A General Motors e a Honda anunciaram planos que expandem a parceria entre as duas empresas. Este novo capítulo consiste no desenvolvimento em conjunto de uma inédita família de carros elétricos mais acessíveis. Os carros terão como base uma nova arquitetura global e serão equipados com baterias Ultium de geração ainda mais avançada.
As duas empresas estão trabalhando em conjunto para viabilizar a produção, a partir de 2027, de milhões de unidades desta inédita família de veículos elétricos, que inclui modelos tipo SUVs compactos, aproveitando as estratégias de tecnologia, design e suprimento de ambas. O acordo prevê também a uniformização de componentes e processos para o estabelecimento de um padrão internacional de qualidade, além de maior produtividade e otimização dos custos. O segmento de SUVs compactos é hoje o maior do mundo, com venda anual de mais de 13 milhões de unidades.
A GM e a Honda vão ainda avaliar oportunidades para o desenvolvimento em conjunto de novas gerações de baterias, no intuito de continuar reduzindo os custos da eletrificação, elevando o desempenho e impulsionando a sustentabilidade de veículos futuros.
A GM já está trabalhando para acelerar a adoção de novas tecnologias, como as baterias em estado sólido e as de íon-lítio com silício, juntamente com esquemas de produção que podem ser rapidamente aplicados para aperfeiçoar e atualizar os processos de fabricação de células de bateria. Já a Honda está progredindo com suas baterias sólidas que a companhia enxerga como elemento central dos futuros EVs. A tecnologia vem sendo demonstrada no Japão pela companhia, que está fazendo avanços rumo à produção em massa.
“A GM e a Honda vão compartilhar o que tem de melhor em termos de tecnologia, design e manufatura para oferecer uma linha atrativa e mais acessível de veículos elétricos em escala global, incluindo nossos principais mercados na América do Norte, América do Sul e China”, disse Mary Barra, presidente e CEO da General Motors.
Para a América do Norte incluem um carro elétrico completamente inédito posicionado abaixo do Chevrolet Equinox EV que ainda será lançado, aproveitando os 2 milhões de unidades de capacidade produtiva que a companhia planeja ter para fabricar EVs até o fim de 2025.