Em 1957, a Fiat apresentou ao mundo o seu pequeno grande automóvel: o Fiat 500, o veículo que se tornaria um símbolo da motorização em massa e um verdadeiro embaixador global da produção “Made in Italy”. Para celebrar a paixão e o amor mundial por este ícone, a Fiat lança a nova série especial de edição limitada “Collezione 1957″, uma edição de coleção de apenas 1.957 unidades. Este modelo de edição limitada está disponível para encomenda a partir de hoje em países europeus selecionadoss[1] e no Japão.
O Fiat 500 Collezione 1957 destaca-se pelo seu requintado design cabrio e pelas suas características exclusivas. O exterior deste modelo de edição limitada apresenta uma carroçaria bicolor em Branco Gelato e Verde Cor de Orvalho com capota Beige, acentuada pela nova linha Silver Beauty e pelas jantes de liga leve de 16″ White Diamond.
As capas dos retrovisores cromadas e a terceira luz com serigrafia 1957 prestam homenagem à herança do automóvel, fazendo a ponte entre 1957 e 2024. O interior é igualmente cativante, com bancos com acabamento em tom marfim com inserções em pele Frau e um logótipo distintivo “ONE OF 1957” em relevo, um painel frontal do tablier em madeira e uma placa numerada dedicada no túnel central.
Esta edição limitada exclusiva não se limita à estética, incorporando também detalhes cromados, luzes diurnas em LED, faróis de nevoeiro e um ecrã digital TFT de 7″ como equipamento de série. As opções de conetividade são elevadas com o MOPAR CONNECT, uma funcionalidade que garante segurança, monitorização e conveniência para os clientes. Equipado com um motor 1.0 Hybrid com 70 cavalos de potência, associado a uma transmissão manual, no mercado europeu, e com um motor de 1,2 litros com 69 cavalos de potência e um sistema MTA no mercado japonês, o Fiat 500 Collezione 1957 é uma celebração intemporal da perícia e da inovação automóvel.
Com mais de 3,2 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde 2007, incluindo mais de 2,7 milhões de unidades na Europa, o Fiat 500 foi sempre o líder europeu no segmento dos automóveis citadinos, em conjunto com o Fiat Panda: em 2023, foi o segundo automóvel citadino mais vendido na Europa, a seguir ao Panda, com 109 mil unidades vendidas e uma quota de mercado de 20%. Está no pódio do segmento A em nove países: 1º na Alemanha, Espanha, Áustria, Bélgica e Portugal – 2º em Itália e na Polónia – 3º em França e no Reino Unido.
Três gerações em 67 anos, começando com a primeira em 1957 – o Fiat 500 “original” – que se tornou um ícone da mobilidade italiana e da liberdade de movimentos. Em 2007, a segunda geração: o Fiat 500 evoluiu para um ícone de moda e elegância que levou o estilo italiano ao mundo; recebeu centenas de prémios internacionais incluindo o “Car of The Year” em 2008 e foi a estrela nas ruas de 80 países diferentes. E em 2020, com a terceira geração, o Fiat 500 voltou a revolucionar a mobilidade urbana em nome da sustentabilidade e da eletrificação, com a sua multiplicidade de inovações e tecnologias.