FIAT, Abarth e FIAT Professional marcam presença no Salão Automóvel de Bruxelas 2025

De 11 a 19 de janeiro, o Salão Automóvel de Bruxelas apresentará as mais recentes novidades de produto das marcas
Salão Automóvel de Bruxelas
Fiat Grande Panda. Foto: Fiat

A FIAT, a Abarth e a FIAT Professional participam na 101ª edição do Salão Automóvel de Bruxelas 2025 – a maior exposição automóvel da Bélgica para entusiastas e profissionais do automóvel – que decorre de 11 a 19 de janeiro de 2025 e apresenta as mais recentes inovações de produto.

A estrela do stand é o novo Fiat Grande Panda, em destaque após a sua apresentação a 11 de julho, durante as celebrações do 125º aniversário da FIAT em Turim. Além disso, em simultâneo com o salão automóvel, serão abertas as encomendas do novo modelo na Bélgica, na versão elétrica – prosseguindo a abertura de encomendas em França, Países Baixos, Alemanha, Portugal e Áustria – e, no primeiro país, na versão híbrida. O Grande Panda Hybrid será equipado com um motor turbo de 1,2 litros e 3 cilindros com uma potência máxima de 100 CV, um motor elétrico de 48 Volts e com uma transmissão eDCT. Estará disponível em três versões Pop, Icon e La Prima.

Para além disso, os visitantes poderão admirar o fascinante 500e Giorgio Armani, resultado da parceria entre Giorgio Armani e a FIAT. As duas marcas italianas de renome mundial – que já se associaram em 2020 com o lançamento de um 500e único – voltaram a unir forças para criar a derradeira personificação do design Made in Italy sobre quatro rodas.

Também em exposição estará o Pandina, o topo de gama do Panda com um motor Hybrid equipado com Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), concebidos para ajudar o condutor dentro e fora da cidade, o 600 Hybrid La Prima que oferece estilo, tecnologia e conforto para garantir uma experiência Dolce Vita italiana imersiva.

O segredo do seu desempenho reside na sinergia entre o motor de combustão de 3 cilindros e 1,2 litros que pode debitar até 100 cv, a bateria de iões de lítio de 48 volts e a nova transmissão eletrificada de dupla embraiagem de 6 velocidades que inclui o motor elétrico de 21 kW, o inversor e a unidade central de transmissão, proporcionando a melhor otimização em termos de configuração e uma experiência de condução elétrica fluida e real.

Dotado dos mais modernos dispositivos de segurança e assistência, oferece todas as vantagens associadas à mobilidade urbana e extraurbana com a Condução Assistida de Nível 2. A completar a família FIAT, não podia faltar o Topolino, o quadriciclo dedicado à mobilidade urbana sustentável e acessível, que graças à sua natureza elétrica e às suas dimensões ultracompactas (2,53 metros de comprimento) proporciona uma pegada de carbono e sonora reduzidas, respeitando a sustentabilidade dos centros urbanos.

O destaque vai também para o Abarth 600e Scorpionissima e para o Abarth 500e, dois modelos fascinantes que encarnam na perfeição os valores da paixão, da inovação e da audácia que distinguiram a marca nos seus primeiros 75 anos e que, certamente, marcarão o caminho para um futuro ainda mais entusiasmante. Nomeadamente, o Abarth 600e Scorpionissima de edição limitada, apresentado no Salão Automóvel de Bruxelas de 2025 na exclusiva cor Hypnotic Purple, é o Abarth mais potente de sempre com 280 CV e uma aceleração dos 0 aos 100 em 5,85 segundos.

Este modelo revolucionário é o resultado de um projeto exigente que envolveu não só os especialistas da Abarth, mas também a experiência dos engenheiros da Stellantis Motorsport. Juntos, desenvolveram uma plataforma BEV desportiva de vanguarda: a Perfo eCMP, onde se realiza a transferência tecnológica que dá origem ao novo modelo. A força deste potente veículo é também representada pelas importantes colaborações que a Abarth estabeleceu para realizar este projeto. Juntamente com os especialistas em competição Michelin, Sabelt, JTEKT Torsen e Alcon, a Abarth estudou e testou em muitas condições as soluções mais adequadas para obter a combinação perfeita para o Abarth mais potente de sempre.

A razão pela qual o novo modelo Abarth é o mais potente de sempre reside em alguns elementos essenciais no interior do automóvel. Entre estes componentes “escondidos”, o coração pulsante do veículo é o motor elétrico de 207 kW e 280 CV da própria Abarth, testado no banco de ensaios da FORMULA E com um simulador de pista real.  Além disso, para fornecer mais potência, este possante automóvel dispõe de 345 Nm de binário e pode atingir uma velocidade máxima limitada a 200 km/h com uma autonomia de bateria de até 334 km em ciclo combinado WLTP, de acordo com os pneus instalados.

O fascinante Abarth 500e, exposto para a ocasião num excitante Acid Green, destaca-se pelo seu design apelativo e formas arrojadas, mas suaves, tornando-o um veículo único e apelativo. Graças à sua arquitetura elétrica, à melhor distribuição do peso, ao excelente binário e à maior distância entre eixos, o Novo Abarth 500e é mais rápido e mais estimulante tanto em condução urbana como extraurbana, preservando a essência divertida do Abarth. O primeiro Abarth elétrico de sempre satisfaz as necessidades de performance de todos os clientes, oferecendo um estilo irreverente, corajoso, ousado e uma experiência de condução emocionante, graças também ao Sound Generator único, concebido para alcançar o som realista do Abarth que surpreende os entusiastas de todo o mundo.

Fiat Professional Ducato no Salão Automóvel de Bruxelas

Por último, está em exposição o Fiat Professional Ducato, posicionado na área dedicada à Stellantis Pro One, a Unidade de Negócios do Grupo dedicada aos veículos comerciais. O veículo em exposição é um furgão L2H2 com motor térmico de 140 cv e transmissão manual para permitir aos visitantes contemplar o modelo de grande sucesso, em produção contínua desde 1981 e vendido em mais de 80 países em todo o mundo. O novo Ducato mantém a melhor capacidade de carga da sua classe, até 17 m³, e uma carga útil de até 2 toneladas na versão Diesel, o que faz dele o veículo mais vendido no seu segmento.

Por último, o Ducato oferece uma eficiência superior em termos de espaço de carga, proporcionando mais 21 cm de capacidade para o mesmo comprimento exterior – em comparação com os seus concorrentes – o que significa menos espaço exterior e mais espaço interior para os negócios. Mesmo quando transporta as cargas mais pesadas, o Ducato assegura um conforto, precisão e comportamento excecionais em todas as condições de condução. O Ducato foi também nomeado dezasseis vezes consecutivas o melhor veículo base de campismo do ano, de acordo com a revista especializada Promobil, afirmando a sua liderança de 40 anos no setor e passando por constantes melhorias para manter a sua posição de topo.

 

Deixe um comentário