (DRL) transformam-se em indicadores e iluminam alguns dos cubos que surgem como pixéis horizontais dispostos num padrão de tabuleiro de xadrez.
Nas laterais, a silhueta do Fiat Grande Panda remete para a força do Panda dos anos 80, com o seu charme indiscutível e autoconfiante proporcionado pelo habitáculo dinâmico e pela superfície vidrada.
A atitude em forma de cunha da carroçaria e do habitáculo é bem definida e ainda mais realçada pelas barras de tejadilho inclinadas, que se deslocam do topo para a traseira. Em homenagem ao clássico Panda 4×4, as letras Panda são surpreendentes: impressas tridimensionalmente em baixo-relevo nas portas, refletem o ambiente envolvente e animam a parte inferior da lateral. Além disso, a inconfundível inclinação da relação angular com o volume vertical da traseira é reproduzida pelo robusto pilar “C”. Para gerar um efeito lenticular, um emblema quadrado preto está ligado ao grafismo na superfície vidrada, criando um efeito marcante em que as quatro letras Fiat se transformam em quatro barras que percorrem o veículo.
A traseira também apresenta um carácter arrojado graças às proeminentes cavas das rodas, à inclinação das janelas, à disposição geral do óculo traseiro, aos faróis e às proteções que conferem ao Fiat Grande Panda um aspeto protetor e estável e uma postura sólida em estrada. O volume é aumentado graças à integração de uma moldura em preto brilhante com as letras tridimensionais Panda – uma homenagem ao design do Panda original. Finalmente, para manter o tema das geometrias dos anos 80 combinadas com um estilo futurista, as jantes de liga leve de 17″ com acabamento diamantado são ampliadas por um cativante design em X estilizado.
Com uma linguagem de design especial e nova, o Fiat Grande Panda está a moldar o futuro agora. Faz parte do objetivo da marca de oferecer aos clientes de todo o mundo um automóvel único que exprime todos os seus valores através do seu design distinto.