A Ferrari Roma Spider, o último modelo a sair de Maranello, foi revelado hoje em um evento exclusivo realizado no Palácio El Badi, em Marrakech. Com seu desempenho e elegância intemporal, o carro reinterpreta em chave contemporânea o estilo italiano dos anos 50 e 60, caracterizado pelo requinte e joie de vivre. A grande novidade dessa Spider, que ecoa em suas proporções, volumes e tecnologia utilizada no bem-sucedido conceito V8 2+ já visto na Ferrari Roma, está no telhado de lona destacável, uma solução que 54 anos após sua gloriosa aparição no GTS4 1969 365 marca o retorno dessa solução à gama de motores médios da frente do Prancing Horse.
A interpretação moderna da capota dá ao carro um caráter forte graças às numerosas possibilidades de personalização oferecidas pelos tecidos refinados e a possibilidade de selecionar costuras contrastantes. Em termos de desempenho, destacam-se o curto tempo de abertura e fechamento do teto (13,5 segundos) e sua velocidade máxima (60 km/h), assim como seu pequeno tamanho, o que aumenta a capacidade da bagageira e, portanto, sua versatilidade. O novo e patenteado defletor de vento móvel é integrado ao encosto do banco traseiro e abre quando necessário com o apertar de um botão no túnel central. Isso garante um alto nível de conforto a bordo sem aumentar o tamanho do carro.
As excelentes características dinâmicas da Ferrari Roma também são confirmadas na Ferrari Roma Spider. O carro ostenta uma relação potência/peso líder da classe graças não só ao teto de tecido, mas também ao chassi todo em alumínio e seu V8 de 620 cv, parte da bem-sucedida família de motores que foi coroada com o prêmio “Motor Internacional do Ano” por quatro anos consecutivos. A caixa de câmbio DCT de 8 velocidades também garante excelentes níveis de conforto, eficiência mecânica e diversão com sua mudança de marcha esportiva
O Ferrari Roma Spider é fácil de empurrar até o limite, dinâmico e responsivo, tornando-o o companheiro perfeito para escapadas de fim de semana ou mesmo viagens mais longas acompanhadas pela trilha sonora do motor V8 da Ferrari. Uma série de características foi incluída para tornar esse carro super versátil, incluindo um compartimento de bagagem premium que inclui uma escotilha através dos bancos traseiros para o transporte de itens maiores, e conectividade sem fio como padrão via Wi-Fi Android Auto® e Apple CarPlay®. Sem esquecer de seus assentos ergonômicos, aquecidos e eletricamente ajustáveis com 18 ajustes de potência, disponíveis mediante solicitação, e neck warmer (aquecedor de pescoço).
Style
A Ferrari Roma Spider, desenhada pelo Centro Stile Ferrari sob a direção de Flavio Manzoni, visa levar o conceito da “Nova Dolce Vita” para além do contexto da cidade, num ambiente de elegância e despreocupação em plein air. O carro é uma Spider 2+ equipada com uma capota de tecido refinado, projetada para preservar e realçar as proporções da Ferrari Roma sem alterar sua silhueta elegante e fluida.
Para redesenhar o teto, que é bastante íngreme na traseira, foi necessário repensar a geometria da janela traseira. Na Ferrari Roma Spider, de fato, esse componente está integrado na estrutura do capô para sentar-se ao seu lado dentro da cobertura do tonneau, numa configuração de telhado aberto. O tema original do estilo foi interpretado como uma fachada cor de corpo que cruza a área da base da janela traseira, dividindo-a em duas seções. A seção inferior torna-se assim um spoiler de fibra de carbono ativa, cuja geometria praticamente se conecta à janela traseira e completa o desenho do telhado. Quando o telhado é retraído, o spoiler ativo é ligado opticamente à geometria do telhado e aos apoios de cabeça.
Em contraste com a lona típica comumente usada em muitos conversíveis no mercado, um novo tecido especial de alfaiataria foi adotado para o teto do Ferrari Roma Spider, tornando-o ainda mais refinado. Para esse fim, foram selecionados e desenvolvidos tecidos em combinações de cores que destacam as duas almas do carro. O acabamento em duas cores pode ser escolhido a partir de uma paleta de quatro tons, cuja trama realça a elegância e o refinamento de um terno feito sob medida. O tecido técnico opcional desenvolvido especificamente para esse carro empresta tanto esportividade quanto sofisticação, com um tecido inovador, extremamente iridescente em tons de vermelho, que realça a superfície tridimensional do telhado
Exterior
O exterior da Ferrari Roma Spider se caracteriza por uma abordagem estilística baseada na limpeza absoluta e na síntese de elementos. As proporções e volumes puros e elegantes estão na tradição das Ferraris de motores médios. No entanto, os projetistas do Centro Stile Ferrari lhe deram uma interpretação moderna, dando ao carro um estilo sofisticado e contemporâneo.
O capô frontal acentua a silhueta essencial da lateral, dando impulso à carroceria e dando-lhe uma imagem dinâmica. O frontal sóbrio e essencial é tratado como um monólito solidamente esculpido, com um volume cantilever que cria um efeito nariz de tubarão
Interior
Os designers aplicaram a mesma abordagem formal introduzida na Ferrari Roma ao interior da Ferrari Roma Spider. Foram criados dois espaços dedicados ao motorista e ao passageiro, uma evolução do conceito de duplo cockpit que tem profundas ligações com a Ferrari dos anos 70. Seu aspecto mais inovador é estender sua filosofia a todo o compartimento de passageiros, daí a visão de dois módulos envolvendo motorista e passageiro, integrando também os assentos traseiros.
O painel de controle da caixa de velocidades está centralizado em uma placa que lembra o seletor de marchas da Ferrari com seu motivo icônico da porta, que na Spider Roma da Ferrari está alojada na parte central do túnel, numa posição inclinada, para facilitar melhor alcance para o motorista e máxima visibilidade.
Motor
O motor do Ferrari Roma Spider faz parte da família V8, que ganhou o prêmio “International Engine of the Year” por quatro anos consecutivos e foi coroado “Melhor Motor dos últimos 20 anos” em 2018. O motor de 3855 cm3 fornece 620 cv a 7500 rpm, equivalente a 161 cv/litro, confirmando as excepcionais qualidades de potência e usabilidade alcançadas pelo motor da Ferrari Roma, capaz de fornecer 80% do torque disponível já em 1900 rpm