Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Ferrari Sp48 Unica: O Novo One-Off de Maranello

O SP48 Unica é um berlinetta esportivo de dois lugares com o mesmo V8 biturbo do F8 Tributo
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Fotos: Divulgação

A Ferrari SP48 Unica, o modelo mais recente da série única, foi apresentado hoje. O carro passa a fazer parte do grupo mais exclusivo de toda a linha de produção da empresa Maranello, ou seja, modelos únicos que são forjados e projetados de acordo com os desejos de um único cliente.

A SP48 Unica, criada no Ferrari Stile Center sob a direção de seu designer-chefe Flavio Manzoni, é uma berlinetta esportiva de dois lugares baseada na plataforma F8 Tributo. As suas linhas tensas e atitude agressiva tornam-no imediatamente reconhecível, graças também à sua fronte saliente. Para conseguir esse efeito, foi essencial o redesenho dos faróis e o consequente reposicionamento da entrada de ar dos freios.

Um dos pontos principais do projeto deste modelo único é o uso intensivo de técnicas de modelagem procedimental-paramétrica e prototipagem 3D (manufatura aditiva) que permitiu aos projetistas do Centro Stile Ferrari e aos engenheiros de Maranello redesenhar completamente a forma do grelha e as entradas de ar do motor. Este processo de produção de última geração criou a grade 3D perfeita, cheia de volume por toda parte, transmitindo uma sensação de continuidade cristalina e fluidez dinâmica.

As soluções gráficas processuais adotadas na carroceria interagem diretamente com as grades e impactam o design geral do SP48 Unica. Particularmente notável é a transição do preto para a cor da carroceria aplicada nas janelas, teto e capô. O forte efeito de viseira da dianteira é ainda mais acentuado pela redução da área da janela lateral e a eliminação da janela traseira, destacando a musculatura do SP48 Unica como se fosse esculpido a partir de um único bloco.

A planta mostra a seção central do teto, que contém uma representação gráfica das entradas de ar que se referem àquelas localizadas na parte traseira do compartimento do motor em fibra de carbono na frente do spoiler. E é precisamente de uma perspectiva elevada que se pode apreciar melhor a obra a nível estilístico que o SP48 Unica destila, revelando o jogo requintado de simetrias e continuidade sugeridas pelas linhas que compõem o seu design.

No SP48 Unica, o estudo termofluido-dinâmico foi preciso e refinado, garantindo o cumprimento das especificações térmicas e a obtenção de um novo ponto de equilíbrio aerodinâmico. As mudanças mais óbvias em relação ao F8 Tributo são as entradas de ar no para-choque dianteiro e sob o spoiler traseiro para resfriar o motor. Cada entrada tem uma grelha profunda cuja orientação é otimizada em cada seção para maximizar o fluxo de ar. A configuração do carro permite que uma entrada de ar dedicada à refrigeração dos intercoolers seja colocada logo atrás das janelas laterais, o que possibilitou reduzir o tamanho das saídas de ar nas laterais. A saliência traseira aumentada reduz a sucção da área do teto em benefício da carga traseira.

A personalização do interior, que mantém uma identidade técnica substancial com os do F8 Tributo, baseia-se na eliminação do vidro traseiro e numa intensa procura pela combinação de cores e estofos que melhor se adequem ao carácter fino, desportivo e agressivo. do SP48 Único. Um exemplo disso é o Alcantara® preto com perfurações a laser especialmente criadas que cobre a maioria dos assentos e da cabine, sob o qual pode ser visto o tecido vermelho iridescente a laranja na mesma cor da carroceria. O seu design é inspirado na forma hexagonal das grelhas e na pintura do tejadilho, conferindo ao automóvel um agradável efeito de continuidade entre interior e exterior. Entrando no SP48 Unica, as tampas polidas com o mesmo padrão hexagonal impresso a laser também chamam a atenção. A fibra de carbono fosca que embeleza o interior dá um toque altamente técnico à cabine, complementado pelos acabamentos Gunmetal Grey.

A única Ferrari SP48 Unica, criada para um cliente fiel do Cavalo Empinado que participou ativamente de todas as fases de sua criação, representa, portanto, uma reinterpretação ousada de uma berlinetta esportiva que aprimora seu espírito de competição e junto com sua vocação para a velocidade. O carro atinge o objetivo de transformar um modelo existente de forma original e eficaz, inspirando-se e ao mesmo tempo homenageando os valores centrais da marca, nomeadamente paixão e inovação.